Verniz Cetol em Deck

Para discussào de temas relacionados a técnicas e produtos para acabamento de madeiras
cosme
Contato:

Verniz Cetol em Deck

Mensagempor cosme » 03 Dez 2017 21:56

Infelizmente as fotografias foram tiradas usando celular. :(

Deck lixado
Imagem

Primeira tentativa usando somente uma roto orbital de 5" e lixa 40. Fica muito bom porém é extremamente lento e a lixa deixa de funcionar rapidamente. O deck é em Cumaru e a lixa da marca Klingspor. Duas coisas:
1) Fiquei com uma forte impressão que esta madeira é o capeta para se lixar. Por que? Bom, isso me lembra quando trabalhei com Ipê Champagne de modo desplugado. Ao menos era o nome da madeira em nota fiscal após sair para comprar Ipê. Na época relatei aqui(se não me falha a memória) que o acabamento na plaina com grau elevado de inclinação da lâmina era fantástico, para falar a verdade nunca vi nada parecido até hoje. Uma superfície altamente espelhada, creio que em parte pela quantidade de resina da madeira, não sei. A belezura custava caro: pouquíssimas passadas numa lâmina afiada no estilo Gilete. Era ridículo. Sim, a mesma lâmina, com o mesmo processo de afiação, durava uma eternidade em uma Peroba Mica. Talvez, digo talvez, o Cumaru tenha o "mesmo problema". Se isto ocorre com lâminas... Por que não com lixas? Ontem o Paulo comentou comigo que Cumaru é o mesmo que "ipe-champanha", bueno, talvez eu esteja, para ironia do destino, diante da mesma besta, hehe.

Muito curioso também que a mesma lixa ao ser levada para o assoalho em Peroba Mica "voltava a funcionar" :confusion-waiting:

2) Deixei de lado a roto orbital e peguei uma lixadeira de cinta potente. Hum... Infelizmente não foi uma boa idéia para o deck. A ligeira concavidade ocasionada pelo tempo não deixa a máquina funcionar muito bem, eu precisava ficar inclinando a lixadeira e tive o mesmo problema com a "durabilidade" das lixas.

Alguém tem alguma boa indicação de máquina para lixar deck?

Talvez uma lixadeira angular entregue mais eficiência? :think:

Primeira demão
Imagem
Imagem

Primeira experiência com verniz, hehe.
Acabei deixando o meu amado Tungue de lado por conta da ausência do filtro solar. Se fiz bem o não... o tempo dirá. Só sei que me dá um desânimo em pensar que terei que lixar tudo novamente daqui um par de anos. Talvez o Tungue entre em ação na próxima :grin:

O verniz é antiderrapante e a idéia era ter uma superfície rugosa, o que facilita bastante no processo de acabamento.

:obscene-drinkingcheers:
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
leaobda

Re: Verniz Cetol em Deck

Mensagempor leaobda » 03 Dez 2017 22:45

Em decks, você pode sempre dar um banho de Ácido Oxálico antes de entrar na lixa, pra poder remover as manchas do tempo. Funciona que é uma beleza.
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 03 Dez 2017 23:13

Cosme já lixei com uma orbital maior da makita e o resultado foi mais rápido, porém também sofri com a durabilidade da lixa, vc poderia pensar em alugar uma lixadeira industrial daquelas que os caras usam para sintecar assoalhos, elas funcionam com lixa de rolo que vc corta e prende no lugar.

Mas para os meus olhos o deck já está bom assim mesmo.

Agora com verniz se prepara para as manutenções.

p.s. estou curioso para ver mais fotos da casa, eu sei que cada pedacinho é uma conquista e dá um orgulho danado mostrar e saber que tem o teu suor ali
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 03 Dez 2017 23:19

leaobda escreveu:Em decks, você pode sempre dar um banho de Ácido Oxálico antes de entrar na lixa, pra poder remover as manchas do tempo. Funciona que é uma beleza.

:shock: obrigado pela dica!
Pelo visto é também chamado de sal azedo. Encontrei um PDF da GIF explicando como usar, que pena saber após a primeira demão, fica para a próxima!

-- Frank Klausz
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 04 Dez 2017 07:15

fguido escreveu:Cosme já lixei com uma orbital maior da makita e o resultado foi mais rápido

Hum :think:
Uma de 7"custava 3x mais. Dado o fluxo de saída de dinheiro com a obra resolvi ficar com a de 5".
Para o futuro fico me perguntando se seria melhor uma roto de 7" ou uma angular.

fguido escreveu: (...) porém também sofri com a durabilidade da lixa, vc poderia pensar em alugar uma lixadeira industrial daquelas que os caras usam para sintecar assoalhos, elas funcionam com lixa de rolo que vc corta e prende no lugar.

Cheguei a pensar nisso mas não procurei se tem alguém na minha região.
Confesso que para o deck não sei se iria funcionar bem porque ele empena mais que um assoalho. Não é aquele empeno lá muito visível mas é o suficiente para a lixa ter contato somente com as bordas, e desbastar Cumaru realmente não parece tarefa fácil.

fguido escreveu:Mas para os meus olhos o deck já está bom assim mesmo.

Beleza, valeu pela opinião. :)

fguido escreveu:Agora com verniz se prepara para as manutenções.

:?

-- Frank Klausz
Roger Luiz

Mensagempor Roger Luiz » 04 Dez 2017 10:36

Parabéns, o trabalho ficou muito bom! O lugar, pela foto, ajuda e muito!
"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 04 Dez 2017 20:46

Roger Luiz escreveu:Parabéns, o trabalho ficou muito bom! O lugar, pela foto, ajuda e muito!

Obrigado Roger, a ideia não era encanar muito e proteger o deck o quanto antes :)

-- Frank Klausz
leaobda

Mensagempor leaobda » 04 Dez 2017 22:43

cosme escreveu:
leaobda escreveu:Em decks, você pode sempre dar um banho de Ácido Oxálico antes de entrar na lixa, pra poder remover as manchas do tempo. Funciona que é uma beleza.

:shock: obrigado pela dica!
Pelo visto é também chamado de sal azedo. Encontrei um PDF da GIF explicando como usar, que pena saber após a primeira demão, fica para a próxima!

Sim, também é chamado de Sal Azedo, esqueci de citar o nome do dito. Aqui no ES foi um pouco dificil de encontrar, mas achei em uma loja de artigos náuticos que vendia como Restaurador de Teka e também encontrei uma loja de produtos químicos que vendia no KG. É verdade, na GIF vende também, acho que na madelaminas ou na soluthier também voce deve encontrar.

Pena que já aplicou uma demão. Acho esse produto incrível pra restaurar madeiras que tiveram no tempo, principalmente para manchas de sol e de água.

PS: Tava com saudade das suas postagens. Você andou sumido nos últimos tempos. :grin:
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 05 Dez 2017 07:57

leaobda escreveu:Sim, também é chamado de Sal Azedo, esqueci de citar o nome do dito. Aqui no ES foi um pouco dificil de encontrar, mas achei em uma loja de artigos náuticos que vendia como Restaurador de Teka e também encontrei uma loja de produtos químicos que vendia no KG. É verdade, na GIF vende também, acho que na madelaminas ou na soluthier também voce deve encontrar.

Poxa, valeu demais pelas dicas. Enriqueceu muito o tópico.

leaobda escreveu:Pena que já aplicou uma demão. Acho esse produto incrível pra restaurar madeiras que tiveram no tempo, principalmente para manchas de sol e de água.

Pois é, mas terei que lixar o deck no futuro para manutenção. Será uma ótima oportunidade de usar.

leaobda escreveu:PS: Tava com saudade das suas postagens. Você andou sumido nos últimos tempos. :grin:

Deve fazer ~1 ano de ausência. A crise que assolou o país trouxe mudanças, mas agora é possível ver o céu de almirante no horizonte. :)

-- Frank Klausz
Milton Martins

Mensagempor Milton Martins » 05 Dez 2017 12:26

Andei notando sua falta, fez falta!

A primeira demão determinou né.

Você chegou a avaliar o uso do Stain?

Abraço, bom te rever por aqui

Voltar para “Acabamentos”