Stain - primeiras impressões

Para discussào de temas relacionados a técnicas e produtos para acabamento de madeiras
cosme
Contato:

Re: Stain - primeiras impressões

Mensagempor cosme » 19 Jul 2016 08:07

Branco escreveu:
cosme escreveu:Ao conhecer o Tungue acabei deixando de lado a minha latinha, em parte por poder passar com as mãos sem proteção alguma.

Você passa tungue com os dedos??

Eu uso um trapinho de pano e nada mais. Os dedos acabam ficando besuntados com óleo.
O que quis dizer é que não preciso de luvas, o produto sai com facilidade depois, não é tóxico, não preciso de máscara e bla bla bla, enfim, aquele circo do qual tenho certa ojeriza mas é necessário em algumas lides :)

Ah sim, entre algumas passadas uso uma lixa bem fina na superfície molhada.
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 19 Jul 2016 08:15

Branco Leone escreveu:
jedi.wood escreveu:Tenho superfícies tratadas assim há 6 anos e não vejo necessidade de reaplicar. Pelo contrário, estão mais bonitas porque parece que não receberam tratamento algum.
Esse stain é classificado como "3 anos". Isso faz alguma diferença na durabilidade, ou é conversa mole de fabricante?

Branco Leone escreveu:
jedi.wood escreveu:Contudo, em estruturas expostas a intempéries, o ideal realmente é reaplicar no mínimo uma vez ao ano...
Tanto no telhado (transparente) quanto nas janelas (Imbuia), foram aplicadas duas demãos.
Alguma previsão de quando isso vai ficar com aspecto de não-tratado?

Óia Branco, conforme o sol que bater e a chuva que cair ele vai durar menos do que isso ou bem mais do que isso. :doh: Depende se determinada abertura pega apenas o sol da manhã ou sol a pino a tarde toda, ou ainda da intensidade de precipitações daqui pra frente e de como estas chuvas atingem as aberturas. Conforme a posição, você vai notar que algumas aberturas vão resistir por mais tempo enquanto outras vão pedir atenção.

A boa notícia é que conforme o tempo vai passando, os bem-vindos veios da madeira vão reaparecer ...

Resumo: como cada obra é um laboratório (de ambiente devidamente descontrolado), no final das contas quem vai contar prá nós é ocê. :lol:

(vou ver se posto algumas stainadas que fiz por aqui) :obscene-drinkingcheers:
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 19 Jul 2016 08:55

cosme escreveu:Eu uso um trapinho de pano e nada mais. Os dedos acabam ficando besuntados com óleo.
Ah, bom!

cosme escreveu:...o produto sai com facilidade depois, não é tóxico, não preciso de máscara e bla bla bla, enfim, aquele circo do qual tenho certa ojeriza mas é necessário em algumas lides
Também por isso que não gosto de produtos químicos.

cosme escreveu:Ah sim, entre algumas passadas uso uma lixa bem fina na superfície molhada.
Faz tempo que estou para experimentar essa técnica, preciso me lembrar de tentar na próxima vez que usar tungue.
Com o Olio per Mobile, é imprescindível para se chegar a um bom resultado.

jedi.wood escreveu:A boa notícia é que conforme o tempo vai passando, os bem-vindos veios da madeira vão reaparecer...
Isso é o que me interessa.

jedi.wood escreveu:...no final das contas quem vai contar prá nós é ocê.
E, pelo jeito, vou contar uma experiência que valerá apenas para mim. :lol:

jedi.wood escreveu:(vou ver se posto algumas stainadas que fiz por aqui)
Demorô!
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 19 Jul 2016 09:28

Apenas pelo relato, uma das experimentacoes que fiz com stain...

A experiencia foi aplicar Osmocolor® imbuia em pinho (Araucaria), a intencao salientar os veios. Uma demao generosa com estopa e, imediatamente apos aplicada, remocao com esfregamento com pano seco.

Como padrao comparativo, um movel recebendo o mesmo acabamento final (meu padrao, tungue e goma-laca) exceto o stain. Pinho jovem (grande numero de pequenos nos) de desbaste...

_cru.jpg
_cru.jpg (61.23 KiB) Exibido 1515 vezes
Como imagino se possa ver na imagem abaixo onde foi aplicado o stain ao pinho, de fato os veios foram salientados, mas surgiram 'artefatos' causados por nao sei bem o que na superficie das pranchas, e as marcas da serra nas faces curtas igualmente salientaram-se.

_stain.jpg
_stain.jpg (87.93 KiB) Exibido 1515 vezes

Provavel que com mais experiencias poderia-se obter um maior controle sobre o processo. Mas nao achei valesse a pena...
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 19 Jul 2016 09:41

paulobro escreveu:(...) mas surgiram 'artefatos' causados por nao sei bem o que na superficie das pranchas, e as marcas da serra nas faces curtas igualmente salientaram-se.

Não seria algum resíduo de resina ? Logo que descobri o stain, constatei que ele não tolera oleoresina e tampouco lenho jovem. (certa feita, apliquei numas vigas em garapeira [não totalmente seca] e não gostei do resultado - talvez outra vantagem do tungue. :think: )

Contudo, tal como falei para o Branco no post anterior, com o tempo as manchas foram sumindo e o aspecto ficou bastante natural.
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 19 Jul 2016 10:09

Nossas experiencias diferem, jedi.wood.

As fotos, tirei hoje. O stain foi aplicado em 22/01/2015.

(E, alias, constatei que o oleo aplicado depois nao foi tungue, mas linhaca.)
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 19 Jul 2016 10:22

Meu pitaco com relação ao stain: até hoje, só usei no madeiramento da minha casa (parte exposta). Acho um material bastante útil no quesito proteger a madeira da água. O acabamento, é bastante razoável quando a aplicação é recente (não fica uma goma laca, mas o tempo utilizado para aplicar é mínimo). Com o tempo perde um pouco do brilho e podem aparecer "trincas", principalmente devido ao sol.
Quanto à questão da durabilidade, algumas considerações essenciais:
- Qual o tipo de stain utilizado? O transparente é aquele que tem menor durabilidade. Os coloridos são mais resistentes ao sol e também há alguns próprios para áreas externas que possuem filtro solar (estes, segundo os fabricantes, resistem até 3 anos em áreas externas).
- Quantas demãos serão aplicadas?
- Qual é o tipo de madeira em que será aplicada? (algumas vão absorver com facilidade, outras nem tanto)
- A madeira ficará exposta ao sol/chuva? Se a resposta for sim, a reaplicação terá que ser refeita em intervalos bem menores.
Há uns 3 meses renovei a pintura do telhado da minha (pseudo)oficina que é de garapeira e aparente.
Fazia uns 3 anos que não passava stain, principalmente devido à altura do lugar (é um sobrado).
O local é um ótimo laboratório prático para o stain, conforme explico:
1) o madeiramento tem as laterais e a frente do imóvel protegido por "tabeiras" de uns 25 cms de altura;
2) o lado que pega sol quase o dia inteiro, estava bastante prejudicado no quesito acabamento e proteção. Além de grande diferença de cor, falta de brilho, haviam muitos "rachados" superficiais.
3- A tabeira da frente da casa, que só pega o sol na parte da manhã (mas quase não pega chuva, pois há uma calha de uns 10 cms de largura acima dela), embora já com 3 anos, quase não tinha diferença de tons na pintura e quase sem rachaduras.
4- A outra lateral, que nunca pega sol, mas que pega chuva direto, estava ruim, mas não tão ruim quanto o lado que pega chuva e sol.
5- Já os caibros, que não pegam sol nem chuva, nem precisou repintar. Vão ficar para a próxima vez.

Talvez tenha sido um pouco confuso, mas espero que ajude.
schneider

Mensagempor schneider » 19 Jul 2016 10:42

Branco gostei muito das janelas da sua casa. Ficou muito bom. Sucesso garantido nos famosos encartes que vemos por ai.
Sobre o Stein. Não conheço pessoalmente não gosto(coisa de alemão).
Vejo propaganda demais do produto em algumas redondezas(não gosto de novo)
Como bem disse o Jedi, fica com aparencia de madeira natural, sou seja, muito trabalho para parecer que nada foi passado...
Aqui na cidade é muito citado um antigo osmocolor que fica com a mesma aparencia de nada ter sido feito.
Usei numa casinha que fiz a anos atrás(e que ficou na casa da ex) esmalte sintético transparente. Ta resistindo bem e dá a impressão de madeira natural com brilho, (tipo verniz pra quem gosta).
Um pica-pau das antigas me recomendou óleo de motor(novo e não queimado, com diesel) testei com ele puro e não fica preto...
E sim obras são ótimos laboratorios.
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 19 Jul 2016 10:57

paulobro escreveu:Nossas experiencias diferem, jedi.wood.

Nem tanto, Paulo. Não me agrada o resultado em pinus. Na foto não fica tão evidente mas as tais manchas também ocorreram ao aplicar Osmocolor Canela:

Imagem

Contudo, usando a mesma técnica (de retirada de excesso) do tungue, o resultado final após alguns meses até que engana:

Imagem

(o teto é em garapeira, com o mesmo stain canela)

Depois volto com amostras em cumaru, garapeira, pinho, angelim, ... :lol:
Neptuno

Mensagempor Neptuno » 19 Jul 2016 12:53

Muito bom gosto, Branco, ficou nota dez, especialmente as janelas.

Quanto ao Stain, minha experiência é a seguinte: Quando minha casa em Parati ficou pronta, com muito Cumaru exposto ao sol e água, o pintor, também dos craques, me convenceu que o melhor era esse treco. Menos de um ano depois, a face norte estava careca de pintura, o UV queimou tudinho. Fui consultar o Bob Flexner, aquele pai-dos-burros pintores, e o que ele diz é que qualquer acabamento que não forme um filme grosso, não aguenta UV, por mais inibidores que dizem colocar. Os raios tem que ser filtrados antes de chegar na madeira. e isso o Stain não faz.

Eu noto que o Stain aqui virou mania, e acho que é porque sua aplicação não requer mão-de-obra especializada, isto é um pintor profissional.

Nos EEUU todo mundo usa Stain, mas eles usam quase sempre stain bem pigmentado, isso parece funcionar melhor, e ele é geralmente aplicado um revestimento rústico, feito em madeira serrada, o que também facilita a durabilidade.
Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.

Feliz 2017!!

Voltar para “Acabamentos”