Madeira para fabricação de Atabaque e medidas

Essa pasta é para postagens referentes a dados técnicos da imensa gama de tipos de madeiras, fotos e assuntos afins.
chumbola
Contato:

Madeira para fabricação de Atabaque e medidas

Mensagempor chumbola » 11 Abr 2012 20:43

Olá pessoal, sou novato nesta área, mas tenho interesse em fabricar Atabaques para uso pessoal e futuras vendas, também me interesso em bancos e outros afins para o lar, tenho dúvidas quanto ao tipo de madeira mais indicado e se a prancha de pinus serve, se tem como deixar ela lisa, pois pelo que eu encontrei por aí ela é bem "fibrosa" e "fiapenta" (não sei se os termos são esses), gostaria de saber também sobre a espessura, largura e o comprimento que eu posso usar no processo, pois vou encurvar a madeira em uma espécie de bojo. Quero fazer atabaques de 60 cm, 80cm, 100 cm, e 120 cm.
Obrigado ;)
:chores-chopwood:
Raul Carvalho Junior
Técnico em Informática
PCA - Programa para a Criança e o Adolescente
Araxá - MG
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
paulobro
Contato:

Re: Madeira para fabricação de Atabaque e medidas

Mensagempor paulobro » 12 Abr 2012 06:33

Ola, Raul. Bem-vindo ao forum.

Pinus nao e' a madeira mais indicada para nada — exceto talvez para pallets e como materia-prima para MDF, hehe. Mas serve para quase tudo. Sua grande qualidade e' ser facil de encontrar e muito barata em comparacao com outras essencias. Os problemas sao inumeros.

Como normalmente nao esta adequadamente seca nas madeireiras, tende a 'trabalhar': empena, entorta, racha. E' leve, pouco densa e estruturalmente fraca; qualquer coisa, ate uma unha, marca sua superficie, e nao resiste bem a pressoes, e' muito fragil, quebradica. Muito porosa, demanda atencao especial para obter-se um acabamento aceitavel. Embora macia, tende a embotar as ferramentas de corte devido ao seu alto teor de resina. Muito porosa, 'chupa' a cola das emendas, enfraquecendo as colagens. Resumindo, costuma dar mais trabalho do que outros lenhos para se lidar, demanda certas estrategias, mas se atendidas suas peculiaridades pode ser utilizada para fazer praticamente qualquer coisa — embora usualmente com qualidade menor.

De lutherie nao sei nada, nada posso dizer quanto a usar pinus para fazer atabaques.
Bancos, com certeza pode-se fazer de pinus. O melhor seria utilizar, bem secas, pranchas grossas, de 5 cm de espessura, e o projeto construtivo devera ser um pouco mais reforcado do que o recomendado para madeiras mais rijas.

E' o que, em linhas gerais, me ocorre...
chumbola
Contato:

Mensagempor chumbola » 16 Abr 2012 12:49

Muito obrigado paulobro pelo esclarecimento, mas você tem alguma sugestão? Vc conhece perobinha? como não levará prego será que pode ser de peróba mesmo??? :?:
Raul Carvalho Junior
Técnico em Informática
Araxá - MG
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 17 Abr 2012 03:21

Meu conhecimento de madeiras e' pouco e, como disse, o de lutherie e' nenhum; nao tenho base para qualquer sugestao minimamente fundamentada, Raul. Mas imagino em tempo o Lucio ou mais alguem familiarizado com a area podera ajuda-lo.

Uma outra hipotese e' experimentar, hehehe...
chumbola
Contato:

Mensagempor chumbola » 19 Abr 2012 15:21

Muito obrigado!
Raul Carvalho Junior
Técnico em Informática
Araxá - MG

Voltar para “Tipos de Madeira”