Verniz de água ou não

Para discussào de temas relacionados a técnicas e produtos para acabamento de madeiras
Neptuno

Verniz de água ou não

Mensagempor Neptuno » 14 Fev 2016 11:40

Bom, de volta a labuta marceneira já me deparo com uma decisão difícil. Tenho uma mesa em minha casa de praia, cujo tampo é de Freijó e estava muito manchada porque o fabricante (acho que) usou só um stain vagabundo nela. Já consegui lixar e retirar todas as manchas, e agora me deparo com a decisão sobre o novo acabamento.

Como combinei com a minha mulher de que iria usar um acabamento que não amarelasse a madeira, logo vi que um Verniz de Poliuretano a base de água seria a melhor alternativa.
Mas preciso garantir que o tampo não manche novamente, porque é uma mesa usada e abusada para comer e beber. Nunca usei esse treco em mesa, portanto fui ler sobre o assunto.

O Bob Flexner não recomenda esse uso, o Jeff Jewitt nem se digna a fazer comparacões, bem como alguns outros autores que dizem sempre a mesma coisa mas não provam:

As with shellac, water-based polyurethane won't hold up well to heat and chemicals. It's good for bookcases, desks, side tables and picture frames — anything that won't be exposed to extremes.

Eu pretendo fazer uns testes antes, se achar que esse é o caminho, mas gostaria de saber dos amigos se alguem tem experiência com esse produto nesse tipo de mesa.

Edited: Recentes postagens que encontrei na Internet, afirmam que essa crença refere-se a materiais antigos, já ultrapassados e que os mais recentes quase que equiparam-se aos vernizes em solvente. Vamos ver, continuo a busca de alguem que tenha feito testes.

Obrigado

Pedro

PS para Cosme: Seria bom se tivéssemos um forum específico para Acabamentos.
Editado pela última vez por Neptuno em 14 Fev 2016 14:20, em um total de 1 vez.
Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.

Feliz 2017!!
paulobro
Contato:

Re: Verniz de água ou não

Mensagempor paulobro » 14 Fev 2016 13:03

Neptuno escreveu:PS para Cosme: Seria bom se tivéssemos um forum específico para Acabamentos.

Permito-me um aparte:

Por forca de heranca, habito arraigado, em pindorama tem-se o costume de, quase sempre, fazer as coisas de cima para baixo: a autoridade caga a regra e a malta que a cumpra. Quando se quer alguma coisa, provoque-se a autoridade.

Aqui no forum se tentou, e se tenta sempre que possivel/cabivel, aplicar o salutar principio da democracia: Fazer-se as coisas de baixo para cima; se alguem tem uma proposta procura-se testa-la na pratica e medir sua eficiencia, utilidade, propriedade, etc., pela resposta dos assinantes. Exemplarmente, instituiu-se um processo para criar novos foruns, topicos e subforuns, como exposto no Mural:
viewtopic.php?f=15&t=186

Inevitavelmente o processo democratico, ate por querer envolver, se talvez nao uma maioria, no minimo uma porcao significativa de participantes, e' mais lento e totalmente imprevisivel — e pode mesmo vir a ser traumatico conforme os animos. Inclusive, foi exatamente a intencao de criacao de um novo forum/topico/subforum de cima para baixo o estopim no desencadear-se o primeiro, e ate agora unico, grande cisma no Madeira!. (Como ja muito se afirmou, e reiterou-se, democracia e' uma droga, a pior forma de governo — exceto por todas as demais.)

Dito isso, pessoalmente acho que discussao sobre acabamentos seria assunto valido e potencialmente muito chamativo. Razao por que convido os interessados neste tema a abrirem nO Mais um ou mais topicos sobre ele, para se possa ver na pratica se ha real interesse. (Se o Pedro, autor deste topico, o desejar, podemos mesmo transferi-lo para la, como semente...)
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 15 Fev 2016 08:41

paulobro escreveu:Aqui no forum se tentou, e se tenta sempre que possivel/cabivel, aplicar o salutar principio da democracia: Fazer-se as coisas de baixo para cima; se alguem tem uma proposta procura-se testa-la na pratica e medir sua eficiencia, utilidade, propriedade, etc., pela resposta dos assinantes.

Mais uma para a série "Dá pra não gostar deste fórum?".

paulobro escreveu:...foi exatamente a intencao de criacao de um novo forum/topico/subforum de cima para baixo o estopim no desencadear-se o primeiro, e ate agora unico, grande cisma no Madeira!.

Li algumas partes desse caso. Raramente encontrei pelaí tantos mal-entendidos (seja por terem sido mal-ditos ou mal-ouvidos) em tão pouco espaço.

Mas tergiverso. Não quis interromper.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Neptuno

Mensagempor Neptuno » 15 Fev 2016 09:54

Não quero nem olhar...

Meu item acima parece não encontrar comentaristas, mas não faz mal, continuarei a postar aqui sobre o assunto e os resultados de meus testes.

Quanto ao forum, deixo a critério de vocês transferirem ou não meu texto.

Pedro

Feliz 2017!!
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 15 Fev 2016 11:00

Nao tenho experiencia alguma com verniz poliuretano, bicomponente ou monocomponente, base agua ou base solvente. Nada. Apenas algumas leituras, e sem maior profundidade. O unico que reparei e talvez a informacao possa ter alguma utilidade, em nosso mercado verniz pu bicomponente base agua e' rara raridade.

Encontrei no entanto, alegando ser o verniz mais transparente do mercado, o Skania Best, que talvez valha uma olhada?
http://vernizskania.com.br/skania-best
Parece-me o maior inconveniente e' a embalagem (5 litros), mas talvez seja viavel dividir em porcoes mais, mm, compativeis.
Enfim, nao sei se ajuda ou atrapalha, mas fica a sugestao.

(Com a aquiescencia do autor, optamos por mover o topico para O Mais, esperando ele possa talvez instigar debates e, mesmo, eventualmente originar um novo subforum sobre acabamentos.)
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 15 Fev 2016 11:49

Não é Verniz o caso, mas gostaria de comentar "algo!!

Quase sempre temos como principio não "mexer em time que está ganhando"! Eu sempre usei, até um ano atras, esmalte a base de solvente, e quando me ofereciam a base de água eu nem sequer queria ouvir, pois acostumado estava com o outro e "era o melhor"! Até que um fim de semana necessitei comprar e a loja de sempre estava fechada e na loja do bairro só tinha a base de água!
Resultado! Nunca mais comprei do outro!

Por incrível que pareça, e cabeça dura como sou, parece que sigo o mesmo principio com o verniz, só uso a base de solvente, não quero nem ouvir falar de verniz a base de água! Estou só esperando um dia que a loja estiver fechada para ver se o resultado será o mesmo...
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br
Neptuno

Mensagempor Neptuno » 15 Fev 2016 11:56

Adenilson

O resultado aparente é o mesmo, com as seguintes vantagens: Não tem cheiro forte, pode-se aplicar com rolo, pincel, pistola, boneca, é mais transparente, fácil de lavar os utensílios, não precisa selar a superfície, e, muito importante: seca muito rápido.

Ainda não sei dizer bem se a resistiencia fisico-quimica do filme produzido é a mesma, quase a mesma, ou muito pior.

Pedro

Feliz 2017!!
Roger Luiz

Mensagempor Roger Luiz » 16 Fev 2016 00:59

Neptuno escreveu:Adenilson

O resultado aparente é o mesmo, com as seguintes vantagens: Não tem cheiro forte, pode-se aplicar com rolo, pincel, pistola, boneca, é mais transparente, fácil de lavar os utensílios, não precisa selar a superfície, e, muito importante: seca muito rápido.

Ainda não sei dizer bem se a resistiencia fisico-quimica do filme produzido é a mesma, quase a mesma, ou muito pior.

Pedro

No meu caso específico, usando tinta esmalte da sherwin willians, tem todas as vantagens que você citou.

Sobre a parte em destaque, achei mais fraca que a tinta à base de solvente. Parece que esfarela um pouco mais, com as intempéries.

Sugestão ( sem nunca ter usado) é o stain a base d'água sherwin willians, não achei nenhum link, mas nas lojas que vendem a marca, costuma ter. Não sei se já conhece.
"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
msmith1701
Contato:

Mensagempor msmith1701 » 16 Fev 2016 11:01

Pedro,

Eu já via a linha Aquaris da Sayerlack, inclusive alguns moveis ficam expostos ao tempo na fabrica pra testes reais e não somente nos laboratórios deles.

É um produto de primeira, vale a pena testa-lo, diz o fabricante que tem durabilidade de 6 anos, eles informalmente dizem ser mais, mas se precisar de repintura com 5, já é uma tremenda vantagem em cima do verniz comum e do stain.
http://www.sayerlack.com.br/aquaris-ver ... base-agua/

aqui a ficha técnica
http://www.sayerlack.com.br/wp-content/ ... quaris.pdf

Abs,
Mauricio
"Quando ficar ofendido dá poder às pessoas, elas ficam ofendidas mais facilmente." - John Stossel
Remember, just because you're offended, doesn't mean you're right. -Ricky Gervais
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 16 Fev 2016 14:22

Pedro

Acho que vou ter que experimentar! Na próxima compra vou considerar isso, e fazer um teste. Eu acho muito mais facil (no tocante ao esmalte) a limpeza da pistola e outros utensílios quando é a base de água!

Roger Luiz escreveu:

Pedro

No meu caso específico, usando tinta esmalte da sherwin willians, tem todas as vantagens que você citou.

Sobre a parte em destaque, achei mais fraca que a tinta à base de solvente. Parece que esfarela um pouco mais, com as intempéries.

Sugestão ( sem nunca ter usado) é o stain a base d'água sherwin willians, não achei nenhum link, mas nas lojas que vendem a marca, costuma ter. Não sei se já conhece.

o que eu achei é que se vc "empilhar" o produto pintado (eu faço bastante coisa de artesanato) a tinta cola uma na outra, mesmo depois de seca, e tira lascas.. mas foi o único inconveniente que achei...
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br

Voltar para “Acabamentos”