Goma laca

Para discussào de temas relacionados a técnicas e produtos para acabamento de madeiras
msmith1701
Contato:

Re: Goma laca

Mensagempor msmith1701 » 21 Mar 2016 11:48

A lojinha que eu compro algumas coisas lá na Mooca sempre teve alguma coisa de Goma Laca tanto nacional com importada, agora acabou o estoque e o dono não vai repor e sempre sempre teve álcool pra diluí-la, acho que a quantidade de marceneiros que a utilizam na região é alta.

Lembro de goma laca de pequeno, quando minha mãe fazia artesanato, pintura, etc, gostava das folhinha fininhas e que diluíam aos poucos num liquido, acho que meu pai que trazia o alcool, pois tinha representação de produtos químicos na epoca. Lembro dos potes com ela diluída e decantada é claro que ia chacoalhar pra coisa misturar de novo, separou tem que voltar a ser uma coisa só.

Outro dia procurando informações sobre restauro de moveis, o sujeito aconselhava a passar em alguma parte não vista do movel, alcool absoluto, diluente pu e thinner para ver qual era o tipo de acabamento dado na peça antes de começar o restauro, dependendo da reação, amolecimento, enrugamento, retirada do material, vc teria a resposta. Vou procurar no meu historico pra postar aqui
"Quando ficar ofendido dá poder às pessoas, elas ficam ofendidas mais facilmente." - John Stossel
Remember, just because you're offended, doesn't mean you're right. -Ricky Gervais
Tomassini

Mensagempor Tomassini » 21 Mar 2016 13:44

Cosme, também tenho me aventurado com a Goma Laca. Uso a laranja em flocos da GIF e compro álcool numa madeireira em Niterói ou na B. Herzog. Estou pra comprar a clarificada para fazer umas experimentações, mas confesso que o preço não é muito convidativo...

Andei fazendo uns testes com french polish e, depois de penar bastante, consegui resultados satisfatórios, embora não perfeitos. Também me perdi muito nas orientações, em livros, Youtube, revistas (a FWW tem alguns artigos diferentes sobre o tema, inclusive um do próprio Vijay), mas acabei optando pelo método do Tage Frid, lá do segundo volume do "Tage Frid Teaches Woodworking". Esse método usa também óleo mineral (GIF, no meu caso) e pedra pomes moída, que comprei em uma loja de produtos médicos. Depois de pegar a prática você vai apreendendo a balancear corretamente as proporções, não apenas da diluição, mas também da quantidade de pumice, demãos e força aplicadas.

Quanto ao armazenamento, procuro usar apenas o que vou consumir em curto prazo, mas é inevitável que sobre alguma coisa. Quando ocorre, guardo em um pote de vidro hermético, e uso apenas para aplicações menos nobres, especificamente quando utilizo a laca para selar a madeira. Aliás, esse tem sido um dos meus métodos favoritos de acabamento, principalmente nas peças torneadas: Uma camada de laca diluída a 2lb, seguida de uma leve passada de lã de aço, duas camadas de tungue a 50% e uma camada de cera de abelha com óleo mineral. Dá um acabamento muito bonito e natural.

Comprei também duas bisnagas daquelas de colocar catchup e uso para manusear tanto a laca quanto o álcool que vão na boneca. Quebra um galhão.

Acho que não tem jeito, como boa parte das coisas em marcenaria (e, por que não?, na vida), o jeito é arriscar e ir aprendendo na prática. Abraço!

Edit: Esse é o meu primeiro post aqui. Desculpem por já sair metendo o bedelho. Vou tentar ainda essa semana postar algum trabalho meu, pra me apresentar adequadamente.
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 21 Mar 2016 14:07

Branco Leone escreveu:
Adenilson escreveu:so de olho e aprendendo....
schneider escreveu:Mais um...
Somos três.

Vai contando: somos 4. Já tive vontade de testar, mas o negócio "é cheio de truques".
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 21 Mar 2016 17:14

Neptuno escreveu:Guarde sempre na geladeira. Recomendação que me fez relutantemente o Jeff Jewitt quando reclamei que a goma do site dele durou pouco. Deve durar 3 anos ou mais, fora, no máximo um ano.

Legal: juntos com as colas.

Neptuno escreveu:Diluida, guarde na geladeira também, dura alguns meses. Como aqui não temos goma sem cera, você pode retirar a maior parte da cera colocando a mistura na geladeira por umas duas semanas. A maior parte da cera irá assentar no fundo.

Quando tiver em mãos a goma laca eu vou fazer pois não tenho pressa alguma.

Neptuno escreveu:Para usar a goma-laca como acabamento, pouco importa se tem cera ou não.

Parece-me que não Pedro. Segundo o Bob Flexner a goma-laca sem cera contribui significativamente para maior transparência (se desejável, claro) como também aumenta a resistência a água.

Neptuno escreveu:Gosto de utiliza-la também como base, permite que a gente corrija defeitos, coloque cor, etc, sem influência mais tarde do acabamento a base de solventes. Mas para isso, tem que ser a goma sem cera.

Pelo o que entendi também é um selante extremamente eficiente no controle da umidade sobre a peça.

Paulo, obrigado pelo adendo nas explicações e fotografias. Extremamente denso e elucidativo. Consegui absorver o conteúdo colocado, em parte porque estou devorando a toque de caixa o livro Understanding Wood Finishing do Bob Flexner. Descobri que nada sei sobre acabamentos porque não consigo raciocinar para resolver um problema: não sei o básico. Recomendo fortemente esta leitura para quem é profissional ou não. Percebo com clareza a importância do entendimento de como "funciona" o acabamento, não por mera questão de curiosidade, nada disso, mas sim por base para resolução de problemas e escolhas. A leitura está me dando a base necessária para espantar toda a confusão que rodeia o assunto.

Já sei responder a minha própria pergunta colocada anteriormente:
cosme escreveu:Ok. Mas como se ontem brilho de forma ortogonal a goma laca?

Eliminando imperfeições ou resíduos da superfície. A percepção que temos do espelhamento de um acabamento se deve por causa da regularidade da reflexão da luz. Quanto mais perfeita a superfície no que tange um plano ideal, ou seja, sem micro crateras ou sólidos em suspensão, a luz tende a refletir na mesma direção. inclusive, descobri de forma espantosa que na verdade um verniz acetinado nada mais é do que um verniz que contêm partículas em suspensão como silica para dar a irregularidade mencionada. De modo que na verdade a técnica do Pedro de lixar a superfície para acetinar é um controle manual sobre um verniz "puro". Por isso que trabalhar com abrasivos extremamente "finos" entrega cada vez mais brilho. Por isso que preencher os poros tende a cada vez mais brilho. Sim, um espelho é ortogonal ao acabamento de filme escolhido, seja goma-laca, laca ou verniz.

Mauricio escreveu:Outro dia procurando informações sobre restauro de moveis, o sujeito aconselhava a passar em alguma parte não vista do movel, alcool absoluto, diluente pu e thinner para ver qual era o tipo de acabamento dado na peça antes de começar o restauro, dependendo da reação, amolecimento, enrugamento, retirada do material, vc teria a resposta. Vou procurar no meu historico pra postar aqui

O que aprendi:
Isso mesmo, o alcool é solvente para a goma-laca. Ao passar, uma superfície gomada indica a presença da goma-laca. Se a aplicação de thinner para laca deixar a superfície gomada o acabamento pode ser laca ou de a base de água. Dificilmente um móvel antes do anos 90 levou acabamento a base de água, de qualquer modo se a aplicação de Tolueno gomar é porque é a base de água e não Laca. Não sendo nenhum dos três, provavelmente é um acabamento reativo, como por exemplo o verniz.

Tomassini escreveu:Estou pra comprar a clarificada para fazer umas experimentações, mas confesso que o preço não é muito convidativo...

É bem caro mesmo. Por aqui vou primeiro aprender a brincar e ver se eu gosto do material.

Obrigado pelo relato pessoal, inclusive com a dica referente ao T. Frid. Pretendo comprar a pedra-pomes moída mas o óleo para lubrificação eu vou tentar, a principio, um de cozinha com boa pureza, afinal de contas são poucas gotas e é só para lubrificar, não tenho óleo mineral por aqui. O método na verdade do polimento francês parece-me um tanto místico e super-valorizado no que tange segredos. Não curto muito esta áurea, no que depender de mim, se possível, vou ajudar a quebrar isso. Isso tudo me lembra quando comecei a afiar... No final das contas era mais simples do que parecia mas exigia uma certa prática, e, havia milhões de jeitos de se fazer a mesma coisa, e sim, com o mesmo resultado.

Também fiquei de olho no uso das bisnagas, parece controlar a coisa ao meu ver no caso do polimento francês.
Vai postar um trabalho!? Algum evento dramático vai ocorrer em breve. Chuva forte, servidor inativo, hehe. :lol:
Seja bem-vindo.
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 21 Mar 2016 17:57

cosme escreveu:Quanto mais perfeita a superfície (...), ou seja, sem micro crateras...
Em pintura com tinta ou verniz, essas micro-crateras se chamam "orange peel" (nome dado pela semelhança que têm com a textura da casca da laranja). Uma das maneiras de se as eliminar (a única que testei e que funcionou) é lixar a superfície com lixa cada vez mais fina (1500, 2000, 4000...), sempre com água, desgastando os "topos" até que cheguem ao nível dos "vales" (nivelando a superfície, portanto).
Feito isto, basta um polimento suave que elimine os micro-riscos da última lixa, e o brilho de espelho aparece.

Pergunta: goma laca aguenta esse tranco?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 21 Mar 2016 18:16

Na goma-laca, ao inves de lixas cada vez mais finas usa-se boneca cada vez mais diluida. O principio e' o mesmo, o resultado e' melhor. E nao faz poeira. So da um pouco mais de trabalho...
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 21 Mar 2016 18:46

Branco Leone escreveu:
cosme escreveu:Quanto mais perfeita a superfície (...), ou seja, sem micro crateras...
Em pintura com tinta ou verniz, essas micro-crateras se chamam "orange peel" (nome dado pela semelhança que têm com a textura da casca da laranja). Uma das maneiras de se as eliminar (a única que testei e que funcionou) é lixar a superfície com lixa cada vez mais fina (1500, 2000, 4000...), sempre com água, desgastando os "topos" até que cheguem ao nível dos "vales" (nivelando a superfície, portanto).
Feito isto, basta um polimento suave que elimine os micro-riscos da última lixa, e o brilho de espelho aparece.

Pergunta: goma laca aguenta esse tranco?

Por isso que eu acho fundamental entender como o acabamento funciona.
Perguntas como essa podem ser respondidas com confiança, ou ao menos, quando se tem uma boa ideia do que é razoável: conhecimento com a aplicação da lógica.
Mesmo sem ainda ter usado goma-laca eu consigo responder.
Novamente, recomendo fortemente a literatura que mencionei anteriormente e que inclusive ainda estou lendo.

Aguenta porque goma-laca é um acabamento que forma filme duro, de modo que é possível construir camadas com a espessura a seu gosto.
Você pode lixar a última camada e dar o brilho que desejar.

O que o Paulo diz é por definição o polimento francês: aplicação de goma-laca com boneca.
Na verdade a goma-laca funciona de forma bem diferente de um verniz (somente citando o exemplo apresentado acima) . Tenho muito receio em crer que é necessariamente melhor em termos de resultado, o que me parece mais importante é o princípio de se obter o brilho espelhado. Particularmente gosto muito de evitar ao máximo lixas secas, portanto...
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 21 Mar 2016 18:54

Obrigado pelas respostas. Animam a me aventurar na coisa.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Milton Martins

Mensagempor Milton Martins » 21 Mar 2016 19:09

Por dedução, mais uma ferramenta no oficina, hehehe e eu já tenho

A geladeira

Já pensou encher a geladeira da dona Maria de asa de barata?, ela me mata ou me obriga o suicidio
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 21 Mar 2016 19:17

cosme escreveu:(...) Tenho muito receio em crer que é necessariamente melhor em termos de resultado (...)

Possa ser sejam meus olhos, mas acho que nao e' preciso crer. So e' preciso ver, hehehe...

Voltar para “Acabamentos”