Dúvida de disco de serra

Divulgação de ferramentas, primeiras impressões, testes, ferramentas novas, curiosidades sobre ferramentas
hudsoncr

Dúvida de disco de serra

Mensagempor hudsoncr » 08 Jan 2018 17:29

Boa tarde.
Após um ano e pouco de uso e algumas madeiras começando a marcar de queimado, estamos (eu e pai) querendo comprar um disco de serra novo para nossa serra de bancada skil 3610.
Até onde vi, de 10 polegadas. Mas como ainda não entendemos muito sobre o assunto, precisava de dicas de um disco novo.
O principal uso é madeira maciça, quase sempre eucalipto, cedro, cambará, pinus, muiracatiara e às vezes garapeira. Raramente algo mais duro.
Poucas vezes cortamos MDF cru também e compensado, mdf com laminado quase nunca.
Quais seriam as melhores opções, CustoxBenefício ... rs... Ainda não precisamos de algo tão profissional.. .acho.
Vlw
Hudson
Os Arteiros :character-jason:
Pedro Fritsch

Re: Dúvida de disco de serra

Mensagempor Pedro Fritsch » 09 Jan 2018 07:11

Eu tenho uma bosch 36 dentes, a uns 10 anos, ótima para madeira.
Outras marcas como Freud, Leitz, também são boas.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 644335-_JM

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quifer-_JM

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quifer-_JM
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 11 Jan 2018 16:27

Hudson: em princípio, os discos de serra são mais caros quanto mais dentes possuem.
Como você pretende cortar quase que só madeira maciça, não precisa de discos com 80 ou 100 dentes.
Pra você, 36, 40 ou 48 dentes é mais do que suficiente.
Outra coisa: há algum tempo, minha serra também estava queimando bastante madeira. Pensei em comprar um disco novo e acabei mandando afiar. Acabaram os problemas. Fica a dica.
ESSANCHES

Mensagempor ESSANCHES » 11 Jan 2018 17:09

tenho um freud de 48 dentes. Corto tudo com ele, exceto MDF bi-laminado, mas acho que isso nunca cortei :lol:

Corta bem madeira maciça (cross e rip cut) e compensado. Quando esta afiado, deixa um acabamento maravilhoso, quando cego, queima a madeira mesmo.

[]s
Emerson

"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
hudsoncr

Mensagempor hudsoncr » 13 Jan 2018 19:03

ELCIO escreveu:Hudson: em princípio, os discos de serra são mais caros quanto mais dentes possuem.
Como você pretende cortar quase que só madeira maciça, não precisa de discos com 80 ou 100 dentes.
Pra você, 36, 40 ou 48 dentes é mais do que suficiente.
Outra coisa: há algum tempo, minha serra também estava queimando bastante madeira. Pensei em comprar um disco novo e acabei mandando afiar. Acabaram os problemas. Fica a dica.

Vlw a dica Elcio. Até estávamos cogitando de mandar mesmo afiar, mas acabei indo tirar um sarrafo de uma viga e acabei empenando o disco. Tive que trocar mesmo.
Hudson
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 13 Jan 2018 23:44

hudsoncr escreveu:Vlw a dica Elcio. Até estávamos cogitando de mandar mesmo afiar, mas acabei indo tirar um sarrafo de uma viga e acabei empenando o disco. Tive que trocar mesmo.

Que bruto, credo....
Mas explica melhor isso: como exatamente vc conseguiu entortar o disco?
Não consigo imaginar uma navalhada desse naipe para fazer isso no disco.
hudsoncr

Mensagempor hudsoncr » 15 Jan 2018 20:50

ELCIO escreveu:
hudsoncr escreveu:Vlw a dica Elcio. Até estávamos cogitando de mandar mesmo afiar, mas acabei indo tirar um sarrafo de uma viga e acabei empenando o disco. Tive que trocar mesmo.

Que bruto, credo....
Mas explica melhor isso: como exatamente vc conseguiu entortar o disco?
Não consigo imaginar uma navalhada desse naipe para fazer isso no disco.

rsrs ... Ainda bem que não danificou outra parte no equipamento, isso sim. Ao posicionar a viga e ir empurrando para fatiar, eu acabei empurrando para o lado a parte que estava longe ainda da serra.
A serra de bancada da skil é pequena, e quase um metro e meio de viga estava no ar, sendo guiada por mim. Ao invés de apoiar em uma guia mais longa e usar uma mesa auxiliar.
Acabamos pegando uma serra da irwin de 48 dentes. Prejudica a serra cortar mdf bi-laminado? (não é habitual, mas estava pensando em fazer uns nichos pequenos)
Hudson
ESSANCHES

Mensagempor ESSANCHES » 15 Jan 2018 21:03

hudsoncr escreveu:
Acabamos pegando uma serra da irwin de 48 dentes. Prejudica a serra cortar mdf bi-laminado? (não é habitual, mas estava pensando em fazer uns nichos pequenos)

Dando meu pitaco, acredito que cortar MDF com uma serra para madeira não prejudique em nada a serra, mas o corte não ficará bom, deve fazer "dentinhos" ao longo do corte no laminado. Por outro lado, cortar madeira maciça com disco de serra pra MDF prejudica a serra sim. Prejudica no sentido da serra perder o fio e deixar de fazer um corte limpo no MDF, mas nada que uma Afiação posterior não resolva.....

[] s
Emerson

"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
msmith1701
Contato:

Mensagempor msmith1701 » 15 Jan 2018 21:36

Tem uma serra da freud de 24 dentes, LU1E0100, https://youtu.be/VuPJoixToBM que é ótimo pra madeiras maciças.

Agora dependendo do tipo de afiação do disco de MDF, cortar maciça pode quebras as pontas dos dentes e aí afiação nenhuma vai dar jeito.
"Quando ficar ofendido dá poder às pessoas, elas ficam ofendidas mais facilmente." - John Stossel
Remember, just because you're offended, doesn't mean you're right. -Ricky Gervais
ESSANCHES

Mensagempor ESSANCHES » 15 Jan 2018 21:48

Opa, vivendo e aprendendo...... Valeu Maurício.... :grin: :grin:
Emerson

Voltar para “Máquinas, Ferramentas e Acessórios”