Stain - primeiras impressões

Para discussào de temas relacionados a técnicas e produtos para acabamento de madeiras
Branco Leone
Contato:

Stain - primeiras impressões

Mensagempor Branco Leone » 18 Jul 2016 08:52

Recentemente, fizemos uma pintura geral na casa da roça. A primeira intenção era tratar o madeiramento da casa (estruturas de talhado, beirais, janelas, portão...), mas a coisa acabou incluindo a pintura das paredes que, no fim das contas, é o mais fácil e rápido.

Para tratamento das madeiras "expostas" — as não pintadas —, optei pelo stain. Nunca sequer tinha visto esse acabamento em uso e, confesso, pelo que ouvi dizer dele, também não lhe achava muita graça. Mas por sugestão do pintor (que é fera lá por aquelas bandas) e por falta de sugestão melhor, acabei arriscando.

O madeiramento do telhado, exposto, foi todo escovado e lixado (à mão, com duas lixadeiras vibratórias ou com esmerilhadeira com disco flap, conforme a acessibilidade), e nele foram aplicadas duas demãos de stain transparente.

O resultado final me pareceu bastante bom. A madeira escureceu um pouco, o colorido ficou mais uniforme e o stain deu uma sensação de limpeza que a lenha crua não dava, até por causa das toneladas de cocô de passarinho que escorriam por todas as peças. O brilho final é tênue e colaborou muito com essa sensação.

Na porta da frente, dupla e de madeira clara, que ainda estava sem qualquer acabamento e com os riscos de lápis do carpinteiro que a instalou, mandei também o stain. Como, ao contrário do telhado, a porta está ao alcance da mão e da visão mais próxima, pude verificar o produto de perto. Não sei se gostei. Qua a porta está isolada e protegida, creio não haver dúvidas. Quanto ao aspecto e toque da madeira, me pareceu que ela tinha sido besuntada com melado de cana. Sei lá, pode ser frescura de quem está acostumado ao toque do óleo de tungue.

Meu reparo mais sério fica no assunto das janelas. Eu não queria repintá-las, preferia deixá-las na madeira exposta, como já estava uma delas. Retirar tinta das aletas de uma veneziana é trabalho pra presidiário, então, entre pintar tudo ou descascar tudo, arrisquei o caminho do meio: retirar a tinta apenas das peças que a lixadeira alcançasse (isto é, tudo menos aletas, canaletas onde correm as guilhotinas, cordões que prendem os vidros).

O que, a princípio, pareceu pura demência (inclusive por parte do pintor), acabou se mostrando muito interessante. Com menos de 15 dias de terminado, dois turistas já pararam pra fotografar e perguntar como aquilo foi feito (não tenho fotos aqui, posto depois).

O enguiço foi que essas janelas foram compradas visando a pintura e, por isso, a madeira delas não é toda igual, há partes claras e escuras. Na intenção de nivelar essa variedade, optei (mais uma vez por sugestão do pintor) por usar stain tingidor padrão Imbuia. E desse eu não gostei.

Apesar do resultado final interessante que obtive, o stain com tintura "matou" 70% dos veios da madeira. Só se vê os desenhos com dia claro; à noite, chega a dar a impressão que as janelas foram pintadas de marrom.

Minhas conclusões a respeito desse acabamento são:
1) para uso em peças utilitárias (mourões, bancos, coberturas), sem muito compromisso, que ficarão expostas ao tempo, tudo bem em se usar stain transparente;
2) para peças de uso "indoor", sujeitas ao "toque", talvez dê pra usar, conforme o caso;
3) para qualquer peça importante, de uso interno ou externo, em que se privilegie as características da madeira, jamais usar stain com tingidor e, de preferência, stain nenhum.

Concordam? Discordam?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Adenilson
Contato:

Re: Stain - primeiras impressões

Mensagempor Adenilson » 18 Jul 2016 09:04

vou esperar as fotos para opinar...

Mas nunca usei este tal de stain.. Ultimamente tenho usado somente cera em moveis, e madeiramento de telhado somente seladora...
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 18 Jul 2016 09:18

Em marcenaria, stain pigmentado pode ser usado para homogeneizar cores dispares. Aplica-se uma demao com trapo, estopa, etc., e tao logo terminada a aplicacao remove-se tudo quanto possivel com um pano seco. Repetir, apos seco, tantas vezes quanto necessario para alcancar o efeito desejado. Protecao adiconal com outros acabamentos pode ser aplicada por cima do stain seco.

Em carpintaria aplica-se com trincha/pincel, par de demaos. Deve ser renovado anualmente, uma(s) nova(s) demao(s) por cima da anterior sem maior preparo do que boa limpeza, o mais facil sendo lava jato.

E' o que sei de ter lido/visto na Rede.
Na pratica nunca usei exceto para algumas experiencias — com resultados duvidosos. Para as aberturas e madeiras expostas aqui da casa minha opcao e' por aplicacao anual de oleo de linhaca, uma demao generosissima, de escorrer... e boa.
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 18 Jul 2016 09:48

Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
Alemão
Localização: Florianópolis SC ( sul da ilha, Tapera, proximo ao portão sul da base aérea ).
Contato:

Mensagempor Alemão » 18 Jul 2016 21:10

Bom, eu gostaria de postar uma foto de uma mesa que apliquei stain cristal, por uns dias ficou com um toque melado mas depois de seco o resultado foi muito bom brilho sedoso bastante interessante. não tem jeito por mais que eu tente não consigo mais postar fotos aqui.
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 19 Jul 2016 07:07

Adenilson escreveu:Ultimamente tenho usado somente cera em moveis, e madeiramento de telhado somente seladora...
Cera no telhado, infelizmente, seria impraticável. Tungue também, por causa do preço.
E não usei seladora (apesar de que, teoricamente, a lata dizer que stain é uma seladora) por causa da proverbial incompatibilidade dela com a água.

Acabei encontrando aqui fotos das janelas, antes & depois:

Imagem

Imagem

Não dá pra ver direito o efeito do stain sobre a madeira, mas dá pra ter uma idéia. As cores ficaram "niveladas", conforme o Paulo relata mas, em fotos mais aproximadas, que vou fazer quando chegar lá (se houver sol), talvez dê pra ver melhor o que eu disse sobre o empastelamento dos veios.

Jedi,
não sei se são meus olhos, tendenciosos, procurando defeitos, mas o que mais vejo são comentários como este do Thiago, nunca apenas elogios ao acabamento.
tbaroni escreveu:Na superficie inferior da prancha, eu apliquei Stain (Osmocolor canela), mas como achei que visualmente tinha ficado estranho, optei por não passar o stain na superfície de cima.

Alemão, se quiser, passe a imagem pra mim pelo brancoleone()gmail.
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 19 Jul 2016 07:18

Bem interessante o resultado final. Quanto ao stain pouco posso falar porque o experimentei poucas vezes em algumas peças para interior. Ao conhecer o Tungue acabei deixando de lado a minha latinha, em parte por poder passar com as mãos sem proteção alguma.
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 19 Jul 2016 07:32

Na minha percepção (e pro meu gosto) o stain só fica bonito depois de curado. Após alguns experimentos, cheguei à conclusão que, pelo menos para peças não expostas a sol e chuva, o ideal é passar apenas uma demão com boneca - que na verdade é um pedaço de toalha velha de algodão - e só. Tenho superfícies tratadas assim há 6 anos e não vejo necessidade de reaplicar. Pelo contrário, estão mais bonitas porque parece que não receberam tratamento algum.
Contudo, em estruturas expostas a intempéries, o ideal realmente é reaplicar no mínimo uma vez ao ano; duas vezes ao ano se for deck ou assemelhado por conta do desgaste natural gerado pelo tráfego.

(mas isso pra ficar com cara de novo. Aí vai do gosto de cada um, tenho um colega que gosta de madeira com cara de madeira velha, no melhor estilo daqueles postes verdes da CEEE 8-) )
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 19 Jul 2016 07:49

Nunca usei o tar de STAIN, mas estou aprendendo por aqui, vamos dando pitacos....

Babei na combinação das cores Branco, gostei muito, parabéns
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente - Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 19 Jul 2016 07:54

cosme escreveu:Bem interessante o resultado final.
Pelo colorido, concordo. Pelo aspecto dos veios da madeira, ainda não tenho certeza.

cosme escreveu:Ao conhecer o Tungue acabei deixando de lado a minha latinha, em parte por poder passar com as mãos sem proteção alguma.
Você passa tungue com os dedos??

jedi.wood escreveu:Tenho superfícies tratadas assim há 6 anos e não vejo necessidade de reaplicar. Pelo contrário, estão mais bonitas porque parece que não receberam tratamento algum.
Esse stain é classificado como "3 anos". Isso faz alguma diferença na durabilidade, ou é conversa mole de fabricante?

jedi.wood escreveu:Contudo, em estruturas expostas a intempéries, o ideal realmente é reaplicar no mínimo uma vez ao ano...
Tanto no telhado (transparente) quanto nas janelas (Imbuia), foram aplicadas duas demãos.
Alguma previsão de quando isso vai ficar com aspecto de não-tratado?

fguido escreveu:Babei na combinação das cores Branco, gostei muito, parabéns
Obrigado, Guido.
Depois de pronto (na foto, ainda não está) achei que talvez ficasse melhor se a casa fosse pintada no mesmo bege das aletas das venezianas, mas não quis arriscar a escurecê-la demais, podia ficar um resultado meio pesadão.

Voltar para “Acabamentos”