Acabamento: Olio per Mobili GIF

Para discussào de temas relacionados a técnicas e produtos para acabamento de madeiras
Valete
Contato:

Re: Acabamento: Olio per Mobili GIF

Mensagempor Valete » 15 Mar 2016 17:16

Quase 2 páginas e nenhuma foto? hehehehe.

Estou terminando de construir minha cristaleira e ainda não decidi sobre o acabamento. Por falta de opção eu geralmente acabo indo pra seladora como acabamento, por mais que já experimentei eu gosto do resultado que ela proporciona, quase não altera a cor original da madeira e dá um acabamento fosco. Talvez não seja o ideal, mas aos meus destreinados olhos o resultado me agrada.

Assim que possível, aguardo ansiosamente as fotos.
:chores-chopwood: Acompanhe meus projetos no Instagram: @Joel.Woodshop
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 16 Mar 2016 09:54

Valete escreveu:Quase 2 páginas e nenhuma foto? hehehehe.
Eu avisei! Eu avisei! :lol:

Valete escreveu:Por falta de opção eu geralmente acabo indo pra seladora como acabamento...
Valete, eu abandonei quase completamente a seladora depois de descobrir o tungue. Não senti falta dela, talvez por não fazer muita coisa, e com isso não ter passado por algo que exigisse as características da seladora.

O que pretendo agora é me aventurar em outros óleos, vegetais e minerais.
Mas só depois de entender como funciona esse tal Per Mobili da GIF.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
ESSANCHES

Mensagempor ESSANCHES » 16 Mar 2016 20:23

Branco Leone escreveu:...........pretendo agora é me aventurar em outros óleos, vegetais e minerais.
Mas só depois de entender como funciona esse tal Per Mobili da GIF.

Não esquece de contar pra gente quando entender....... :grin:

[]s
Emerson

"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 17 Mar 2016 06:30

ESSANCHES escreveu:Não esquece de contar pra gente quando entender....... :grin:

Se isso chegar a acontecer, pode ter certeza de que eu volto pra contar. :lol:
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 18 Mar 2016 08:04

Já tenho algumas impressões sobre o óleo lá no tópico das cadeiras.
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 29 Abr 2016 17:23

Como alguns sabem, tenho sofrido de uma tal Síndrome de Ménière, coisa que, se felizmente não mata, incapacita o caboclo de tal maneira que... bem, deixemos isso pra lá. Fica a menção apenas para justificar a velocidade de cágado que tenho conseguido imprimir às minhas tarefas.

Entre uma vomitada e outra, pedi ajuda ao amigo Bruno (o melhor lustrador que conheço, assistente do Marcão do gdm), e ele encarou a bronca. Levei-lhe a cadeira que tinha oleado e que não tinha conseguido lustrar. Só de olhar, ele já confirmou que ninguém conseguiria lustrar aquilo, pois a cera acumulada na superfície da madeira, já muito seca e dura, só sairia dali na lixa ou raspadeira (refiro-me aqui apenas ao assento e ao encosto, pois as peças menores indicavam solução).

Começamos então a remoção do "ceróleo" depositado nas áreas grandes usando lixa. Não foi muito fácil porque, em pontos aparentemente aleatórios, o óleo havia penetrado mais fundo do que em outras áreas. Quando, enfim, nos vimos livres daquilo, recomeçamos a aplicação do óleo muito bem agitado, com trincha larga mas pouco espessa. Aguardamos o tempo de secagem sugerido na bula (20 minutos, mas creio que isso possa variar muito conforme umidade e temperatura ambientes), e tentamos o procedimento indicado nela: LIXAR o óleo ainda fresco. Como isso deu mostras de que não funcionaria, optamos por retirar eventuais excessos não secos daqui e dali com uma estopa e... pronto, a superfície já nos pareceu bastante bem acabada, restando apenas aguardar pela secagem completa que seria seguida de uma boa flanelada.

Abro parênteses. Vejo agora que, na minha primeira tentativa, o maior erro foi tentar descarregar na madeira a maior quantidade possível de óleo, tanto utilizando uma trincha espessa quanto apertando-a sobre a madeira durante a passada, e ainda não retirando o excesso da superfície, que, a esta altura era MUITO, ensebando a madeira de tal forma que foi impossível lustrá-la depois. Fecho parênteses.

Enquanto esperávamos as mencionadas secagens, experimentamos dar uma, duas e três demãos em outras peças de madeira, a ver que efeito teriam e se valeriam o esforço/gasto. No nosso entender, as três peças ficaram com o mesmo aspecto, não duvido que até mais protegidas e impermeabilizadas, mas idênticas no toque e na textura. Como essas cadeiras serão usadas "no seco", optei por dar apenas uma demão em todas.

Quanto ao resultado, estou na roça, sem câmera que permita fotos minimamente elucidativas. Ficam prometidas para a semana que vem, quando então espero que haja mais sol para tentar umas imagens razoáveis que mostrem o que aconteceu:

- pode se dizer que o brilho é ZERO. A impressão é que a madeira "brilha" apenas por causa da superfície lisa que a lixa deixou, não pela presença do óleo;
- o toque é fantástico, liso e sedoso, mas nem por isso o cabra senta na cadeira e desliza até o chão (isso também por causa do desenho da cadeira, que não o permite);
- a cor é a da nossa velha amiga Imbuia, não houve alteração significativa (também porque usei a versão transparente do óleo), havendo apenas o leve escurecimento natural de qualquer aplicação de produto que penetre nas fibras.

Mas as opiniões sobre o resultado divergiram. Se de minha parte adorei o resultado, o Bruno, acostumado a acabamentos que "marcam presença" nas peças, não achou graça alguma nesse óleo, e chegou a repetir o que eu tinha dito antes aqui: "Dá a impressão de que eu não fiz nada!". No que eu concordo inteiramente, discordando: temos aqui uma cadeira antiga, que parece antiga, bem conservada. Ela agora é uma bela e digna senhora, que não esconde as rugas, e que tem orgulho do que viveu. Com acabamentos mais convencionais, ficaria parecida, talvez, com a Ana Maria Braga.

Pela atenção, obrigado.
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 29 Abr 2016 19:13

Pois eu nunca botei o tal do Tungue nas mãos, mas estou tentando a usá-lo pois os trabalhos com madeira tem aumentado de volume (ainda bem) e eu quero testar um substituto para a seladora.
Olho por olho e o mundo acabará cego - Mahatma Gandhi
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 30 Abr 2016 02:16

Guido,
apenas esclarecendo uma possível confusão, estou falando do Olio per Mobile, não do Tungue. Não tome as impressões que dou aqui como sendo do Tungue, que é outra história, pede outro procedimento, oferece outro acabamento.
Esse "per Mobile" não é apenas um óleo, é uma mistura de óleos e ceras. São ambos muito bons e da General Iron Fittings, e aí terminam as semelhanças.
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 30 Abr 2016 13:58

entendi Branco, foi apenas um comentário do que eu pretendo fazer, mas valeu a lembrança,

abraços de um tonto para outro tonto, hehe.... (sofro de labirintite, mas pelos sintomas que descrevestes, acho que vou fazer uma consulta)
Olho por olho e o mundo acabará cego - Mahatma Gandhi
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 30 Abr 2016 18:42

fguido escreveu:(sofro de labirintite, mas pelos sintomas que descrevestes, acho que vou fazer uma consulta)
Desencana, se você tivesse Síndrome de Ménière (ou Hidropisia Coclear), não teria dúvidas.
Eu não tenho vertigens ocasionais. Sem medicação, eu tenho equilíbrio ocasional. :lol: Imagine.

Voltar para “Acabamentos”