Forja a gás - Tutorial

Para postagens relativas a metalurgia, fundicao, cutelaria, serralharia, tudo afeito `a lide com metais, relacionada ou nao com madeiras...
vidor

Forja a gás - Tutorial

Mensagempor vidor » 22 Jan 2014 08:50

Buenas, querm usa ferramentas, em sua grande maioria sempre fabrica alguma coisa, um formão, uma faca de plaina, um ponteiro, etc... Principalmente os novatos, estão sempre repletos de duvidas, portanto vou mostrar a construção da minha forja, passo a passo, com baixo custo, materiais reciclados em sua maioria e de fácil construção.

Para quem tem pouca intimidade, as forjas podem funcionar a Gás, a carvão ou ainda por indução. Muitos utilizam a carvão principalmente no nordeste por ainda haver carvão abundante e barato, mas particularmente não gosto, faz fumação, fuligem, cinza, enfim uma sujeira danada e de pouca aceitação pelas mulheres. Ja no Gás, pode ser acomodada em qualquer cantinho, não produz sujeira nenhuma.

Utilizei cilindo de 20cm de diametro com 40cm de comprimento, mandei cortar no ferro velho e já aproveitei para cortar com plasma o buraco do queimador com 6cm de diametro. Nesta fase do projeto, gastei R$ 10,00 (cilindro, furo e um pedaço de cano que servirá de guia para o queimador.

Obs: Comprimento do cilindro: 40cm, diametro de 20cm, chapa de 3mm.

Imagem

Na metade do tubo, foi aberto o furo por onde entrará o queimador, na foto abaixo ja aparece soldado o pedacinho de tubo que servirá para prender o queimador, o furo interno deste pedacinho de tubo é de 2".

Imagem

Mais uma foto com detalhe do tubo soldado com parafuso para prender o queimador:
Imagem

Bem, o corpo principal esta pronto, agora vem o tubo mistura/queima, comprado em loja que revende perfilados metálicos, é encontrado já curvado, com 2" de diametro e 30cm de cada perna, é só pedir curva para corrimão.
Imagem

Em uma das pontas, soldei um pedaço do mesmo tubo para aumentar a distância da forja, diminuindo assim o aquecimento do mesmo e possibilitando a entrada do ar forçado.
Imagem

Fica assim após a construção do corpo e queimador, a curva e os pedaços de cano me custaram mais R$ 17,00
Imagem

Na próxima sequencia, mostrarei a construção e montagem do queimador e injeção do gás.
Geferson

Re: Forja a gás - Tutorial

Mensagempor Geferson » 22 Jan 2014 21:28

Opa puxei a cadeira aqui... :handgestures-thumbupleft:
gilson
Contato:

Mensagempor gilson » 22 Jan 2014 22:45

já peguei o banquinho e encostei no balcão pra mor de apreciar a construção da criança

abraços
MEU ALBUM DE FOTOS:https://picasaweb.google.com/home
vidor

Mensagempor vidor » 23 Jan 2014 08:21

Seguindo, agora temos o cilindro pronto, o tubo de mistura dos gás/queimador prontos, vamos as Tampas da Forja.

Nesta sequencia será mostrada a montagem das tampas dianteira e traseira, notar que ainda não foram feitas as portas.

Chapa de aço de 3mm 25xm x 30cm, onde será acomodado o cilindo, sem soldas, apenas com tirantes de 3/8" rosqueados com porcas, a finalidade é ter praticidade na hora de desmontar e substituir a manta refratária, uma vez que a mesma se degrada, principalmente se forjar aço damasco, o fluxo derrete a manta.

Imagem

Colocando o cilindro sobre a chapa, passamos um pincel para demarcar o diametro e em seguida faz-se os furos por onde passarão os tirantes, de modo que o cilindro fique justo dentro da armação.
Imagem

Aqui presa, teste perfeito.
Imagem

Outro ângulo, observar a limpeza da bancada :grin: :grin: :grin:
Imagem

No próximo capitulo, (igual novela da globo, :grin: :grin: ) mostrarei a instalação do maçarico, e detalhes do queimador, conforme foto
Imagem
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 23 Jan 2014 13:54

À muito eu acompanho tutoriais como esse e lamentavelmente a minha não deu certo, depois de muitas tentativas acabei desistindo e voltando para a minha antiga forja a carvao, nao consegui descobrir o porque, mas a eficiencia da minha deixava muito a desejar, demorava muito para aquecer, troquei muitos emails, fotos e conselhos daqui e de fora, mas a minha simplesmente se recusava a aquecer com eficiencia. Mas estou acompanhando a sua com curiosidade, vai que no futuro eu tente novamente. E obrigado por compartilhar.
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente - Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
vidor

Mensagempor vidor » 23 Jan 2014 16:54

Guido, em 90% das vezes, o erro é na mistura ar forçado x gás na camara de pré combustão, essa daí no teste inaugural derreteu uma lima (aço 1095), já fiz aço damasco com caldeamento perfeito. Amanhã segeu o próximo capitulo.
vidor

Mensagempor vidor » 23 Jan 2014 17:53

Buenas, sobrou um tempinho, vamos a sessão do queimador.

O queimador, consiste na compra de um maçarico "pela porco", muito utilizado em instalações rurais para desinfecção, encontra em qualquer loja de ferragem ou casas agricolas, custo médio R$ 25,00.

segue foto de 2 modelos:
Imagem

Imagem

Deve-se desparafusar a haste do maçarico, ficando apenas com a mangueira e registro, na ponta do qual haverá um gicle de saída do gás, olha o bicho desmontado.
Imagem

Agora, lembram do cano curvo que fizemos lá no inicio, nele, soldamos uma porca, cuja rosca é a mesma da ponta do maçarico, o espaço minimo da ponta do cano até a solda da porca DEVERA SER ENTRE 12 E 15 CM.
NÃO ESQUECER DE FURAR O CANO ANTES DE SOLDAR A PORCA.
Imagem

Imagem

Agora vem o QUEIMADOR, uma aruela de 2", já vem com o furo central, ao redor fiz alguns buracos com broca de 8mm e soldei na ponta do cano.
Imagem

Imagem

Agora é encaixar o cano no tubo da forja, e acoplar o bico do maçarico.
Imagem

Imagem

Aí esta o conjunto cano, forja, queimador prontos.
Imagem

Agora, é acoplar uma mangueira corrugada de 2" interna ao soprador, no meu caso utilizei um soprador Profield, adquirido aqui ao lado no Paraguay, custa US 25,00, tem 8 velocidades, mas para quem não possui um soprador serve o SECADOR DE CABELO da patroa, aconselho a utilização escondida, via de regra isso costuma dar separação, algum olho roxo, e até mortes. :grin: :grin: :grin:
Imagem

Na próxima etapa, faremos a instalçao da manta refratária, a abertura das portas e estará pronta nossa forja.
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 23 Jan 2014 18:28

Vidor, eu poderia até dizer que a minha foi uma cópia da sua, apenas usei compressor no lugar do soprador de ar, vou procurar as fotos e mostro pra vc me dar sua opinião técnica.
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente - Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
gilson
Contato:

Mensagempor gilson » 23 Jan 2014 23:59

ta muito bom acompanhar este tutorial
Valeu a pena pegar o banquinho acompanhado de uma nortenha gelada pra acompanhar com gosto o desenvolvimento da criança

to me coçando horrores pra montar uma dessas, olha o divorcio rondando ai gente, kkkk

(a patroa tava do meu lado quando comecei a olhar o tutorial e foi categorica, se montar uma dessa pode procurar outra casa)

mas calma que é so brincadeira, depois convenço ela do contrario, hehe
MEU ALBUM DE FOTOS:https://picasaweb.google.com/home
vidor

Mensagempor vidor » 24 Jan 2014 09:38

Bom dia povo da Madeira, seguindo:

A Etapa final é a colocação da manta refratária, utilizei com uma polegada (1") de expessura, duas camadas o que resulta em uma forração de 5cm e camâra de aquecimento com 10cm de diâmetro.

Deve-se cortar a manta (Corta facilmente com faca) na medida de 30cm de largura, lembrando que nosso cilindro tem 40cm totais, ou seja, fica uma borda de cada lado sem a manta nesta fase.

Imagem

Imagem

Não tenho a foto para mostrar, mas depois de instalada a manta, coloca-se o tubo no chão, pega uma tabua de 10cm de largura e passa por dentro do buraco da forja e é só pisar em ambos os lados que a tabua moldará a manta, criando um "berço", local este onde serão colocados TIJOLOS REFRATÁRIOS COM 1" DE EXPESSURA, servirá de piso onde os metais serão depositados, caso contrário, haverá um estrago na manta cada vez que colocar e retirar um objeto.

Após a criação do berço e colocação dos tijolos, teremos de forma definitiva a altura entre a borda do tubo e o tijolo colocado, aí é só passar essa medida na tampa e cortar a portinhola por onde utilizaremos a forja, ou seja a parte inferior da portinha deverá ficar alinhada com o piso da forja.

hora de fazer as tampas, corta-se 4 rodelas de manta refratária com diâmetro de 20cm (a mesma do tubo da forja), e coloca-se no cilindro, duas de cada lado.

MEDIDA DAS PORTINHOLAS: 4CM DE LARGURA POR 8CM DE ALTURA, é mais do que o suficiente, acima disso gera uma perda muito grande de calor.
Imagem

Imagem

Porta dos fundos:
Muitos a consideram totalmente desnecessária, serve apenas para PERDA DE CALOR, mas existem momentos em que forjamos algo mais comprido ou mesmo queremos retorcer um vergalhão na metade, logo, precisaremos passar o metal entre as portas.
A Solução foi uma portinhola abre/fecha, só a deixo aberta quando forjo acima de 50cm caso contrário não precisa abrir.

Olha ela fechada, mesmo tirante e um pedaço de mola automotiva.
Imagem

Nesta aberta para uso.
Imagem

Para finalizar, coloquei um apoio frontal para peças mais longas.
Imagem

Agora é só pintar para deixar bonita, olha o teste:
Inicio do forjamento
Imagem

Tomando forma.
Imagem

A lima transformada em faca.
Imagem

Espero ter ajudado, e se alguém tiver qualquer duvida basta entrar em contato.

Manta Refratária: Pode ser adquirida na Refisul em Ctba (www.refisul.com.br) ou mesmo na net tem para vender, observar que deverá resisitr até 1200 graus.

Voltar para “Trabalho com metais”