Stain - primeiras impressões

Para discussào de temas relacionados a técnicas e produtos para acabamento de madeiras
Branco Leone
Contato:

Re: Stain - primeiras impressões

Mensagempor Branco Leone » 20 Jul 2016 07:35

Elcio,
um excelente relato da sua experiência. Dá pra ter uma boa idéia de como funciona a coisa.
Valeu!

schneider escreveu:Branco gostei muito das janelas da sua casa.
Neptuno escreveu:Muito bom gosto, Branco, ficou nota dez, especialmente as janelas.
Agradeço.
Com opiniões assim, vou ficando mais seguro do resultado.

schneider escreveu:Vejo propaganda demais do produto em algumas redondezas(não gosto de novo)
Neptuno escreveu:Eu noto que o Stain aqui virou mania...
Isso também me irrita e depõe contra o produto.
Puro preconceito.

schneider escreveu:Como bem disse o Jedi, fica com aparencia de madeira natural, sou seja, muito trabalho para parecer que nada foi passado...
Pode ser que a coisa mude com o passar do tempo (e acredito que isso não venha a me incomodar), mas as peças do meu telhado parecem francamente pintadas, estão longe de parecerem cruas.

schneider escreveu:Usei numa casinha que fiz a anos atrás(e que ficou na casa da ex) esmalte sintético transparente.
Como eu nunca tinha ouvido falar disso?

schneider escreveu:Um pica-pau das antigas me recomendou óleo de motor(novo e não queimado, com diesel) testei com ele puro e não fica preto...
Esse tipo de coisa eu não arrisco.

Neptuno escreveu:Quando minha casa em Parati ficou pronta, com muito Cumaru exposto ao sol e água, o pintor, também dos craques, me convenceu que o melhor era esse treco. Menos de um ano depois, a face norte estava careca de pintura, o UV queimou tudinho.
E nesse seu caso ainda há o agravante do ar marinho, que destrói qualquer coisa.

Neptuno escreveu:Nos EEUU todo mundo usa Stain, mas eles usam quase sempre stain bem pigmentado...
Interessante. Se for igual ao nosso, é o que mais mata a textura da madeira. Parece que tem um pó misturado à parte líquida, e quanto mais se aplica, mais esse pó esconde a madeira.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 20 Jul 2016 08:32

Neptuno escreveu:(...) Fui consultar o Bob Flexner, aquele pai-dos-burros pintores, e o que ele diz é que qualquer acabamento que não forme um filme grosso, não aguenta UV, por mais inibidores que dizem colocar. Os raios tem que ser filtrados antes de chegar na madeira. e isso o Stain não faz. (...)

Pedro, o fabricante do produto que costumo utilizar indica no mínimo 3 demãos: o filme formado acaba sendo um longa-metragem hehe

Neptuno escreveu:Eu noto que o Stain aqui virou mania, e acho que é porque sua aplicação não requer mão-de-obra especializada, isto é um pintor profissional.

Aqui, assim como lá, a mão de obra está mais valorizada do que já foi. Um indicativo é a quantidade de pessoas que aderiram ao DIY. Acho isso Tri Bom !

Neptuno escreveu:Nos EEUU todo mundo usa Stain, mas eles usam quase sempre stain bem pigmentado, isso parece funcionar melhor (...)

Já utilizei o transparente, o incolor com filtro UV, outro incolor com ainda mais filtro UV :lol:, canela, imbuia e castanho. Realmente os pigmentados suportam melhor, aliás, como sabemos, o pigmento é o que realmente protege o substrato; os ditos aditivos UV são artifícios para minimizar a fragilidade dos acabamentos incolores - incolores, não transparentes.

- x -

Conforme prometido, algumas imagens como parâmetro do resultado inicial do acabamento ...

Cerquinha construída com restinhos, estrutura em pinho, réguas verticais em garapeira e corrimão em cumaru:

Imagem

(a foto acima tem 3 anos, porém o estado atual é muito bom, fora a extremidade de uma das emendas em pinho que apodreceu. Emenda, pinho e chuvas torrenciais não combinam.)

Deck que já recebeu aplicação alternada de Osmocolor UV Glass, Castanho, lixa fina e finalmente UV Glass novamente. A foto tem mais de um ano:

Imagem

Estado atual. (notem que as bromélias foram tomando conta :romance-hearteyes: ):

Imagem

Vigota em garapeira, restante de uma obra. À época recebeu stain canela, ao ser lixada ficou com este aspecto:

Imagem

Cantinho do X-Bacon: :lol: uma demão de stain canela (bem fininha) aplicada em garapeira, molduras em angelim (porque era o que tinha)

Imagem

Lambris em garapeira com stain canela. Duas demãos aplicadas há cerca de 5 anos, como não pegam sol e chuva, estão mais bonitos do que no momento do acabamento propriamente dito. A foto é ruim, mas agarantio que não vedou a diagramação discreta da essência: :grin:

Imagem

Resumindo, em carpintaria gosto de stain enquanto que nas minhas tentativas de marcenaria vou de tungue.
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 20 Jul 2016 10:10

Deck padrão Jedi, minha nossa senhora :romance-hearteyes:
O telhado está muito bonito, baita forro...
E o cantinho já atiçou a fome :)
Aliás, propriedade padrão Jedi :shock:
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 20 Jul 2016 10:18

jedi.wood escreveu:...em carpintaria gosto de stain enquanto que nas minhas tentativas de marcenaria vou de tungue.
Talvez essa seja a regra de ouro pro uso do Stain.

cosme escreveu:E o cantinho já atiçou a fome :)
Isso porque você não viu o que esse sujeito prepara nesse cantinho. E depois ainda manda as fotos pelo Zap, só pra ofender.
É revoltante! :lol:
Milton Martins

Mensagempor Milton Martins » 20 Jul 2016 12:49

Por absoluta falta de grana, na chácara. compramos lambris de pinus dos quais uns 20% vão pro lixo, aplicamos stain imbuia em duas demãos e fizemos os forros de todos os cômodos a exceção de banheiros e cozinha.

Não tinha grana prá comprar cedrinho que era minha vontade

Pro meu gosto ficou muito bom, vou ver se acho fotos em algum canto

Um abraço pros que gostam e dois pros que não gostam
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 21 Jul 2016 05:06

Milton Martins escreveu:Um abraço pros que gostam e dois pros que não gostam

:lol:
Neptuno

Mensagempor Neptuno » 21 Jul 2016 08:57

As fotos do Jedi demonstram bem onde o Stain pode valorizar o trabalho, o forro é uma ótima aplicação.
Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.

Feliz 2017!!
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 21 Jul 2016 09:23

cosme escreveu:Deck padrão Jedi, minha nossa senhora :romance-hearteyes:

Cosme, esse deck tem hestória; deu dor de cabeça porque tem mais curvas do que as mulatas do Sargentelli.

(aliás, o Branco pode falar sobre isso porque era amigo delas. :whistle: Ou seria de uma chacrete ? :eusa-whistle: :lol:)

Falando sério, é aquilo que escrevi há alguns dias: passado o desafio de conciliar trabalho com obras, fica a realização.

Branco Leone escreveu:
jedi.wood escreveu:...em carpintaria gosto de stain enquanto que nas minhas tentativas de marcenaria vou de tungue.
Talvez essa seja a regra de ouro pro uso do Stain.

Principalmente em algumas situações pontuais, seja pelo volume ou localização do trabalho: mais viável optar por rolo com cabo extensor e stain do que ficar empoleirado numa escada ou andaime passando tungue com boneca - e depois ter que remover o excesso em um forro que está a cerca de 4m de altura.

Branco Leone escreveu:
cosme escreveu:E o cantinho já atiçou a fome
Isso porque você não viu o que esse sujeito prepara nesse cantinho. E depois ainda manda as fotos pelo Zap, só pra ofender.
É revoltante! :lol:

Às vezes saem uns pãezinhos com ovos ...

:drool:

Neptuno escreveu:As fotos do Jedi demonstram bem onde o Stain pode valorizar o trabalho, o forro é uma ótima aplicação.

É isso mesmo Pedro, mas pra marcenaria vamos só de óleo(s). :grin:
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 25 Jul 2016 09:03

jedi.wood escreveu:Às vezes saem uns pãezinhos com ovos ...

Olha a versão de "pão com ovo" do sujeito...
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 25 Jul 2016 11:29

Voltar para “Acabamentos”