Reforma de cadeiras CIMO

Para discussào de temas relacionados a técnicas e produtos para acabamento de madeiras
paulobro
Contato:

Re: Reforma de cadeiras CIMO

Mensagempor paulobro » 08 Mar 2016 14:25

Tenta "Maloof joint"...
RicardoAsetubal

Mensagempor RicardoAsetubal » 08 Mar 2016 15:27

Branco Leone escreveu:Guglei "saddle joint" e só apareceram imagens de ortopedia.
A coisa deve ser complicada mesmo.

Coloquei "wood" na frente e melhorou a pesquisa. Mas ainda apareceu alguns ossos e juntas de gente. :lol:
"O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso." Ariano Suassuna. Brasileiro e Nordestino.
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 08 Mar 2016 15:29

paulobro escreveu:Tenta "Maloof joint"...

Fiz isso e tive um acesso de riso nervoso. :shock:
Qui quié isso, véi??
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 18 Mar 2016 07:51

Muito bem, na semana passada, deixei oleadas e secando todas as peças de uma das cadeiras, mais os parafusos dentro do vinagre.

Os parafusos estão novos, naquele tom "cinza-ácido-acético" característico que o vinagre deixa (e já foram pra dentro do óleo). As peças de madeira secaram completamente, ficando no aspecto fosco-seboso que todo excesso de cera provoca.

Montei juntos, na "politrizmeril", os dois discos de algodão comprados na Poli-Max, ficando com uma banda de rodagem de uns 3 cm.

Botei pra rodar. Comecei com um braço e uma perna traseira. O primeiro porque é de compensado, é curvo, e é o pedaço que encosta em partes normalmente nuas do corpo (nossos braços); a perna traseira foi escolhida por ser maciça e (quase) reta.

Logo ao começo do polimento, já deu pra ver que não ia ser moleza. A coisa é dura, não como dizem ser a cera de carnaúba (nunca usei), mas muito mais firme que a cera de abelha pura (que não me dá trabalho para polir). A rotação parece ser a ideal (nem ameaçou queimar a cera), mas é preciso dosar a força que se faz sobre a roda pra não parar o motorzinho. Em poucas palavras: boa rotação, pouca potência.

A roda de algodão esfiapa um bocado (mal comecei, e esse canto da oficina tá todo sujo), voa mais pelo do que quando a gente chuta um gato, mas, em compensação, o tecido não fica empastelado de cera, vai saber por quê.

Abaixo, uma foto da semana passada, antes do lixamento...

Imagem

... e outra de hoje.

Imagem

Apesar de não ter ficado como eu esperava (na verdade, nem sei direito o que eu esperava), estou gostando muito. A cera é BEM fosca (note-se o suave reflexo do plástico-bolha na lateral do braço), e as peças estão ficando como... como... como se eu não tivesse feito nada nelas. E isso não deixa de ser interessante porque 1) eu FIZ (e pode-se notar quanto fiz comparando as duas fotos) e 2) esse aspecto é condizente com um restauro.

Que dizem, amigas?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 18 Mar 2016 10:08

Branco Leone escreveu:...
Que dizem, amigas?

Branco: esse "amigas" é sacanagem ou erro de digitação? :angry-tappingfoot:

Outra coisa: talvez eu tenha me perdido, fiquei navegando entre os tópicos (esse da cadeira, o outro da politriz). Mas você está dando o polimento e falando em cera, certo?
Na verdade, você está polindo depois de aplicar o tal óleo (Olio per mobil GIF), é isso? Você deu apenas uma mão?
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 18 Mar 2016 11:22

pelo que entendi o olio per mobil gif é uma mistura de ceras, por isso está sendo chamado de cera! É isso???

bom saber que a rotação é adequada, então devo sefuir com meus quase 2000 rpm mesmo!

Branco que perna bonita amigA.... kkkk Mas falando sério o polimento está excelente, e claro que cada um tem seu gosto, mas é exatamente assim que eu prefiro moveis restaurados, sem aquele brilho plastificado, uma coisa mais acetinada..

Parabens!
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br
Roger Luiz

Mensagempor Roger Luiz » 18 Mar 2016 12:53

ELCIO escreveu:
Branco Leone escreveu:...
Que dizem, amigas?

Branco: esse "amigas" é sacanagem ou erro de digitação? :angry-tappingfoot:

Não sou o Branco, mas com certeza é sacanagem! Nem ligue, sacanagem é coisa boa!
Valete
Contato:

Mensagempor Valete » 18 Mar 2016 13:46

Gostei do acabamento, combinou muito bem com os móveis antigos e com os novos deve ficar espetacular.
Agora me desanima esse trabalho todo pra dar acabamento. Falou em polimento é outro universo a parte, politriz, boinas, massa de polimento... e mais $$$ indo embora. rsrsrsrs.
Esperava algo um pouco mais simples.
:chores-chopwood: Acompanhe meus projetos no Instagram: @Joel.Woodshop
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 18 Mar 2016 15:05

Valete escreveu:(...) Agora me desanima esse trabalho todo pra dar acabamento. Falou em polimento é outro universo a parte, politriz, boinas, massa de polimento... e mais $$$ indo embora. rsrsrsrs.

O método de polimento que uso talvez lhe agrade: pegas as fitas que resultam da plaina (manual) e passa sobre a peça.
Quanta mais fina a fita menor a abrasividade e vice-e-versa.
Para os meus olhos o resultado é muito bom, tanto quanto ao tato ou o aspecto estético.
(Ah sim, poucas passadas para se chegar a um resultado satisfatório.)
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 18 Mar 2016 15:21

cosme escreveu:
Valete escreveu:(...) Agora me desanima esse trabalho todo pra dar acabamento. Falou em polimento é outro universo a parte, politriz, boinas, massa de polimento... e mais $$$ indo embora. rsrsrsrs.

O método de polimento que uso talvez lhe agrade: pegas as fitas que resultam da plaina (manual) e passa sobre a peça.
Quanta mais fina a fita menor a abrasividade e vice-e-versa.
Para os meus olhos o resultado é muito bom, tanto quanto ao tato ou o aspecto estético.
(Ah sim, poucas passadas para se chegar a um resultado satisfatório.)

Em tornearia isso tem um nome especifico, que não me lembro... kkkkk Mas eu uso bastante depois da ultima liza, normalmente grão 600 para depois passar a cera ou acabamento que for dar!
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br

Voltar para “Acabamentos”