Maquinas interessantes

Divulgação de ferramentas, primeiras impressões, testes, ferramentas novas, curiosidades sobre ferramentas
fguido
Contato:

Maquinas interessantes

Mensagempor fguido » 11 Abr 2018 14:06

Um controlador de velocidade que pode ser usado em tupias e alguns templates para uso também em tupias com preços relativamente baratos, agora essa maquina (nem sei o nome) utilizada para fazer entalhes de letras em madeira tem um preço bem salgadinho, mas vale conhecer sua existência hehe, mas por esse preço eu optaria por comprar uma cnc de mesa
Anexos
IMG_2771.JPG
IMG_2771.JPG (228.56 KiB) Exibido 540 vezes
IMG_2772.JPG
IMG_2772.JPG (247.54 KiB) Exibido 540 vezes
IMG_2773.JPG
IMG_2773.JPG (211.46 KiB) Exibido 540 vezes
Editado pela última vez por fguido em 21 Abr 2018 08:23, em um total de 1 vez.
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
Pedro Fritsch

Re: Maquinas interessantes

Mensagempor Pedro Fritsch » 12 Abr 2018 06:42

Pelo que li a tempos atras, o controlador de velocidade baixa
a tensão do motor, com isso a força também diminui.

A cnc é interessante, de uso bastante restrito.
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 21 Abr 2018 08:27

Pedro Fritsch escreveu:Pelo que li a tempos atras, o controlador de velocidade baixa
a tensão do motor, com isso a força também diminui.

A cnc é interessante, de uso bastante restrito.

Pelo que está escrito o treco reduz a velocidade mas mantem o torque do motor, deve ser algum tipo de variador de frequência talvez o Paulo ou o Netuno que entendem mais de eletrônica saibam informar sobre o tema com mais precisão
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 22 Abr 2018 13:20

Eu tenho um desses controladores de velocidade, comprado ha anos por um preco quase irrisorio em uma das tantas promocoes que a MLCS regularmente oferece. Nao sei, nunca procurei saber qual tecnologia eletronica o equipamento implementa, mas posso asseverar que realmente a diminuicao de velocidade rotacional de maneira alguma acarreta diminuicao do torque.

O maior inconveniente do aparelho, e razao por que praticamente nao tem tido uso, e' que funciona apenas com motores universais (os de escova) e crus, querendo dizer, que nao tenham nenhum sistema eletronico embarcado. Se for com partida suave, se tiver regulagens, quaisquer regulagens eletronicas, o controlador nao funciona. Usei-o, e com sucesso, em uma tupia chinesa que so tinha chave liga/desliga; hoje uso-o exclusivamente em minha lixadeira de cinta Bosch cujo controlador de velocidade (no gatilho) foi pro pau e arranquei fora. Furadeiras/parafusadeiras com controle de velocidade e/ou inversao, o troco nao funciona. Tupias com regulagem, muito menos. Minha tupiazinha laminadora nao tem regulagem de velocidade, mas tem partida suave... entao tambem nao funciona.
fernandorosa

Mensagempor fernandorosa » 27 Abr 2018 21:00

Acordaram o velho professor de Maquinas Elétricas da Escola Técnica
Este assunto já foi amplamente debatido e explicado a anos atrás aqui ou no velho forun (a idade não me permite recordar épocas e datas )
Este tipo de controlador controla a velocidade de motores universais (motores de escovas)os quais tem a velocidade dependente da tensão sem afetar o torque.
Se observarem a "NOTE" que esta inserida no folder ela alerta para o tipo de motor sobre os quais o controlador atua
Espero ter ajudado Um fraternal abraço a todos
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 28 Abr 2018 07:11

fernandorosa escreveu:Acordaram o velho professor de Maquinas Elétricas da Escola Técnica
Este assunto já foi amplamente debatido e explicado a anos atrás aqui ou no velho forun (a idade não me permite recordar épocas e datas )
Este tipo de controlador controla a velocidade de motores universais (motores de escovas)os quais tem a velocidade dependente da tensão sem afetar o torque.
Se observarem a "NOTE" que esta inserida no folder ela alerta para o tipo de motor sobre os quais o controlador atua
Espero ter ajudado Um fraternal abraço a todos

Querido professor, suas observações como sempre de estimável e considerável valor, acho que mais esclarecido do que vc e o Paulo expuseram não tem como.

Aproveitando sua aparição (cada vez mais rara), tenho sentido saudades (e creio que muitos outros também) das postagens de suas canetas e afins.

Grande e fraterno abraço.
Martin Luther King Jr
fernandorosa

Mensagempor fernandorosa » 29 Abr 2018 07:58

Caro amigo Guido e demais companheiros do Madeira
Realmente a idade esta começando a pesar .Não tenho tido muita disposição para a Web
De saúde vou bem ainda faço Hidroginástica quatro vezes por semana
As canetas estão paradas ,com um estoque razoável (falta mercado)
Para fazer poeira ,vicio que não consigo largar, (e nem quero) ando fazendo umas intarcias
Aquele anjo do lado esq inferior é um presente para o meu primeiro bisneto que nasceu em Madrid
e a quem vou visitar o mes que vem
Um abraço a todos e o Guido de um beijo na Esterzinha
Anexos
intarcia comprimida_Easy-Resize.com.jpg
intarcia comprimida_Easy-Resize.com.jpg (296 KiB) Exibido 345 vezes
deziderio

Mensagempor deziderio » 03 Mai 2018 13:36

este redutor de velocidade utiliza um sistema eletrônico diferente dos dimmers ele usa um chip chamado mosfet que não provoca perda do torque , muito utilizado nas furadeiras makita, e outras

Voltar para “Máquinas, Ferramentas e Acessórios”