Reduzir brilho do acabamento

Para discussào de temas relacionados a técnicas e produtos para acabamento de madeiras
leaobda

Reduzir brilho do acabamento

Mensagempor leaobda » 21 Out 2016 10:09

Olá pessoal.

Estou terminando um baú feito em sucupira e tauari e imaginei como acabamento algo mais delicado com menos brilho, mas não tão rústico, com cera como última camada pelo toque e brilho suave. (Fotos do baú no final).

Decidi então usar como primeiro acabamento, antes da cera, uma mistura de óleo e verniz, na proporção 1/3 de óleo de linhaça polimerizado, 1/3 solvente e 1/3 verniz marítimo brilhante (era o verniz que tinha em mãos). Apesar de ser muito fácil de aplicar e ter conferido uma resistência moderada após a 3ª demão, ficou com mais brilho do que eu esperava, deixando o conjunto um pouco "artificial", "vitrificado".

Antes de passar a cera, como posso reduzir um pouco desse brilho para obter o efeito que eu esperava?

Li em alguns lugares que possíveis soluções são: Esponja abrasiva, lã de aço, lixa d'água 400-600, aplicar a cera com lã de aço (resolveria 2 problemas de uma vez), aplicar verniz acetinado (não tenho o verniz e não gostei dessa solução).

O que vocês recomendam?

Imagem

Imagem
ELCIO

Re: Reduzir brilho do acabamento

Mensagempor ELCIO » 21 Out 2016 10:42

Leão: bonito baú. Quanto à sua dúvida, se você ainda tem um pouco de verniz, talvez resolva você dar outra demão, só que com uma proporção do óleo de linhaça maior e menos verniz.
Por exemplo: 50% óleo, 30% solvente e 20% de verniz. Acho que vai ficar menos brilhante (resta saber se vai aderir bem com pouco verniz).
Boa sorte.
Neptuno

Mensagempor Neptuno » 21 Out 2016 11:10

O melhor jeito é utilizar um abrasivo, como passar uma palha de aço fina, bom-bril, ou, melhor ainda, se tiver por aí, passe uma 0000. Como seu verniz não tinha nenhum produto para faze-la opaca, vai sempre ter brilho. Para falar a verdade, os bons lustradores não gostam de usar vernizes sem brilho e preferem esse método, pois se pode controlar melhor o resultado.

Se tiver uma boa roto-orbital, faça um teste com G400 e G600, também é uma boa opção. Eu não utilizaria uma xeque-xeque normal pois elas deixam círculos visíveis.

Alguns utilizam essas mantas sintéticas da 3M, eu não gosto muito, me parece que dá mais trabalho do que a palha de aço tradicional, mas tem a vantagem de não deixar cabelos de aço.
Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.

Feliz 2017!!
leaobda

Mensagempor leaobda » 24 Out 2016 13:08

Valeu pessoal.

Estou esperando o acabamento curar e endurecer mais um pouco. Vou testar as indicações e volto com o resultado.

Att,
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 24 Out 2016 18:32

Passa auqelas empnjinhas Scoth-brite que a patrôa usa para lavar louça que vai tirar o brilho sem tirar a beleza
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella

Voltar para “Acabamentos”