Goma laca

Para discussào de temas relacionados a técnicas e produtos para acabamento de madeiras
Tomassini

Re: Goma laca

Mensagempor Tomassini » 21 Mar 2016 19:47

cosme escreveu:Vai postar um trabalho!? Algum evento dramático vai ocorrer em breve. Chuva forte, servidor inativo, hehe. :lol:
Seja bem-vindo.

Pois é, meu caro. Já passou da hora. Já é o terceiro lugar em que você me cobra uma postagem... Hehehe

cosme escreveu: Tenho muito receio em crer que é necessariamente melhor em termos de resultado, o que me parece mais importante é o princípio de se obter o brilho espelhado. Particularmente gosto muito de evitar ao máximo lixas secas, portanto...

Aqui uma lembrança: no polimento francês a pedra pomes faz exatamente o trabalho das lixas e ainda (no meu entendimento) com uma vantagem: ela trabalha "micro lixando" a peça, selando os poros com a própria mistura formada pela fina serragem produzida e a laca. Isso, associado à produção sucessiva dos filmes de laca, é que dá a profundidade do acabamento.

Abraço!
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 21 Mar 2016 21:06

paulobro escreveu:
cosme escreveu:(...) Tenho muito receio em crer que é necessariamente melhor em termos de resultado (...)

Possa ser sejam meus olhos, mas acho que nao e' preciso crer. So e' preciso ver, hehehe...

Eu acho fantástico manipular um material com tamanha versatilidade que consiga entregar uma eficácia absurda no acabamento sendo totalmente atóxico e portanto amigável ao aplicador e ao meio ambiente.
Fora a minha simpatia pelo tradicional...

Mas todavia entretanto até ai morreu Neves, de modo que é inegável o avanço tecnológico no que tange acabamento, hoje em dia há abrasivos como a Micro-mesh de grit absurdos entregando resultados impressionantes na laca, por exemplo. Agora, pelo o que entendi, a coisa é mais complexa do que somente brilho. Falamos de profundidade e claridade por exemplo. Dois pontos que uma goma-laca consegue esfregar na cara de qualquer inovação com maestria, estamos falando de um material que despontou no século XIX. Parece que há móveis que ultrapassaram um século com a goma-laca original mantendo um estado muito bom :shock:

Estou é com água na boca e sedento por provar logo esta tal de goma-laca :)

Tomassoni escreveu:Pois é, meu caro. Já passou da hora. Já é o terceiro lugar em que você me cobra uma postagem... Hehehe

Pois é, é tanta dívida que recomendo pensar em montar um site. É plaina de madeira mini-block, plaina de madeira restaurada com 24", polimento francês, ...
Brincadeira não :lol:

Inclusive parece que a técnica de preenchimento com pedra-pomes é mais eficiente que lixar quando as espécies são porosas em demasia.
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
Neptuno

Mensagempor Neptuno » 22 Mar 2016 10:23

Cosme, respeito muito o Bob Flexner, mas, não vejo muita diferença na transparência. Quanto a resistência a agua, pode ser sim porque a goma des-cerada resiste bem a agua pura, só não aguenta bebidas alcoólicas, hehehe. Mas nunca recomendo Goma Laca para mesas por causa disso.

Dito isto, as vezes a gente encontra mesas antigas para restaurar, e daí não tem jeito, elas invariavelmente estarão cobertas por Laca. Vejam esta aqui que restaurei recentemente, tem umas 6 demãos de laca loura des-cerada.

IMG_1079 (1).jpg
IMG_1079 (1).jpg (45.1 KiB) Exibido 1438 vezes
Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.

Feliz 2017!!
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 22 Mar 2016 10:56

Um tampo lindíssimo. O acabamento parece muito bom, gostei bastante.
Eu estou pensando em usar a goma-laca no acabamento da minha mesa de jantar em construção.
Como o móvel é para uso próprio, creio que reparar danos por causa de água, solventes e calor seja mais interessante pela facilidade frente a um verniz por exemplo.

-- Frank Klausz
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 22 Mar 2016 18:46

Resolvi fazer uma comparacao pratica da tolerancia `a agua entre goma-laca com cera e decerada depois de secas, e registrei em imagens...

Com aproximadamente uma hora de intervalo entre elas, quatro demaos aplicadas com trapo em um resto de imbuia; o fragmento mais longo recebeu super-blonde decerada, o mais curto a laranja com cera. Na imagem o resultado, uma meia hora apos a ultima demao:
Imagem

Foram colocados dois copos molhados, contendo agua gelada, um sobre cada peca de prova e deixados ficar por uma meia hora:
Imagem

A umidade e a condensacao reduziram o brilho da laca logo abaixo do copo, mas depois de seco com um pano nao ficou qualquer marca:
Imagem

A seguir os copos voltaram, molhados por fora e contendo agua praticamente fervendo:
Imagem

Os copos ficaram ate a agua quase alcancar a temperatura ambiente, uns 45 minutos:
Imagem

No pedaco com laca com cera, ficaram nitidas manchas esbranquicadas:
Imagem

A laca decerada tambem ficou esbranquicada, mas menos salientemente:
Imagem

Remover as manchas da um certo trabalho, mas coisa de poucos minutos ate sumir tudo.
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 22 Mar 2016 20:03

Obrigado pelo teste Paulo. Legal saber que a formação de manchas com água não é instantânea. Parece que esta resistência é proporcional a idade do acabamento.
Para remover as manchas ocasionadas pelo copo quente você esfregaria um pano com pouco álcool, é isso?

-- Frank Klausz
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 22 Mar 2016 22:51

Nao e' o copo, mas a agua quente que causa o branco. E' superficial, repetidas passadas de um trapo umido em alcool vao tirando. Problema e' que alem do branco sai um pouco da laca boa tambem, e fica uma mancha mais clara que tem de ser corrigida. Aplicando laca, claro, com vagar e jeito.
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 22 Mar 2016 23:41

Isso, o que entendo é que o branco é ocasionado pela água, independente se quente ou fria. Mas na verdade, calor por si só já danifica a goma-laca com o mesmo aspecto. O calor, no caso da presença da água, acelera a penetração de água no acabamento.

Hoje eu fiz um pedido na GIF de 100g de goma-laca e 1L de alcool. A pedra-pomes (pumice) de granulometria 4F vou trazer de fora.
Tão logo possível começarei uma lambança em um pedaço e gostaria muito de realizar testes deste tipo. De todo o modo vou seguir a ideia de tentar "retirar" a cera decantada antes de qualquer uso.

-- Frank Klausz
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 23 Mar 2016 06:50

Sugiro antes da 'separacao' mantenhas uma porcao de laca com cera para fazer tuas proprias comparacoes.
Neptuno

Mensagempor Neptuno » 23 Mar 2016 08:02

Paulo, muito bom o trabalho de comparação. Quanto tempo você deixou as manchas antes de tentar tirá-las? É minha experiência que muitas manchas saem sozinhas após algum tempo.

Cosme, se o frete nesta terra não fosse a loucura que é, eu te mandava um pouco de pedra-pomes. Outra idéia é você comprar em casa que vende material para dentistas, eles usam uma que eu acho que serve para o nosso trabalho, conquanto bem mais cara.

Pedro
Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.

Feliz 2017!!

Voltar para “Acabamentos”