Abaixo a ferrugem!

Para discussào de temas relacionados a técnicas e produtos para acabamento de madeiras
Valete
Contato:

Re: Abaixo a ferrugem!

Mensagempor Valete » 08 Ago 2016 13:58

Excelentes testes, muito obrigado pro compartilha-los Paulo.

Sobre a cera Renaissance, eu já tinha lido excelentes recomendações dela, inclusive nesse vídeo http://www.thewoodwhisperer.com/videos/ ... up-tuneup/ ele demonstra como faz pra manter os tampos de ferro sempre brilhantes e livre de ferrugens. Uma camada de Boeshield T9 deixando secar por 1 noite, limpa o excesso e depois Renaissance Wax.

Ainda quero experimentar essa cera, por enquanto eu passo cera de carro, apesar do silicone nunca tive problemas de manchar a madeira, deixo secar bem e depois dou um polida com um pano seco.
:chores-chopwood: Acompanhe meus projetos no Instagram: @Joel.Woodshop
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 08 Ago 2016 14:19

Para tirar a temperatura em ferramentas manuais, iniciei testes com a microcera em uma plaina e um formao. :think:

Quanto `a microcera em madeira, fiquei surpreendido com o resultado: completada a aplicacao de uma unica demao sobre madeira lixada crua, o resultado foi a madeira 'pronta', um acabamento acetinado impecavel e uma textura macia, sedosa. Uso aprovado, com louvor; certamente vou incluir microcera no acabamento de inumeras futuras pecas. E provavelmente em retoques de algumas outras. :geek:
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 08 Ago 2016 14:36

Mas essa cera do Portinho está me saindo como um baita produto "Ah lá" Polishop :lol:
O marketing está sensacional! :grin:

Editado:
Cosme aceita amostras para testes **vigorosos** em ferramentas desplugadas :whistle:

Editado 2x:
Sei-lá, em época de terceirização... Vai que...
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 08 Ago 2016 15:51

paulobro escreveu:Se da para usar a microcera em madeiras?
Me digam voces...
Dá! :lol:

De onde vem esse resultado? Microcristais tapando microfuros?

cosme escreveu:Os meus resultados com Carnaúba foram desanimadores. A proteção não aguentava um dia de trabalho intenso no verão.
Informação desanimadora. Não sou fã da Carnaúba, mas se ela, que é dura, não aguenta o tranco, que dirá outras mais moles?
O que você acha que colaborou mais com o mau resultado? O calor ou o contato das mãos? (se é que dá pra distinguir entre uma coisa e outra).
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 08 Ago 2016 16:04

cosme escreveu:Cosme aceita amostras para testes **vigorosos** em ferramentas desplugadas

Estive fazendo os calculos por aqui e — computando valor do frete por courier expresso com seguro, mais embalagem especial para transporte por via aerea de produto inflamavel efetuada por empresa autorizada incluindo atestado aceite pela IATA, mais certidao a ser enviada e retornada previamente assinada pelo destinatario com firma reconhecida por autenticidade garantindo sob penas da lei nao va ser efetuada qualquer engenharia reversa e/ou analise qualitativa e/ou quantitativa da amostra, mais certidao publica em cartorio, incluindo proclamas, quanto a uso do produto exclusivamente para testes e com os resultados de tais testes enviados, sob lacre e sigilo, ao desenvolvedor do produto, vedadas todas e quaisquer outras formas de divulgacao, publica ou privada, mais honorarios advocaticos passados, presentes e futuros incisos sobre o desenvolvimento do transito em pauta, mais margem de seguranca sobre custos nao previstos — cheguei ao valor minimo, valido ate 09 do corrente, de U$50 (cinquenta dolares norteamericanos) por envio de amostra de 3g (tres gramas) de microcera para testes.

Aos interessados, solicito entrega de requerimento formal em 5 (cinco) vias assinadas com firma reconhecida por autenticidade ao escritorio de meu advogado — formas de contato a ser estabelecidas por MP, inclusive para o indispensavel deposito antecipado de U$45 (quarenta e cinco dolares americanos) como garantia de cobertura de custos operacionais — para poder-se dar inicio aos tramites legais, logisticos e financeiros envolvidos no processo.

Simples assim.
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 08 Ago 2016 16:24

Se você fizer "por fora", eu mando agora os US 5 + PAC. :lol: Mas para testes menos vigorosos que os do Cosme. Não sou tão vigoroso...
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 08 Ago 2016 16:49

Propostas de contornar a regra deverao, para analise, deferimento e endosso, ser encaminhadas diretamente para meu amigo Sergio Moro.
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 08 Ago 2016 17:36

Esse tem levado 10% de tudo que investiga.
Neste caso, sai barato. :lol:
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 08 Ago 2016 18:46

Mas que barbaridade! :laughing-rolling:

Branco escreveu: O calor ou o contato das mãos?

Certamente o meu dedo para o ar diria o primeiro que leva ao segundo :lol:
No verão a transpiração aumenta drasticamente, afinal de contas o nosso corpo precisa *tentar* se resfriar. As mãos englobam as partes metálicas, isso quando a ferramenta não é toda em metal, em algum momento do processo, e isso ocorre regularmente. O corpo ficar literalmente molhado é estado esperado e certo, e, encostar partes molhadas em superfície de ferro, meu Deus, por vezes aquela corrida pelo pano não é suficiente para salvar!

O que reina aqui até o momento é o WD-40. Funciona bem, mas a pedida é aplicação diária... Agora pense em repetir a aplicação na casa das dezenas. Difícil manipular uma ou duas ferramentas no dia :?

Explicações e tal e etc requisitam um despacho para o laboratório do Portinho. Como é possível perceber a empreitada é mais onerosa do que enviar para a UFRGS :lol:
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 08 Ago 2016 20:16

Branco Leone escreveu:
paulobro escreveu:Se da para usar a microcera em madeiras?
Me digam voces...
Dá! :lol:

De onde vem esse resultado? Microcristais tapando microfuros?

Imagino que, primeiro, por a microcera (pastosa, no caso) ter boa penetracao e boa adesividade; depois, por ambas as ceras serem duras e em mistura aceitarem bem o polimento, resultando uma superficie bem lisa e, finalmente, por a parafina microcristalina mesmo pura ter uma textura bem macia.

Branco Leone escreveu:
cosme escreveu:Os meus resultados com Carnaúba foram desanimadores. A proteção não aguentava um dia de trabalho intenso no verão.
Informação desanimadora. Não sou fã da Carnaúba, mas se ela, que é dura, não aguenta o tranco, que dirá outras mais moles? (...)

A parafina microcristalina tambem e' dura e, a julgar pelos resultados ate aqui, a mistura na microcera resulta bem mais aderente.

Apenas as impressoes que tenho, fique claro, nada medido com qualquer grau de precisao.

Voltar para “Acabamentos”