Abaixo a ferrugem!

Para discussào de temas relacionados a técnicas e produtos para acabamento de madeiras
paulobro
Contato:

Abaixo a ferrugem!

Mensagempor paulobro » 01 Ago 2016 19:59

Sempre lutando na tentativa de evitar oxidacao nas maquinas e ferramentas contra a infernal umidade do portinho, depois de variadas tentativas e processos mais ou menos frutuosos, penso ter encontrado um contraveneno pratico e muito eficiente. Dois problemas no entanto — so se consegue importando, e acaba saindo caro — me levaram a tentar umas quimicas para tentar desenvolver algo — certamente nao tao eficiente, que eu nao tenho essa bola toda — que pelo menos consiga ser mais pratico do que o que eu vinha utilizando. E empregando materia prima disponivel no mercado de pindorama.

Uma historinha que estou contando (ate agora, tres capitulos) no blog. Caso interesse, inicia em http://goo.gl/vzi0zP.
Comentarios, sugestoes, criticas, palpites, aqui ou la, como sempre bem-vindos.
schneider

Re: Abaixo a ferrugem!

Mensagempor schneider » 01 Ago 2016 20:49

E agora químico também. Torcendo pelo êxito da experiência.
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 02 Ago 2016 09:04

Comentei por lá, no terceiro post.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 03 Ago 2016 00:01

Patenteie coloque a venda que vais ter alguns clientes, inclusive eu tchê
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente - Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 03 Ago 2016 09:32

Os testes estao andando. Nada que se compare ao caro original importado mas... tem promessa.

Patentear, vender? Que nada. Se o troco funcionar, evidente que divulgo formula e metodo(s) de aplicacao. E ahi, cada um por si, hehehe.
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 04 Ago 2016 17:58

A proposito, a quem interessar possa, postei ha pouco no blog as primeiras conclusoes e algumas dicas sobre o uso de cera microscristalina nacional para evitar oxidacao em metais ferrosos:

http://goo.gl/2Ll6Xm
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 04 Ago 2016 20:08

:banana-linedance:
Estou adentrando no espaço...

20 min depois:
Animadíssimo com a proposta em ganhar alguns minutos(hora!?) a mais por semana :mrgreen:
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 06 Ago 2016 09:50

Removi totalmente a protecao com oleo, que ficava ainda coberta com plasticos, dos tampos da desempenadeira e da serra de bancada e apliquei tres camadas da formulacao de microcera, seguindo a receita do blog,...

Imagem

Imagem

Os tampos vao ficar abertos e sem qualquer outra protecao que nao a cera — que pretendo receba uma nova, leve camada a cada 7-10 dias. O tempo que esta umido e preve-se va ficar ainda mais umido nos proximos dias, fornecera as condicoes de teste ja que a 'oficina' fica praticamente ao ar livre.

Vamos ver... :think:
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 06 Ago 2016 14:39

:think:
E a coisa vai ficando cada vez mais interessante.
Se não for pedir muito uma breve menção sobre o tempo de uso durante o intervalo entre aplicações...
A ideia de reaplicar uma e somente uma camada, se bem entendi, parece-me o ideal para a proposta, pois três camadas com intervalos de ~20min para cada ferramenta :?
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 06 Ago 2016 16:13

Esse é o uso que mais me interessa, proteção de tampos metálicos (hoje, apenas a serra de bancada; em breve, a serra de fita; num futuro mais ou menos distante, a desempenadeira).
Gostei da possibilidade de ter algo realmente eficaz para a proteção desses ferros, mas desanimei ao ler sobre a necessidade de uma nova "demão" a cada 7-10 dias.
Não tenho saco pra tanto. Precisa MESMO de tudo isso, Paulo? Não pode ser de seis em seis meses?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Voltar para “Acabamentos”