DÚVIDAS SOBRE ACABAMENTO

Para discussào de temas relacionados a técnicas e produtos para acabamento de madeiras
paulobro
Contato:

Re: DÚVIDAS SOBRE ACABAMENTO

Mensagempor paulobro » 18 Dez 2015 11:58

Quanto a canecas para cafe, Adenilson, eu penso que a primeira providencia antes de iniciar os trabalhos seria pegar uns pedacinhos (ou raspagem) das madeiras que vais utilizar e deixar de molho em agua fervendo, e provar quando ficar frio. Se nao ficar gosto, boa, segue em frente.

Se ficar gosto marcado, forte ou muito ruim, nao me parece as canecas possam servir para tomar cafe sem acabamento interno impermeabilizante. Eu ja fiz, utilizando resina epoxi de cura lenta (Araldite® Profissional) bem diluida em alcool absoluto, o suficiente para poder aplicar com pincel; duas demaos com intervalo de mais de 24 horas e entao deixada curar por 7 dias. (O alcool absoluto, eu usei o que emprego para diluir goma-laca; se consegue em lojas que vendem reativos para laboratorios quimicos.) Outra hipotese seria utilizar tinta epoxi — mas ahi teria de verificar se ha aditivos, e se sao seguros para contato com alimentos.

E' o que me ocorre.
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 18 Dez 2015 12:11

Excelente ideia esta do teste Paulobro!!!

Vou fazer isso mesmo, apesar de já estarem na prensa (grampos) colando, vou fazer o teste anteriormente, se der gosto deixo as canecas só como enfeite ou "porta canetas"...

confesso que não tenho muita paciência com acabamentos que demoram muito tempo!!
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 19 Dez 2015 14:03

Adenilson: que bom que meu post está servindo para elucidar dúvidas de outra pessoa.
Quanto à sua caneca, vou dar um pitaco sobre suas canecas:
FUJA DA PEROBA!!!!
De todas as madeiras que conheço, a peroba (verdadeira) é a que tem gosto mais marcante (e não é bom....). Há quem diga que é por isso que cupim não pega na peroba.
Faça o teste para comprovar, mas se fosse eu, com peroba, nem perdia tempo.
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 21 Dez 2015 10:58

ELCIO escreveu:Adenilson: que bom que meu post está servindo para elucidar dúvidas de outra pessoa.
Quanto à sua caneca, vou dar um pitaco sobre suas canecas:
FUJA DA PEROBA!!!!
De todas as madeiras que conheço, a peroba (verdadeira) é a que tem gosto mais marcante (e não é bom....). Há quem diga que é por isso que cupim não pega na peroba.
Faça o teste para comprovar, mas se fosse eu, com peroba, nem perdia tempo.

ferrou.... ja esta tudo colado e as esquinas quebras, pronta para ir para o torno.. kkkkkk

vou fazer e ver o resultado, qualquer coisa uso de porta canetas... kkkkk

obrigado pela dica mano...

Formaggio

Mensagempor Formaggio » 21 Dez 2015 15:20

Pessoal, estou lendo os posts e não poderia deixar de fazer uns comentários, em primeiro lugar os óleos tanto o mineral como os vegetais serão removidos se lavados com detergentes ou sabões e por ultimo a resina epóxi depois de curada não tem toxicidade e é utilizada como revestimento de caixas d'água, portanto, depende do uso.
abraços
“Construímos mais muros do que pontes” Issac Newton
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 21 Dez 2015 20:41

eu to achando a caneca tão bonita.... queria usar ela para tomar meu café.... to quase comprando esta tal de resina epoxi....

ELCIO

Mensagempor ELCIO » 08 Jan 2016 21:07

Pessoal: quando escrevi esse tópico (referente a acabamento), me preocupava a questão de possível contaminação dos alimentos com os produtos usados no acabamento.
Quando vi que o colega Adenilson pretendia usar peroba numa caneca, me assustei um pouco, pois nunca pensei que alguém fosse usar peroba para uma caneca. Explico minha surpresa: para mim, peroba é sinônimo de madeira amarga, motivo pelo qual nem cupim pega. Uma vez, coloquei uma lasca de peroba no canto da boca, enquanto regulava a serra. Garanto que o gosto é horrível e fica na garganta até no outro dia. Pelo menos para mim, a peroba é a madeira que conheço que mais causa alergia e irritação (o gosto, já falei).

Relembrando esses fatos, bem como de outras madeiras que são conhecidas por causar tosse, espiro, alergia, etc... procurei um artigo antigo que já havia lido e acho que vale a pena para todos que eventualmente trabalham com madeira, dar uma acessada no link que segue:

http://www.wood-database.com/wood-artic ... -toxicity/

O site é em inglês e pode haver alguma confusão com algumas madeiras (perfeita identificação), mas acho que pode ajudar.

Voltar para “Acabamentos”