Goma laca

Para discussào de temas relacionados a técnicas e produtos para acabamento de madeiras
cosme
Contato:

Goma laca

Mensagempor cosme » 19 Mar 2016 20:14

Eu estou atordoado com as minhas pesquisas sobre a goma laca (shellac). Poderia aqui escrever um resumo gordo do que consegui absorver até o momento, mas não creio ser uma boa forma de se começar este tópico. Aliás, falando em tópico, ao menos para mim, agrada-me bastante ter um tópico que pudesse concentrar informações sobre este acabamento. Creio ser de grande valia para futuras pesquisas do nossos membros. Percorri as entradas que encontrei no fórum, naveguei um pouco pelo blog do Paulo, li o que o Tom escreveu no livro dele, naveguei pelo shellacfinishes.com, andei pesquisando algumas fontes da goma laca, estou assistindo alguns vídeos, enfim, informação suficiente para me perder.

O meu riscar do fósforo: descobri que a goma laca é um produto natural para não dizer orgânico, e que ainda por cima é responsável por aquele acabamento fantástico que está presente em qualquer instrumento de qualidade, sim, aquele polimento altamente reflexivo, perfeito. Como um apreciador do fosco, do acetinado, quero mais é me provocar na experimentação do contrário. Eu só sei que este material está me atraindo e eu quero experimentar e fazer a minha própria lambança.

Que tem experiência com goma laca poderia postar aqui alguma contribuição de "próprio punho"?
Seja um resumo, uma introdução, uma conclusão, enfim, o que cada um achar adequado.

Fora isso, eu começaria com:
1) Adquirir goma laca em flocos sem cera de que fontes? (GIF, shellacfinishes.com, TFWW, ...)
2) Dica quente de como comprar álcool adequado!?
3) E aquele tutorial bacana de polimento francês (french polish) em vídeo, DVD do Vijay Velji, DVD do Ronald Louis, ou YouTube?
(O tutorial que o Paulo postou no passado está com o link quebrado)
4) Qual é o casamento entre óleo de Tungue e goma laca?
5) Armazenamento da goma diluída por quanto tempo? Algum recipiente acoplado há algum possível macete para maior durabilidade?

Acho que já está bom para começar né :grin:

Obviamente que o mínimo que eu espero do Paulo é um bom tratado sobre o assunto :lol:
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
Roger Luiz

Re: Goma laca

Mensagempor Roger Luiz » 20 Mar 2016 07:25

cosme escreveu:O meu riscar do fósforo: descobri que a goma laca é um produto natural para não dizer orgânico, e que ainda por cima é responsável por aquele acabamento fantástico que está presente em qualquer instrumento de qualidade, sim, aquele polimento altamente reflexivo, perfeito. Como um apreciador do fosco, do acetinado, quero mais é me provocar na experimentação do contrário. Eu só sei que este material está me atraindo e eu quero experimentar e fazer a minha própria lambança.

Cosme, a goma laca é muito usada em violões de qualidade, principalmente feitos por luthier (artesanais), mas o brilho não é tão destacado assim. Se esse brilho que você está falando é como nos violões que tem um brilho vitrificado, geralmente é verniz PU ou laca de Nitrocelulose, aplicados à pistola. Goma laca quase que 100% é na boneca, ainda que raríssimos apliquem na pistola.

cosme escreveu:Fora isso, eu começaria com:
1) Adquirir goma laca em flocos sem cera de que fontes? (GIF, shellacfinishes.com, TFWW, ...)

Geralmente o pessoal da lutheria compra do exterior, dizem ter mais qualidade que a nacional, tem a http://www.lmii.com, eu nunca comprei.

cosme escreveu:2) Dica quente de como comprar álcool adequado!?

O luthier Ricardo Dias sempre recomenda o álcool absoluto do http://www.bherzog.com.br, no Rio de Janeiro. Mas o gif também vende.

cosme escreveu:3) E aquele tutorial bacana de polimento francês (french polish) em vídeo, DVD do Vijay Velji, DVD do Ronald Louis, ou YouTube?
(O tutorial que o Paulo postou no passado está com o link quebrado)

Com legendas em português:
https://www.youtube.com/watch?v=ilXhhLJrpqE

O resto não sei, nunca usei, ouvi falar/ li em algum lugar que se usa direto na madeira, mas pode se fazer preenchimento antes da aplicação. No Jacarandá e madeiras muito densas, com breu em pó, moído. No abeto e no red cedar/ redwood (sequóia)/ Douglas Fir, alguns selam com clara de ovo, mas ovo caipira. Não sei se funciona.

Você pode entrar em contato com um luthier, conheço (virtualmente) o Sérgio Barbosa, é violonista erudito também, e seus violões estão em alta, começando a despontar. Devo lembrar que, em Lutheria, isso demora a acontecer, tem que fazer muto violão pra chegar lá.
http://sergiobarbosaluthier.blogspot.com.br/

bom domingo
"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 20 Mar 2016 09:52

Quem le eventualmente ou acompanha o meu blog sabe que, a) ha mais ou menos 5 anos goma-laca e' parte integrante de praticamnte todos meus acabamentos e, b) sendo, muito antes do que um aprendiz de marcenaria, prioritariamente um curioso, eu tenho o habito de testar os dogmas, experimentar fazer tudo o que se diz que nao se faz procurando entender o por que se faz ou se deixa de fazer. Assim, por tentativas, erros e acertos, eu desenvolvi minhas conviccoes e praticas pessoais no uso da goma-laca. Nao sei se sao certas ou erradas; sao as que eu uso e comigo dao certo. Querendo dizer, claro, que tudo o que eu postar sobre o tema esta certamente sujeito a chuvas e trovoadas.

Abordando as questoes do Cosme, entao...

1) A goma-laca em escamas mais comum, dita 'indiana', laranja (orange), chamada de asa-de-barata, e' por larga margem a mais utilizada em acabamentos em marcenaria, e contem consideravel teor de ceras. Variedades de cor avermelhada (ruby), ambar, marron escuro (garnet), goma-laca decerada (blonde), ainda mais goma-laca decerada e clarificada (super-blonde), custam bem mais, sao bem mais dificeis de encontrar e visam atender usos especificos, excepcionais. Praticamente toda a goma-laca que eu uso e' asa-de-barata adquirida da GIF. (Existe ainda uma variedade, avermelhada, chamada de goma-laca nacional, obtida a partir de resina de pinus. Consta ser bem mais barata e dar resultados bem inferiores `a chamada 'indiana'. Nunca usei, logo, nada a declarar.)

2) O solvente ideal para goma-laca e' alcool etilico anidro, tambem chamado alcool absoluto. A GIF vende, mas tambem pode ser encontrado em lojas de suprimentos para laboratorios. Como solvente de limpeza, para pinceis, as maos, panos, etc., eu utilizo alcool combustivel, muitissimo mais barato.

3) Quanto a polimento frances, e' um de varios refinos da tecnica para casos especiais. Para ve-lo aplicado, acho o melhor caminho e' mesmo o YouTube; para entender os passos, talvez ler um ou cinco artigos na Teia. Cada praticante do metodo tem uma abordagem, um jeito, uma tecnica, multiplos segredos, multiplas, complexas explicacoes. Na minha experiencia, quase tudo frescura. Importante e' entender como se obtem brilho, independente se o agente empregado e' laca, verniz, resina, cera, oleo, sabao, agua, o que seja. Assunto que talvez mereca uma analise mais detida, se e quando for o caso.

4) Exceto agua, goma-laca casa com tudo. Alias, essa sua verstatilidade e' um de seus maiores beneficios, acho eu.

5) Tanto quanto ha imensa variedade de informacoes desconexas, infundadas, antagonicas quanto a tecnicas de emprego, igualmente as ha quanto `a armazenagem, das escamas e/ou da solucao de goma-laca. Outra vez, na minha experiencia, quase tudo frescura. Como, me parece, o importante e' entender o que causa o brilho ao desenvolver-se uma tecnica de aplicacao, o importante na conservacao das escamas e das solucoes e' evitar tanto quanto possivel exposicao a radiacao ultravioleta. E, nas escamas, nas solucoes e no solvente, com fanatismo obsessivo, rigor compulsivo, o maximo exagero sendo o minimo desejavel, evitar toda umidade. E escamas e solucao permanecem perfeitamente utilizaveis literalmente por anos, na minha experiencia.

Tanto quanto me parece.
Evidentemente, salvo melhor juizo.
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 20 Mar 2016 10:34

Antes de mais nada, obrigado Roger.

Roger Luiz escreveu:Cosme, a goma laca é muito usada em violões de qualidade, principalmente feitos por luthier (artesanais), mas o brilho não é tão destacado assim.

Estranho. Não é o que me parece aos olhos pelo o que puder perceber em fotografias e vídeos. Não posso dizer ao vivo porque nunca soube se um determinado instrumento a minha frente tinha um acabamento deste tipo ou não. No mais também é proporcional ao que andei pesquisando. Até onde entendi, é possível obter um acabamento altamente espelhado e brilhoso com a goma laca como também algo mais para o fosco.
De todo o modo, o que vi como resultado pelas minhas pesquisas é para os meus olhos, simplesmente perfeito.

Roger Luiz escreveu:Se esse brilho que você está falando é como nos violões que tem um brilho vitrificado, geralmente é verniz PU ou laca de Nitrocelulose, aplicados à pistola.

Certo. No meu caso eu descarto esta possibilidade. Não há menor interesse de minha parte em usar pistola e muito menos um "material com química".
Por isso que eu adoro Tungue.

Roger Luiz escreveu:Goma laca quase que 100% é na boneca, ainda que raríssimos apliquem na pistola.

Na verdade vi muita aplicação em pincel, agora para quem deseja brilho o lance parece ser a boneca.

Roger Luiz escreveu:Geralmente o pessoal da lutheria compra do exterior, dizem ter mais qualidade que a nacional, tem a http://www.lmii.com, eu nunca comprei.

Hum. Muito bom, inclusive o site tem o DVD do Ronald Louis Fernandez.

Roger Luiz escreveu:O luthier Ricardo Dias sempre recomenda o álcool absoluto do http://www.bherzog.com.br, no Rio de Janeiro. Mas o gif também vende.

Hehehe, a galera da escalada comprava carbonato de magnésio lá. Não era bom para a prática mas quebrava um galho.
Ótima dica, ainda mais no RJ.
(Hum, e pelo visto eles possuem Ácido Cítrico, estou precisando comprar mais em breve)

Roger Luiz escreveu:Com legendas em português:
https://www.youtube.com/watch?v=ilXhhLJrpqE

Bem legal, é mais um overview da coisa mas muito bem colocado. O autor inclusive tem, ao que me parece, dois DVDs e um curso online sobre o tópico.

Roger Luiz escreveu:O resto não sei, nunca usei, ouvi falar/ li em algum lugar que se usa direto na madeira, mas pode se fazer preenchimento antes da aplicação. No Jacarandá e madeiras muito densas, com breu em pó, moído. No abeto e no red cedar/ redwood (sequóia)/ Douglas Fir, alguns selam com clara de ovo, mas ovo caipira. Não sei se funciona.

Isso, para madeiras com poros abertos entendi que é necessário o preenchimento dos poros para se obter alto brilho. Bem interessante a ideia do breu. O que vi que mais me atraiu aqui é a tradicional técnica da pedra-pomes moída (pumice). Cheguei a ler relatos sobre o ovo mas ninguém aplicando.

Roger Luiz escreveu:Você pode entrar em contato com um luthier, conheço (virtualmente) o Sérgio Barbosa, é violonista erudito também, e seus violões estão em alta, começando a despontar. Devo lembrar que, em Lutheria, isso demora a acontecer, tem que fazer muto violão pra chegar lá.
http://sergiobarbosaluthier.blogspot.com.br/

Bacana, imagino o quão trabalhoso e manhoso é o polimento francês, mas de minha parte, nenhum interesse em construir instrumentos, hehe.

Paulo escreveu:A goma-laca em escamas mais comum, dita 'indiana', laranja (orange), chamada de asa-de-barata, e' por larga margem a mais utilizada em acabamentos em marcenaria, e contem consideravel teor de ceras.

Será que isso é uma constante? Pelo o que entendi a goma laca premium da BT&C na versão orange não parece ter cera alguma. Acho que talvez estamos falando da qualidade do refinamento da goma laca não?

Paulo escreveu:2) O solvente ideal para goma-laca e' alcool etilico anidro, tambem chamado alcool absoluto. A GIF vende, mas tambem pode ser encontrado em lojas de suprimentos para laboratorios. Como solvente de limpeza, para pinceis, as maos, panos, etc., eu utilizo alcool combustivel, muitissimo mais barato.

Certo, então vamos de álcool absoluto. Ir até o Centro da capital para comprar o álcool na indicação do Roger pode não valer tanto a pena neste momento frente a um pedido no conforto do meu lar lá na GIF :think:

Paulo escreveu:3) Quanto a polimento frances, e' um de varios refinos da tecnica para casos especiais. Para ve-lo aplicado, acho o melhor caminho e' mesmo o YouTube; para entender os passos, talvez ler um ou cinco artigos na Teia. Cada praticante do metodo tem uma abordagem, um jeito, uma tecnica, multiplos segredos, multiplas, complexas explicacoes. Na minha experiencia, quase tudo frescura. Importante e' entender como se obtem brilho, independente se o agente empregado e' laca, verniz, resina, cera, oleo, sabao, agua, o que seja. Assunto que talvez mereca uma analise mais detida, se e quando for o caso.

Bom, o procedimento é si é uma "frescura bonita" :lol:
De modo que até acredito que frescuras envolvidas no fazer fazem diferença.
Eu gostaria de experimentar, para variar, o mais tradicional. O processo lento com preenchimento dos poros usando pedra-pomes. O que evita a técnica de selar com goma laca e lixar. Sempre fugindo no que é possível das lixas.
Ok. Mas como se ontem brilho de forma ortogonal a goma laca?

Paulo escreveu:4) Exceto agua, goma-laca casa com tudo. Alias, essa sua verstatilidade e' um de seus maiores beneficios, acho eu.

Sem economias.
O óleo vai antes da goma laca?
Nesta linha, qual é vantagem da goma laca aplicada depois do óleo?

Faz sentido polimento francês seguido de uma aplicação "fina" de Tungue para impermeabilizar a superfície a longo prazo ou a sequência por si só já estraga o polimento francês?

Paulo escreveu:5) Tanto quanto ha imensa variedade de informacoes desconexas, infundadas, antagonicas quanto a tecnicas de emprego, igualmente as ha quanto `a armazenagem, das escamas e/ou da solucao de goma-laca. Outra vez, na minha experiencia, quase tudo frescura. Como, me parece, o importante e' entender o que causa o brilho ao desenvolver-se uma tecnica de aplicacao, o importante na conservacao das escamas e das solucoes e' evitar tanto quanto possivel exposicao a radiacao ultravioleta. E, nas escamas, nas solucoes e no solvente, com fanatismo obsessivo, rigor compulsivo, o maximo exagero sendo o minimo desejavel, evitar toda umidade. E escamas e solucao permanecem perfeitamente utilizaveis literalmente por anos, na minha experiência.

Eu posso fazer uma solução de menos de 200ml se eu quiser aplicando uma regra de três sobre o corte?
A geladeira poderia ajudar na conservação das escamas ou somente colocar dentro de um armário escuro já é suficiente?
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
Roger Luiz

Mensagempor Roger Luiz » 20 Mar 2016 11:14

Sobre o brilho, tem alguns que depois de aplicada, fazem um polimento com polidor novus para plástico http://www.novusbrasil.com/kit-novus/ , e alguns puxam o brilho com uma boneca levemente umidecida com o álcool absoluto.
Um que puxa muito o brilho é o Paulo Marcos http://luthierpaulomarcos.blogspot.com. ... eitas.html

Eu falo isso apenas por observação. Nunca fiz, mas como já tive bastante interesse em lutheria, havia pesquisado um pouco, conversas, textos, dois fórum sobre violão, etc. Mas não é pra mim. Na verdade, nem caixote é pra mim ultimamente.
"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
Neptuno

Mensagempor Neptuno » 20 Mar 2016 11:59

Puts, sobrou pouco para mim.

Guarde sempre na geladeira. Recomendação que me fez relutantemente o Jeff Jewitt quando reclamei que a goma do site dele durou pouco. Deve durar 3 anos ou mais, fora, no máximo um ano.

Diluida, guarde na geladeira também, dura alguns meses. Como aqui não temos goma sem cera, você pode retirar a maior parte da cera colocando a mistura na geladeira por umas duas semanas. A maior parte da cera irá assentar no fundo.

A melhor goma-laca sem cera é a alemã.

Comprei alcool na http://www.polycomercial.com/produto-quimico
O 96º GL serve, mas a dificuldade de comprar é a mesma do que o anidro.

Para usar a goma-laca como acabamento, pouco importa se tem cera ou não. Gosto de utiliza-la também como base, permite que a gente corrija defeitos, coloque cor, etc, sem influência mais tarde do acabamento a base de solventes. Mas para isso, tem que ser a goma sem cera.

Se quiser tornar o acabamento fosco, eu dou um "acabamento no acabamento" com espuma abrasiva, lixa 320, ou 400, palha de aço 000 (Bom Brill) etc. Isso é melhor feito a mão, no sentido do veio, com uma lâmpada colocada estrategicamente para se ver os reflexos.
Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.

Feliz 2017!!
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 20 Mar 2016 12:37

Solucao de goma-laca asa-de-barata, bem dissolvida e agitada, pronta para uso:

Imagem

A mesma solucao deixada em repouso por uns dias, e a cera decanta:

Imagem
Removendo o sobrenadante se tera goma-laca laranja decerada.

Mesmo a goma-laca super-blonde, decerada e clarificada, ainda mostra um pequeno deposito de cera:

Imagem

A alegada vantagem de decerar a laca, afora reduzir a pigmentacao, aumentar a transparencia, e' torna-la ainda mais compativel com outros acabamentos. Na minha experiencia nunca tive problema da laca com cera em nenhum acabamento base solvente, aplicando por cima ou por baixo. Agua, a qualquer tempo e em qualquer lugar e' sempre um problema.

Quanto a polimento frances, pode ser extremamente complexo, inumeras etapas, varios elementos e componentes, ou relativamente simples, resumido. Questao de preferencia. O resultado e' o mesmo.

Lixa? Pode ser util, conforme o metodo se queira empregar, mas usualmente e' desnecessario. Fechar os poros e' indispensavel para alto brilho, dispensavel para acabamento acetinado. Pode-se usar pedra-pomes ou qualquer outra tecnica, ate mesmo cera (com tecnica adequada).

Oleo antes da laca penetra na madeira. Laca antes do oleo lacra a madeira. Laca depois do oleo alisa, suaviza a sensacao tactil, protege e da tanto brilho quanto se queira. Oleo depois da laca e' complicado, questao de como ficou a superficie. Se tiver sido aplicado polimento frances, superficie ultrapolida, espelhada, o oleo so vai atrapalhar. Se for uma ou outra demao de laca, so para lacrar a madeira, o oleo dara o seu acabamento normal, apenas sem salientar cores e veios da madeira, pois nao ira penetrar.

Podes preparar quanto queiras de solucao, no corte que quiseres, medindo as partes.

Eu so uso geladeira, ou melhor, congelador para conservar as escamas ainda no saco lacrado em que vem. Para abrir o saco deixo chegar na temperatura ambiente e transfiro tudo para um recepiente de plastico opaco que fecha hermeticamente. Se a coisa estiver gelada ou congelada quando aberta, vai condensar agua. E ahi, danou-se!

Nao precisa armario escuro. Basta vidro, mesmo transparente, que vidro filtra UV.
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 20 Mar 2016 17:10

so de olho e aprendendo....
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br
schneider

Mensagempor schneider » 20 Mar 2016 20:50

Mais um Adenilson.
Cheguei a comprar uma goma laca no ML mas faltou-me a paciência para obter o devido resultado.
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 21 Mar 2016 06:29

Adenilson escreveu:so de olho e aprendendo....
schneider escreveu:Mais um...
Somos três.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Voltar para “Acabamentos”