Velocidade boa para tornear

Para postar suas mensagens sobre giros.
Avatar do usuário
hudsoncr
Mensagens: 77
Registrado em: 15 Nov 2016 19:42
Localização: Taubaté - SP

Velocidade boa para tornear

Mensagempor hudsoncr » 27 Jan 2018 11:16

Bom dia,
Me arrisquei a iniciar um projeto de torno caseiro, e comprei uma polia para reduzir a velocidade, e pelos cálculos indo pelo diâmetro da mesma, iria ficar em torno de 1500 rpm. Está bom para começo, ou melhor deixar em torno de 1750 como li em alguns lugares?
Obrigado.
Hudson
Os Arteiros :character-jason:
Avatar do usuário
Davidcupim
Mensagens: 104
Registrado em: 19 Out 2017 22:03

Re: Velocidade boa para tornear

Mensagempor Davidcupim » 27 Jan 2018 12:22

Amigão na minha pouca experiência com os giros observei que tudo depende do diâmetro da peça a ser torneada, mas para que tenha idéia faço muitas peças aqui (canetas, cinzeiros, moedor de pimenta) uso velocidade de 800 rpm, mas se você ver alguns videos no youtube de pole-lathe (aqueles torno a pedal) a velocidade é bem inferior a isso e se consegue tornear razoavelmente. Mas é interessante que você compre uma polia escalonável (várias polias juntas) para que vc possa brincar com as velocidades e ver qual melhor se adequa ao seu trabalho.
ELCIO
Mensagens: 520
Registrado em: 29 Nov 2015 10:18

Re: Velocidade boa para tornear

Mensagempor ELCIO » 27 Jan 2018 22:48

Hudson: o que o Davi falou tem muito sentido. 1500 RPM é bem rápido. Se for uma peça de diâmetro pequeno (até uns 8cms) vai bem.
O grande problema do torno com alta rotação é o (des)balanceamento da peça. Imagine um tronco irregular com uns 15 cms de diâmetro. Colocar 1500 giros nessa peça, fatalmente causará uma vibração enorme e uma boa chance de um acidente (a peça se soltar).
Acho que nenhum torneiro experiente usaria 1500 giros com uma peça com mais de 20 cm de diâmetro
Além da polia escalonável, uma boa pedida (e acho que bem mais fácil de conseguir e barata) são aquelas polias com 3 sulcos.
Você regula a velocidade, soltando a correia e encaixando no sulco maior ou menor.
O meu Manrod (1236) tem polia escalonável e os giros vão de 600 a 2400. Mas eu acho que nunca passei das 1500/1800 RPM, nem com peças pequenas. Com essa velocidade, parece que a peça já começa a "assoviar".
Avatar do usuário
fguido
Mensagens: 3842
Registrado em: 12 Jun 2011 19:56
Localização: Rio das Ostras - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Velocidade boa para tornear

Mensagempor fguido » 28 Jan 2018 12:20

A primeira peça que tentei tornear foi um taco de beisebol naquela m. de multibancada da ferrari, como estava na velocidade maior(+/- 1500 rpm) e a peça que coloquei foi uma peça de 4x4 polegadas, quase tomei uma porrada séria, ela escapou e passou a um dedo do meu nariz indo bater no portão da garagem, quero dizer com isso que velocidade é um fator crítico nos tornos, quanto maior o diâmetro menor a velocidade, o ideal seria acoplar um variador de frequência que aí vc poderia regular a velocidade de acordo com sua necessidade sem precisar mudar a correia de posição, mas aí temo que o tempero fique mais caro que a sopa.
Olho por olho e o mundo acabará cego - Mahatma Gandhi
Avatar do usuário
hudsoncr
Mensagens: 77
Registrado em: 15 Nov 2016 19:42
Localização: Taubaté - SP

Re: Velocidade boa para tornear

Mensagempor hudsoncr » 28 Jan 2018 21:01

Entendi, e muito obrigado pelas dicas.
Tinha visto em alguns vídeos no youtube umas dicas de velocidade do torno, mas conversando com o pessoal experiente é outra coisa. Vou ver uma polia com três medidas mais para frente, e ir fazendo os testes.
Guido, umas das minhas primeiras coisas que quero tentar também é um taco de beisebol, e irei lembrar desse seu ocorrido para tomar cuidado.
Essa semana vou ver se passo na loja e comprar as cantoneiras para a base e trilho.
Hudson
Os Arteiros :character-jason:
Avatar do usuário
fguido
Mensagens: 3842
Registrado em: 12 Jun 2011 19:56
Localização: Rio das Ostras - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Velocidade boa para tornear

Mensagempor fguido » 29 Jan 2018 18:34

Um dos melhores tornos artesanais que conheço foi postado aqui pelo Dorms, acho q vc pode tirar algumas ideias,
viewtopic.php?f=37&t=241&start=20
Olho por olho e o mundo acabará cego - Mahatma Gandhi
Avatar do usuário
hudsoncr
Mensagens: 77
Registrado em: 15 Nov 2016 19:42
Localização: Taubaté - SP

Re: Velocidade boa para tornear

Mensagempor hudsoncr » 30 Jan 2018 09:45

fguido escreveu:Um dos melhores tornos artesanais que conheço foi postado aqui pelo Dorms, acho q vc pode tirar algumas ideias,
viewtopic.php?f=37&t=241&start=20


Realmente, o torno é excelente e vou pegar idéias mesmo. Só fazer nesse estilo que está bem além das minhas habilidades.
Agora, que oficina de dar inveja essa do link.
Hudson
Os Arteiros :character-jason:
Avatar do usuário
Adenilson
Mensagens: 1615
Registrado em: 27 Mai 2012 17:26
Localização: Tanabi - SP
Contato:

Re: Velocidade boa para tornear

Mensagempor Adenilson » 31 Jan 2018 15:46

algumas coisas ja foram ditas.. só algumas ideias...

1. a velocidade tem muita relação com o balanceamento da peça. Se vc for tornear uma peça balanceada pode aumentar o rpm se for desbalanceada vai comecar com bem pouco e ir aumentando.

eu tornei na grande maioria das em 1750 rpm. só baixo disso quando a peça é desbalanceada ou o diametro/comprimento é grande.

e uso até 3500 quando vou dar polimento na peça.
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br
ELCIO
Mensagens: 520
Registrado em: 29 Nov 2015 10:18

Re: Velocidade boa para tornear

Mensagempor ELCIO » 01 Fev 2018 11:59

Adenilson escreveu:algumas coisas ja foram ditas.. só algumas ideias...

e uso até 3500 quando vou dar polimento na peça.


:o Adenilson: o apressado!!!

Como eu disse, acho que nunca passeis dos 1800 RPM. Vou tentar colocar na rotação máxima, para ver se o polimento fica melhor.
Eu uso bastante cera de abelha para dar acabamento, principalmente em peças que vão ter contato com alimentos, ou por exemplo, um cabo de formão ou martelo.
Quando chega na velocidade que a cera já gruda na madeira e espalha na peça com a fricção/calor do pano, pra mim já está bom, não precisa de mais velocidade.
Mas vou tentar essa técnica (velocidade da luz) do mestre Adenilson. (se eu não voltar aqui para escrever nada, podem saber que o negócio "avoou" do torno). :angry-banghead:

Voltar para “Tornearia”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante