Verniz de água ou não

Para discussào de temas relacionados a técnicas e produtos para acabamento de madeiras
fguido
Contato:

Re: Verniz de água ou não

Mensagempor fguido » 16 Fev 2016 19:39

Não deixando de dar minha insignificante opinião, mas como não consigo me manter calado(como sempre). Mas tenho usado o verniz maritimo à base dágua e tenho gostado dos resultados, recentemente fiz uma cozinha de peroba(tópico Madeira Reciclada) e a cliente uma arquiteta pediu que não desse nem seladora para não alterar a cor da madeira, queria apenas cera. O problema que depois de pronta qualquer respingo de água fazia uma mancha feia nas peças. Então testei lixar e aplicar uma demão bem rala desse Verniz Maritimo à base dágua e o resultado foi excelente, a cor ficou praticamente inalterada.

Em outras peças tenho aplicado o mesmo verniz com igual desempenho,mas sempre com demãos sempre bem diluídas, e emponjinha scoth brite entre as demãos.

Também usei o mesmo verniz na cumeeira de minha antiga casa, já fazem mais de 3 anos e está suportando muito bem às intempéries climáticas.
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
Fabio

Mensagempor Fabio » 22 Fev 2016 02:08

Neptuno:
muito importante: seca muito rápido.

Mais rapidamente do que as tintas à base de solvente?

Pergunto porque no pouco que usei uma pistola de pintura de turbina (2 estágios), até aqui com primers, fundos e tintas à base de solvente, vi um ponto crítico na rapidez de secagem, por conta do ar quente. Às vezes, a tinta já se deposita no substrato quase seca.

Estava justamente Imaginando se adotar como regra o uso de produtos à base d'água -- ao menos com essa pistola -- minimizaria o problema.
Neptuno

Mensagempor Neptuno » 22 Fev 2016 08:32

Fabio

Interessante observação. Quando se usa pistola com tintas a base de solventes, em climas muito quentes e secos, apresenta-se sim esse problema. As vezes não é possível a gente pulverizar sem adicionar algum retardante, mas quando se aplica com pincel demora para secar.

Mas com tintas a base de água, isso nunca aconteceu comigo, elas não secam no ar. Parei de usar a pistola para o verniz a base de água, descobri que é muito mais fácil utilizar um rolo de espuma.

Pedro
Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.

Feliz 2017!!
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 22 Fev 2016 08:51

Isso, quando uso verniz a base de água também só uso rolo ou pincel bem fino, na pistola nunca ficou bom comigo
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
Fabio

Mensagempor Fabio » 22 Fev 2016 15:21

fguido:
na pistola nunca ficou bom comigo

O que acontece que compromete a qualidade da pintura?

Voltar para “Acabamentos”