DÚVIDAS SOBRE ACABAMENTO

Para discussào de temas relacionados a técnicas e produtos para acabamento de madeiras
ELCIO

DÚVIDAS SOBRE ACABAMENTO

Mensagempor ELCIO » 08 Dez 2015 22:00

Amigos: li vários posts do fórum, mas continuo com umas dúvidas quanto ao acabamento de peças em madeira.
Minha maior dúvida é sobre quais os acabamentos podem ser utilizados em peças QUE VÃO ENTRAR EM CONTATO COM ALIMENTOS.
Tenho intenção de tornear algumas taças (e se conseguir usar a ponta do eixo, também alguns pratos - pois meu torno não permite peças com mais de 14 cms de diâmetro).
Assim, se algum amigo que já tenha utilizado os materiais seguintes, poderia esclarecer se eles podem ser usados para peças que terão contato com alimentos, bem como, qual deles tem duração razoável, ou se mostra mais fácil de reaplicar, bem como quais tem melhores resultados estéticos?

1- ceras ( de carnaúba, abelha, etc.).
2- seladora
3- óleos (peroba, mineral, soja/milho, de tungue
4- verniz
5- outros materiais.

Caso essa dúvida já conste em algum post no site (que eu não achei), favor algum administrador deletar o post.
Grato a todos que puderem ajudar.
msmith1701
Contato:

Re: DÚVIDAS SOBRE ACABAMENTO

Mensagempor msmith1701 » 09 Dez 2015 09:28

Élcio,

Tem dois acabamentos que uso para madeira em contato com alimentos, óleo mineral e uma cera da GIF, chamada Atefice Cucina.

Se encontrar cera de abelha pura é uma boa, mas já comprei cera de abelha em loja e ganhei de um apicultor e são ceras diferentes, nota-se pelo cheiro.

O óleo mineral tem pra vender em farmácia, acho que o nome comercial é Nujol ou se acha em loja de essência como óleo mineral usp, muito barato tb.

Abs,
Mauricio
"Quando ficar ofendido dá poder às pessoas, elas ficam ofendidas mais facilmente." - John Stossel
Remember, just because you're offended, doesn't mean you're right. -Ricky Gervais
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 09 Dez 2015 11:02

Valeu, Maurício.
A cera da GIF, já tinha visto no site, onde aliás, consta expressamente que é atóxica e indicada para contato com alimentos. Também lá consta que deve ser reaplicada a cada 2 meses (ou 3?), ou seja, parece que vai dar um certo trabalho para manter encerado.
Mas ainda tem a questão da aparência, quais desses tem o melhor acabamento.
A cera de abelha (verdadeira) é de fácil aplicação e dá bom acabamento?
É que já li que algumas ceras são extremamente duras e difíceis de aplicar, ou ainda que exigem politriz para bom acabamento.
Vamos ver se mais alguém pode contar sua experiência...
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 09 Dez 2015 13:39

Elcio, eu ainda não fiz nada com a preocupação em ser atóxico por conta dos alimentos, mas uso óleo de tungue nos meus trabalhos e lhe digo que é uma opção atóxica quando utilizado puro. Ou seja, deixe de lado aquela primeirão demão diluída. A cera de abelha é uma outra opção que é comumente utilizada para manutenção de tábuas para corte de alimentos. O pessoal mistura a cera de abelha com óleo, e, aplica de tempos em tempos na peça para manter uma proteção eficaz. Inclusive, outro dia estava vendo uma empresa "grande" de Cape Breton que vende um potinho com a cera+óleo para o próprio cliente passar, bem legal a idéia.

Com relação a estética, nossa, é uma questão extremamente pessoal.
Eu particularmente gosto muito do tungue. É um óleo de alta qualidade.

[]s
Cosme
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
msmith1701
Contato:

Mensagempor msmith1701 » 09 Dez 2015 13:53

Pra aplicar a cera no torno é só fazer isso enquanto a peça esta girando, aplica pressionando a cera contra a peça e dando polimento depois, fiz com carnaúba em uns cabos ficou show
O que da pra fazer tb é uma cera atóxica com cera de abelha e oleo mineral, uso pra brinquedos pra crianças.

Já publiquei uma copia em um post de outro canto, tenho guardado aqui a formula e o video pra não perder

http://youtu.be/yI5EJ9E-rp8

1 pint de oleo mineral,segundo a internet é o equivalente 473,176473 ml, o Nujol ou o tal olho minera usp.

Uma xícara ligeiramente cheia e cera de abelha, pelo que da pra entender ele enche a xicara de medida presando um pouco e deixando um pequeno montinho pra fora, para ter cera suficiente, pois qdo vc a pica ela acaba tendendo a ficar com menos quantidade e mais tamanho

E derreter em banho maria, nada de colocar no fogo direto.

Facil aplicação e facil lustre, não brilha como a carnauba, mas é atóxica
"Quando ficar ofendido dá poder às pessoas, elas ficam ofendidas mais facilmente." - John Stossel
Remember, just because you're offended, doesn't mean you're right. -Ricky Gervais
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 10 Dez 2015 11:59

e a de carnauba? é Toxica???

Eu uso normalmente a cera de abelha para produtos que vai ter contato com alimentos. ainda nao achei este tal de oleo mineral...

mas uma mistura de abelha e carnauba (se nao for toxica) acho que daria um bom acabamento.
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 10 Dez 2015 12:01

olha isso...
Utiliza-se cera de carnaúba na fabricação de ceras para pisos, ceras automotivas, tintas, vernizes, produtos para marcenaria, além de ser usada no processo de fabricação de medicamentos e alimentos.

É utilizada também na conservação de frutas, ela é dissolvida com água e outros ingredientes e aplicada sobre as frutas, formando uma película protetora que impede a ação oxidante do oxigênio e evita a perda de líquido com a evaporação. Estudos demonstram que a aplicação dessa proteção em tomates, mangas, e tantas outras frutas podem prolongar o seu viço quase o dobro do tempo de uma fruta que não recebeu essa aplicação.

me leva a crer que pode ser usada tambem... quanto a ser dura para aplicação só aumentar a rotação do torno e deixar esquentar... kkkk

paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 10 Dez 2015 13:06

Ao escolher eventual acabamento para pecas que terao contato com alimentos, ha de se considerar tambem com quais tipos de alimentos havera o contato: solidos, liquidos, frios, quentes, etc.

Por exemplo, goma-laca nao tem quaisquer problemas de toxicidade, sendo inclusive utilizada como parte de alimentos e medicamentos; mas se a peca em que for aplicada vier a ter regularmente contato com agua, ainda mais se quente, o acabamento vai para o espaco. Acabamentos com ceras puras, sem aditivos, sao atoxicos (adicionando aos exemplos citados pelo Adenilson, cera de carnauba e' usada quase universalmente como lubrificante de fio dental) mas tambem nao toleram bem calor, e por ahi afora.

Alem disso, ha os solventes. Praticamente todos os solventes organicos sao muito toxicos. Ceras e oleos (exceto o mineral) devem estar curados, muito bem curados, antes de ter contato com alimentos. E por fim ha os aditivos. A maior parte dos produtos para aplicacao em madeira vem comercializados com aceleradores, estabilizadores, etc., e estes sao praticamente sempre toxicos, usualmente pela presenca de metais pesados. Razao porque, em regra, deve-se evitar stains, vernizes, tintas e lacas.

Os oleos usualmente utilizados em culinaria nao sao, claro, toxicos. O problema e' que rancam ao se oxidarem, e o cheiro e o gosto desagradaveis podem afetar o paladar dos alimentos.

Dito o que, da lista apresentada, tanto quanto eu saiba, tradicionalmente sao considerados seguros para contato com alimentos acabamentos com

oleo mineral
ceras puras
oleo de tungue (bem curado)
oleos de culinaria
goma-laca

Se nao apenas tiverem contato mas forem ativamente utilizados como utensilios de mesa — copos, pratos, talheres, etc. — o melhor e' deixa-los sem qualquer acabamento e construi-los com essencias que nao liberem gosto (um prato feito de cedro-rosa e utilizado em servico de mesa... seria um pesadelo!) e deixar que o proprio uso lhes de acabamento.

E' o que me ocorre...
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 17 Dez 2015 12:00

Amigos: muito obrigado pelas respostas. Fiquei sem internet por uns dias, e só pude ler as respostas hoje. Por enquanto, só tenho óleo de tungue e óleo de cozinha. Vou ver se compro cera de carnaúba e óleo mineral e ir "fazendo uns testes".
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 18 Dez 2015 11:29

estou com o mesmo dilema.. estou fazendo (melhor tentando) duas canecas, que a principio queria usar diáriamente, principalmente para beber café... (é meu vicio...).

Estou pensando em faze-las com a colagem de 3 madeiras, formando 3 ou 4 círculos, estas madeiras seriam Angico preto (assim é conhecido na minha região), peroba rosa e amarelinho.

Estou quase que deixando sem nenhum acabamento (só o lixado e polido com a propria madeira) no interior e aplicando a mistura de ceras que tenho no exterior...

se der certo posto aqui... se der errado tambem.... kkkk

Voltar para “Acabamentos”