Cera após Danish Oil - Tempo

Para discussào de temas relacionados a técnicas e produtos para acabamento de madeiras
leaobda

Cera após Danish Oil - Tempo

Mensagempor leaobda » 23 Ago 2017 19:03

Pessoal, estou com uma dúvida de acabamento.

Quanto tempo em média depois de aplicado a última demão de Danish Oil eu posso começar a aplicação de Cera? Estou com receio de interferir no acabamento anterior.

O Danish Oil que apliquei é 1/3 Óleo de Tungue Polimerizado, 1/3 Verniz Marimitmo Sayerlack Brilhante e 1/3 Terebintina de Pinho.
A cera é uma mistura de Carnaúba, Parafina e Solvente.

Att,

Breno
Rmon
Contato:

Re: Cera após Danish Oil - Tempo

Mensagempor Rmon » 25 Ago 2017 08:50

Breno,
Depois que aplico o óleo de tungue ,e retiro o excesso, aplico a cera assim que o óleo esta livre de toque.
Uso este parâmetro,livre de toque, porque as variações como temperatura e umidade alteram a polimerização.
Espero ter ajudado e boa sorte na empreitada!!
Rmon.
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 25 Ago 2017 11:07

leaobda escreveu:
Quanto tempo em média depois de aplicado a última demão de Danish Oil eu posso começar a aplicação de Cera? Estou com receio de interferir no acabamento anterior.

Cara, posso estar muito errado, mas acho que depois do Danish Oil, não se usa nada (embora eu tenha vista que outro colega - acima - já fez isso).

Aliás, acho que nunca se deve usar cera em cima de qualquer tipo de óleo (mas repito, eu acho).
ESSANCHES

Mensagempor ESSANCHES » 25 Ago 2017 16:28

ELCIO escreveu:Aliás, acho que nunca se deve usar cera em cima de qualquer tipo de óleo (mas repito, eu acho).

Elucide Elcio............elucide......... :lol:
Emerson

"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
Formaggio

Mensagempor Formaggio » 25 Ago 2017 16:39

Prezado Leaobda,
1/3 Óleo de Tungue Polimerizado, 1/3 Verniz Marimitmo Sayerlack Brilhante e 1/3 Terebintina de Pinho
Posso te dizer o seguinte: o óleo de tungue se polimeriza ou seja forma uma película, o verniz tem em sua composição óleos, catalizadores de polimerização (acelera a polimerização dos componentes) agente de brilho e protetor solar, a terebentina é um solvente usado em vernizes e tintas, portanto eu não vejo porque desta mistura. O óleo de tungue é utilizado porque tem uma polimerização mais rápida que o óleo de linhaça, mas se é para usar o verniz basta ele que já tem tudo, aplica uma demão diluída e outra mais concentrada.
O desenvolvimento dos vernizes foi feito para substituir com mais vantagens os óleos vegetais, alto brilho, resistência ao tempo, etc. mas se o seu caso for para retornar as técnicas antigas ou utiliza óleo ou cera.
De qualquer forma vamos aguardar as diversas opiniões dos nossos colegas, este é o meu modo de ver.

Abraços
p.s.
Somente para animar as discussões vejam este artigo:
A Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI, 2011), em suas
diversas publicações, define as tintas e vernizes como uma preparação, geralmente na forma
líquida, cuja finalidade é a de revestir uma dada superfície ou substrato para conferir beleza e
proteção. Quando essa tinta não contém pigmentos, ela é chamada de verniz. Por ter
pigmentos, a tinta cobre o substrato, enquanto o verniz deixa transparente. Por conta da
característica de transparência dos vernizes, sua qualidade e aspecto final devem ser bastante
elevados, visto que este tipo de produto – o verniz – deixa o substrato à mostra sendo então
necessária uma boa aderência ao substrato e elevada resistência físico-química ao
intemperismo e abrasões (ABRAFATI, 2011).
“Construímos mais muros do que pontes” Issac Newton
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 25 Ago 2017 19:59

ESSANCHES escreveu:
ELCIO escreveu:Aliás, acho que nunca se deve usar cera em cima de qualquer tipo de óleo (mas repito, eu acho).

Elucide Elcio............elucide......... :lol:

Cara (que é primo do elucide), não sei explicar.
Mas já que achar é livre, o que eu comentei é que (eu acho) que a cera não terá a melhor adesão, se aplicado primeiro algum tipo de óleo.
Poderia até dar mais brilho, mas provavelmente, sairá com muita facilidade (óleo é óleo, é viscoso e liso).

Quanto à praticidade, o Formaggio já comentou. Nosso colega estaria usando dois produtos (ou mais), para a mesma finalidade. Ou seja, aparentemente, sem necessidade.

PS: por favor, se for bobagem, sejam educados.
ESSANCHES

Mensagempor ESSANCHES » 25 Ago 2017 20:08

Elucidado...... :lol: :lol: :lol:
Emerson

"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
leaobda

Mensagempor leaobda » 25 Ago 2017 21:21

Bom gente, me explicando então.

Essa receita de Danish Oil é bem famosa por aí. O pedro neptuno até passou uma certa vez, mas as proporções eram um pouco diferentes e usava verniz copal e secante de cobalto.

No final das contas, na minha opinião o Danish Oil nada mais é do que um verniz a óleo e com mais solvente, o que deixa ele mais fino e mais fácil de aplicar, porque é bem a prova de erros. Também o óleo penetra e realça bastante os veios da madeira, coisa que não consigo só com o verniz puro. Sem contar que a dinâmica de aplicação do Danish Oil é completamente diferente do Verniz e os resultados, na minha opinião, também são. E, finalmente, usando essa mistura, economizo um pouco no acabamento, pois o óleo puro é bem mais caro que o verniz.

Sobre a cera, nunca tive problema de usar ela sobre nenhum acabamento, inclusive de Danish Oil, Verniz Puro, Óleo puro, Stain, Seladora, etc. O problema é quando se tentar colocar algo sobre a cera - não dá certo de jeito nenhum. No caso, estou usando pois preciso do toque sedoso e do brilho da cera para finalizar o projeto, mas não usei ela sozinha porque também preciso de um pouco da proteção e da profundidade que o Danish Oil oferece.

Qualquer discussão sobre o assunto sempre é vantajosa e aprendemos algo, mas minha real dúvida é quanto ao tempo que se deve esperar de aplicação entre um e outro.

Abraços.
Devanil

Mensagempor Devanil » 26 Ago 2017 00:06

Fiz uma mistureba de 1/3 verniz, 1/3 Óleo linhaça e 1/3 de um tal de búfalo, que nada mais é que querosene perfumado para limpeza residencial(aprendi com o Adenilson). Apliquei com muita facilidade esse verniz diluído em uma escrivaninha que fiz com madeira Cambará. Duas demãos em prazo maomeno doze horas intervalo na sombra. Ficou show de bola. Daí, percebi apenas no tato que o tampo estava muito liso. Passei cera de carnaúba na braçada bem forte. Ficou sedoso e perfumado. Faz pouco mais de um ano. Ainda está perfeito, mais um ano e passo mais cera. Abração.
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 28 Ago 2017 08:26

Devanil escreveu:Fiz uma mistureba de 1/3 verniz, 1/3 Óleo linhaça e 1/3 de um tal de búfalo, que nada mais é que querosene perfumado para limpeza residencial(aprendi com o Adenilson). Apliquei com muita facilidade esse verniz diluído em uma escrivaninha que fiz com madeira Cambará. Duas demãos em prazo maomeno doze horas intervalo na sombra. Ficou show de bola. Daí, percebi apenas no tato que o tampo estava muito liso. Passei cera de carnaúba na braçada bem forte. Ficou sedoso e perfumado. Faz pouco mais de um ano. Ainda está perfeito, mais um ano e passo mais cera. Abração.

Esta querosene perfumada é muito legal de usar.. serve como diluente normal e dá um odor agradável ao aplicar!

tenho usado nas ceras e tem tido um resultado muito legal.
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br

Voltar para “Acabamentos”