Substituindo o verniz

Para discussào de temas relacionados a técnicas e produtos para acabamento de madeiras
Verowilson
Contato:

Substituindo o verniz

Mensagempor Verowilson » 27 Jul 2016 10:03

Bom dia.
Vou dar uma dica aqui que surgiu com a necessidade de ter um bom verniz à mão.
Fiz recentemente uma base de mesa utilizando "pinus", proveniente de um palet que tinha aqui em casa. Como essa base é para uma mesa de cozinha, local que a dona da pensão joga água pra valer quando vai limpar, tornou se uma preocupação o acabamento uma vez que eu não queria pintar a peça.
Lixei muito bem lixado e saí a caça de um verniz para isso, inicialmente pensei no stain ou alguma verniz náutico, mas onde eu moro isso é praticamente impossível se não encomendar.
Revirando minhas coisas em casa, encontrei meia lata de resina de piso, a chamada resina de ardósia, e arrisquei perder a peça. Apliquei a primeira demão com uma boneca de estopa para encharcar a madeira e deixei secando de ontem para hoje, agora de manhã a peça estava como se tivesse aplicado seladora, levemente arrepiada aguardando uma lixa fina.
Lixei com lixa 180 e apliquei outra demão de resina, desta vez com um pincel fino e espalhando bem, notei que ao aplicar a resina se espessa um pouco permitindo um espalhamento uniforme e uma boa cobertura. Após meia hora de sol mais uma passadinha de lixa e nova camada de resina, mais um pouco de sol e estava seca e com um acabamento de meio brilho acetinado. Acredito que se aplicar mais uma ou duas demãos vai ficar brilhante, lavei com mangueira e não notei nenhuma infiltração de água e a peça permaneceu praticamente seca.
Quem quiser testar, fica aí a dica, resina para piso. Eu utilizei a incolor, a aparência é branco leitoso mas depois de seca é completamente transparente.
Adenilson
Contato:

Re: Substituindo o verniz

Mensagempor Adenilson » 27 Jul 2016 10:23

opa, boa dica... e é um produto razoavelmente fácil de encontrar.
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 28 Jul 2016 07:50

Alguém aqui dia desses falou num esmalte sintético transparente. Procurei, não é fácil de encontrar, mas existe.
Fiquei bem curioso pra experimentar também.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
ESSANCHES

Mensagempor ESSANCHES » 28 Jul 2016 08:39

Eu ja usei desse esmalte transparente Branco. Tem da Renner e da Coral, pelo menos foi esses que achei. Acredito que acha-se mais fácil em cidades litorâneas.........

[]s
Emerson

"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
Verowilson
Contato:

Mensagempor Verowilson » 28 Jul 2016 10:31

Já me questionaram no site e fora dele qto a resina, é esta que estou mostrando agora e juro que não tem propaganda nisso.
Um detalhe, a última demãos eu fiz com uma boneca de estopa trançada após uma rápida lixada com lixa 180, ficou bom de mais.
Imagem
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 01 Ago 2016 05:46

ESSANCHES escreveu:Eu ja usei desse esmalte transparente Branco. Tem da Renner e da Coral, pelo menos foi esses que achei. Acredito que acha-se mais fácil em cidades litorâneas...
Sanches,
se me permite, sugiro a abertura de um tópico sobre ele, dando suas impressões.

Fiquei curioso sobre o produto também porque ao procurá-lo lá na roça, o rapaz do depósito me disse que, há uns anos, tinha comprado quatro galões, e tinha perdido todos porque venceram.
Por outro lado, ele diz que não perde uma lata de stain.

Seria legal falar das alternativas ao stain, nem que fosse para dar voz ao "outro lado".
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Voltar para “Acabamentos”