Esmalte Transparente

Para discussào de temas relacionados a técnicas e produtos para acabamento de madeiras
ESSANCHES

Esmalte Transparente

Mensagempor ESSANCHES » 01 Ago 2016 09:22

Abrindo esse tópico por sugestão do Branco.

Esse esmalte transparente descobri quando mandei fazer (na época não estava contaminado com esse negocio do faça você mesmo) um portão para a casa de praia do meu sogro.

No local onde o portão foi feito, o camarada também vendia o acabamento. Comentando que não suportava ver madeira pintada (isso já vem desde aquela época) e que o verniz não dava a durabilidade no acabamento que procurava (não conhecia o stain ainda) o camarada me indicou esse esmalte transparente.

O vendedor disse que tinha a mesma formula (exceto o corante) de um esmalte comum com o acabamento de um verniz. Usei e gostei. O acabamento realmente fica parecido com o verniz, mas com a durabilidade do esmalte.

Tempos depois, fazendo um pequeno telhado aqui em casa, fui procurar novamente o esmalte transparente. Foi um parto pra achar. O único lugar que encontrei aqui em SP foi em uma loja chamada "casa diamante", um revendedor da coral localizado na Av. Cruzeiro do Sul.

Espero ter ajudado.

[]s
Emerson

"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
paulobro
Contato:

Re: Esmalte Transparente

Mensagempor paulobro » 01 Ago 2016 09:34

ESSANCHES escreveu:fui procurar novamente o esmalte transparente. Foi um parto pra achar.

https://goo.gl/uRB97O
ESSANCHES

Mensagempor ESSANCHES » 01 Ago 2016 09:37

Bem como disse no inicio do tópico.............faz tempo que usei o produto (uns 10 anos), naquela época foi difícil de achar.........inclusive na net não tinha nada............

[]s
Emerson

"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 01 Ago 2016 10:41

Se vergonha fosse um de meus predicados, certamente nao deveria postar as imagens abaixo: um sofa de balanco de muito boa qualidade que 'herdei' quando comprei minha casa, ha mais de decada. Na ocasiao dei-lhe uma restaurada pintando os metais com esmalte branco e as madeiras com esmalte incolor, ate para comparar com verniz marit... Mas divago!

Desde aquele tempo o sofa foi rarissimamente usado como assento e frequentemente empregado como, mm, uma prateleira onde deixar tralhas: mangueiras, cabos, ferramentas, racoes, o escambal. E ate por isso nunca mais recebeu quaisquer cuidados. Nos ultimos anos eventualmente ate andou me batendo uma vontade de dar-lhe um trato, mas quando penso em remover as tintas e a ferrugem, nas (aargh!!) lixas, no preparo e posterior limpeza da pistola,... algo muito mais premente invariavelmente surge e me toma o tempo. :oops:

De todo modo, lendo este topico resolvi ver em que estado se encontrava o esmalte transparente apos todos esses anos, sob a 'protecao' da espessa camada de patina/poeira acumulada. Utilizando papel toalha apliquei um pouco de alcool para remover a 'lama' e, vejam so:

Imagem
O pobre sofa, e seu estado lastimavel.

Imagem
Os segmentos em duas taboinhas de onde removi a imundicie.

Imagem
No assento.

Imagem
No encosto.
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 01 Ago 2016 11:40

Tirando a "casca de laranja" (orange peel), que até onde sei não é culpa do produto em si (talvez do gatuno guloso!? :lol: ), pelo o que se pode observar o esmalte do Emerson é porreta :think:
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
ESSANCHES

Mensagempor ESSANCHES » 01 Ago 2016 12:16

cosme escreveu:............o esmalte do Emerson é porreta :think:

kkkkkkkkkkk..........quem dera fosse meu..................se fosse, não estaria trabalhando, estaria na oficina fazendo poeira................hahahahahaha

[]s
Emerson

paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 01 Ago 2016 13:23

cosme escreveu:(...) a "casca de laranja" (orange peel), que até onde sei não é culpa do produto em si (...)

Ha mais de dez anos, e usando pela primeira vez uma pistola Bosch de membrana... Desconto! Quero desconto!

:laughing-rolling:
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 01 Ago 2016 17:15

paulobro escreveu:
cosme escreveu:(...) a "casca de laranja" (orange peel), que até onde sei não é culpa do produto em si (...)

Ha mais de dez anos, e usando pela primeira vez uma pistola Bosch de membrana... Desconto! Quero desconto!

:laughing-rolling:

:doh:
Pronto, se essa moda R. Seixas de "há dez anos atrás" pega [modeEmerson]............................[/modeEmerson]
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 01 Ago 2016 19:11

Paulo, impressionante a durabilidade do tal esmalte incolor (ou transparente, como queiram).
Gostei. Vou atrás disso amanhã.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Voltar para “Acabamentos”