Testando as ceras

Para discussào de temas relacionados a técnicas e produtos para acabamento de madeiras
Avatar do usuário
Rmon
Mensagens: 1173
Registrado em: 21 Jun 2011 09:13
Localização: Valinhos-SP
Contato:

Re: Testando as ceras

Mensagempor Rmon » 23 Set 2016 14:19

Combinado jedi, conforme for testando vou postando!
Estou aguardando a chegada do óleo de linhaça e tungue bruto, o verniz esta na mão assim como a cera de abelha.
Rmon.
Avatar do usuário
paulobro
Mensagens: 3430
Registrado em: 13 Jun 2011 05:27
Localização: Porto Alegre / RS
Contato:

Re: Testando as ceras

Mensagempor paulobro » 24 Set 2016 05:43

Alguns lembretes talvez uteis quanto a tentar reproduzir o acabamento do Sam Maloof, Rmon...

O oleo de linhaca pode ser substituido por oleo de tungue polimerizado — a intencao sendo acelerar a 'cura', ja que o oleo de tungue bruto e' demorado para secar.

O tratamento final da madeira com lixas nos moveis do mestre californiano era no minimo G400 antes da aplicacao dos acabamentos quimicos.
Avatar do usuário
schneider
Mensagens: 1538
Registrado em: 21 Jun 2011 13:36
Localização: Cruzeiro do Sul(RS)

Re: Testando as ceras

Mensagempor schneider » 24 Set 2016 19:20

Aqui não tenho como acrescentar nada. Só acompanhando...
Avatar do usuário
gilson
Mensagens: 625
Registrado em: 08 Jul 2011 00:13
Localização: taboão da serra,SP
Contato:

Re: Testando as ceras

Mensagempor gilson » 26 Set 2016 09:33

Rmon e Paulo

Nessa formulação de ceras posso usar vela no lugar da parafina pura???
qual a diferença??

Gilson
MEU ALBUM DE FOTOS:https://picasaweb.google.com/home
Avatar do usuário
Rmon
Mensagens: 1173
Registrado em: 21 Jun 2011 09:13
Localização: Valinhos-SP
Contato:

Re: Testando as ceras

Mensagempor Rmon » 26 Set 2016 14:35

Paulo obrigado pela dica,

Ótimo, mais um teste com óleo de tungue polimerizado.. :grin:

Caso a cura fique muito demorada com a mistura do linhaça/tungue bruto eu entro com uma composição de secantes como, octoato de cobalto/octoato calcio/octoato zinco/octoato zirconio.
Rmon.
Avatar do usuário
Rmon
Mensagens: 1173
Registrado em: 21 Jun 2011 09:13
Localização: Valinhos-SP
Contato:

Re: Testando as ceras

Mensagempor Rmon » 26 Set 2016 14:37

Gilson,
Não tenho a minima idéia se da certo nunca testei!!
Rmon.
Avatar do usuário
gilson
Mensagens: 625
Registrado em: 08 Jul 2011 00:13
Localização: taboão da serra,SP
Contato:

Re: Testando as ceras

Mensagempor gilson » 27 Set 2016 09:09

como estou reativando o torno, vou precisar fazer cera pra acabamento
eu tenho aqui oleo de peroba e cera de carnauba, vulgo poliflor, kkk
falta comprar a cera de abelha

Gilson
MEU ALBUM DE FOTOS:https://picasaweb.google.com/home
jrlamonato
Mensagens: 16
Registrado em: 17 Mai 2017 14:25

Re: Testando as ceras

Mensagempor jrlamonato » 31 Mai 2017 19:04

tentei fazer uma cera, com uma parte de cera de abelha (que tenho aqui das minhas caixas) e outra parte de cera incolor q comprei no mercado.. derreti e acrescentei tinner, pois era o unico solvente que tinha no momento, ficou numa consistência bacana, apliquei na madeira crua. deixei secar, e para minha surpresa qnd fui polir, ela estava muito dura, embolada, nao consigo dar polimento... o que devo fazer? raspar tudo?
ELCIO
Mensagens: 506
Registrado em: 29 Nov 2015 10:18

Re: Testando as ceras

Mensagempor ELCIO » 02 Jun 2017 11:52

Jr: eu tenho cera de abelha, que às vezes uso no torno. Ela é muito dura e muito difícil de polir (pelo menos para mim). No torno, fica bem fácil, devido à velocidade de giro e o acabamento fica muito bom.
Mas já fiz a bobagem de colocar cera de abelha numa tábua de corte. Pense no arrependimento.... Não polia de jeito nenhum. Usei 2 dessas "boinas" de pano, presas na furadeira e deu muito trabalho.
Um jeito que já vi por aqui (acho que o Guido que mostrou) é usá-la meio líquida e, sem deixar secar totalmente, tirar o excesso com espátula.

Voltar para “Acabamentos”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante