Reforma de cadeiras CIMO

Para discussào de temas relacionados a técnicas e produtos para acabamento de madeiras
Adenilson
Contato:

Re: Reforma de cadeiras CIMO

Mensagempor Adenilson » 27 Mai 2016 11:46

Branco Leone escreveu:E agora, finalmente, numa foto que, se quisermos elogiar a qualidade, poderemos apenas chamar de péssima, aí estão as três cadeiras revividas. E em uso.

Já a mesa de centro tem história muito mais interessante, pois foi recolhida por meu sogro, circa 1950, do rescaldo do incêndio numa "boate" no Rio de Janeiro (entre aspas pra andar aqui escrevendo o verdadeiro ramo de atividade do estabelecimento).

Ficou legal, Gostei das cadeiras... Sabe que faz pouco tempo estas cadeiras eram comuns por aqui, mas hoje já não as encontro com tanta facilidade.

Quanto ao pu... digo boate, se o produto da mesma fosse igual à mesinha eram de boa qualidade...kkkk
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 27 Mai 2016 16:24

Adenilson escreveu:Ficou legal, Gostei das cadeiras... Sabe que faz pouco tempo estas cadeiras eram comuns por aqui, mas hoje já não as encontro com tanta facilidade.
Assim como tudo que presta, não?

Adenilson escreveu:Quanto ao pu... digo boate, se o produto da mesma fosse igual à mesinha eram de boa qualidade...kkkk
Reverendo,
parece que a coisa era papa-fina mesmo. Deu no jornal, saiu na Manchete, foi uma comoção. Do dia pra noite, centenas de políticos e empresários viram-se irremediavelmente "desabrigados", sem outro lugar pra voltar que não fosse as próprias mansões. Uma coisa muito triste, página negra (e por que não dizer esfumaçada) da história da Capital Federal de então.
:lol:
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Roger Luiz

Mensagempor Roger Luiz » 27 Mai 2016 19:33

Branco Leone escreveu:
Adenilson escreveu:Ficou legal, Gostei das cadeiras... Sabe que faz pouco tempo estas cadeiras eram comuns por aqui, mas hoje já não as encontro com tanta facilidade.
Assim como tudo que presta, não?

Adenilson escreveu:Quanto ao pu... digo boate, se o produto da mesma fosse igual à mesinha eram de boa qualidade...kkkk
Reverendo,
parece que a coisa era papa-fina mesmo. Deu no jornal, saiu na Manchete, foi uma comoção. Do dia pra noite, centenas de políticos e empresários viram-se irremediavelmente "desabrigados", sem outro lugar pra voltar que não fosse as próprias mansões. Uma coisa muito triste, página negra (e por que não dizer esfumaçada) da história da Capital Federal de então.
:lol:

Engraçado, esses dias vi uma matéria sobre isso, um documentário,
aqui ó
gosto dessas histórias...
"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 28 Mai 2016 09:42

Roger Luiz escreveu:Engraçado, esses dias vi uma matéria sobre isso, um documentário, aqui ó...

Roger, por algum motivo, seu link não abriu. Mas pesquisei no site da folha, achei o artigo e colei o link aqui. Vamos ver se agora funciona:

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/ ... pais.shtml

E se não me engano, a tal boate é a Vogue, mencionada no texto.
Vou confirmar com a minha sogra (não, ela não trabalhava na boate!).
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 07 Jun 2016 09:22

Branco Leone escreveu:Imagem

(...)Já a mesa de centro tem história muito mais interessante, pois foi recolhida por meu sogro, circa 1950, do rescaldo do incêndio numa "boate" no Rio de Janeiro (entre aspas pra andar aqui escrevendo o verdadeiro ramo de atividade do estabelecimento).

Consegui recuperar lá do gdm a história da tal mesa que aparece no canto inferior da imagem acima, que adapto abaixo:

Ela foi fabricada não sei exatamente quando, mas antes de 1955. Por baixo dela, ainda estão os restos deste selo:

Imagem

Como se pode ver, quem a fabricou foi a Marcenaria e Carpintaria ICO Instalações Comercias Ltda., que ficava na Travessa Marechal Deodoro, 11, em São Bernardo do Campo - SP. Hoje, no lugar da empresa, só há um muro pixado.
E não adianta querer telefonar pra lá porque, além da empresa não existir mais, o telefone que aparece no selo é 31. :lol:
Alguém aí sabe em que época São Bernardo tinha telefones com dois algarismos?

Agora vem a parte interessante. Depois de fabricada, essa mesa foi parar — não sei se em primeira mão — na Boate Vogue no Rio de Janeiro que, como podem atestar pelas notícias de época, foi consumida num incêndio horroroso em 14 de agosto de 1955.

Link para a história da casa: http://copacabana.com/boate-vogue/#.U5RVYnZzkc8

E meu sogro (infelizmente falecido há uns anos), ainda solteiro e talvez até frequentador da casa, obteve-a dos escombros do incêndio (comprando-a ou não) com a intenção de ficar com uma recordação do lugar.

Ela deveria ter um vidro (quebrou-se numa mudança e não foi reposto) que une as duas caixas laterais, fazendo uma espécie de vitrine horizontal onde se pode manter objetos protegidos da poeira. Devia ser uma mesa de centro de algum ambiente menos público da boate, como um escritório ou algo assim.

Quando eu conseguir, posto aqui uma foto que preste dela.
Neptuno

Mensagempor Neptuno » 11 Jun 2016 10:43

Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.

Feliz 2017!!
Dartadf
Contato:

Mensagempor Dartadf » 12 Jun 2016 23:14

Eu cresci em São Bernardo do Campo, me lembro desta fábrica, ficava na avenida marechal Deodoro, mas o que dava para a avenida era a lateral da fábrica, era de esquina e a frente dava para uma travessa que não lembro o nome, com certeza na época que conheci já teria outro nome.
Em 55 a marechal ainda devia ser passagem obrigatória para que ia de São Paulo a santos, lembro que na avenida marechal havia um marco de concreto com inscrições indicando a kilometragem para santos.
Quanto ao telefone sei que teve época de dois algarismos porque em um pequeno museu de São Bernardo há uma antiga lista telefônica esposta onde se vê telefones de dois algarismos.
Abraços Darta.

É fazendo Mer... Que se aduba a vida!
http://dartadf.blogspot.com.br/
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 13 Jun 2016 08:06

Valeu, Dom Pedro, vou fuçar.

Dartadf escreveu:Eu cresci em São Bernardo do Campo, me lembro desta fábrica, ficava na avenida marechal Deodoro, mas o que dava para a avenida era a lateral da fábrica, era de esquina e a frente dava para uma travessa que não lembro o nome, com certeza na época que conheci já teria outro nome.
Em 55 a marechal ainda devia ser passagem obrigatória para que ia de São Paulo a santos, lembro que na avenida marechal havia um marco de concreto com inscrições indicando a kilometragem para santos.
Quanto ao telefone sei que teve época de dois algarismos porque em um pequeno museu de São Bernardo há uma antiga lista telefônica esposta onde se vê telefones de dois algarismos.
A História, contada por quem a viveu, é SEMPRE muito mais interessante.
Obrigado, Darta!
Apotecario

Mensagempor Apotecario » 13 Ago 2016 12:07

Caro Branco Leone!
Vc já tentou raspar com cacos de vidro de janela? Passe numa vidraçaria e pegue pedaços com o corte bem linear e com o fio sem dentes...Vc vai se surpreender com o resultado...Lixa muito grossa vai desgastar muito a lâmina e dependendo de quanto Vc vai precisar tirar poderá perfurá-la...
Por favor, reserve uma destas poltronas pra mim pra fazer uma parelha...
Abç,
"Apotecario"
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 14 Ago 2016 19:46

Apotecario escreveu:Vc já tentou raspar com cacos de vidro de janela? Passe numa vidraçaria e pegue pedaços com o corte bem linear e com o fio sem dentes...Vc vai se surpreender com o resultado...Lixa muito grossa vai desgastar muito a lâmina e dependendo de quanto Vc vai precisar tirar poderá perfurá-la...
Caro Apotcario,
conheço a técnica do raspador feito com caco de vidro. Não é meu predileto, apesar de saber que, mas mãos de quem sabe usá-lo, pode dar ótimos resultados.
No caso destas cadeiras, optei por começar com a lixa grossa — terminando na 220 — por verificar que, mesmo sendo de compensado, as lâminas são extremamente grossas e eu não corria o risco de perfurá-las, pois peças com 25 mm de espessura têm apenas seis ou set camadas, isto é, tinha muita madeira pra "queimar".

Apotecario escreveu:Por favor, reserve uma destas poltronas pra mim pra fazer uma parelha...
Não entendi.
Você tem uma dessas cadeiras?

Voltar para “Acabamentos”