Óleo de Tungue em assoalho

Para discussào de temas relacionados a técnicas e produtos para acabamento de madeiras
Rmon
Contato:

Re: Óleo de Tungue em assoalho

Mensagempor Rmon » 21 Dez 2017 14:53

Parabens Cosme,
Este trabalho esta muito,mas muito bem feito e bonito.
Sou fã do óleo, mas não tive a oportunidade de aplica-lo além das brincadeiras que faço com madeira.
Rmon.
clongatojr

Mensagempor clongatojr » 17 Jan 2018 22:20

ESSANCHES escreveu:Bem, sou fã do tungue, mas recentemente, utilizei óleo de linha cru (o cozido, um amigo diz que, é roubada) e gostei muito do resultado, muito mesmo, e por uma fração do preço do tungue (1 litro paguei R$10,00).
Outra propriedade do óleo de linhaça (esse amigo que disse tb) é que ele tem ação cupinicida, dispensa pentox e outros afins.
De repente vale a pena um teste :roll:

Sem querer ser chato com o seu amigo, nem a linhaça nem o tungue tem ação cupinicida. O que existe é óleo de linhaça misturado com outros produtos (secantes, solventes etc) que são tóxicos para os insetos.

Depois de ler aqui sobre isso pesquisei um pouco e realmente é um dado difundido, mas não use a linhaça para proteger contra cupim (ou fungos, mofo e bolor).
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 17 Jan 2018 23:33

Rmon escreveu:Parabens Cosme,
Este trabalho esta muito,mas muito bem feito e bonito.
Sou fã do óleo, mas não tive a oportunidade de aplica-lo além das brincadeiras que faço com madeira.

Estou gostando Rmon, estou usando o piso regularmente e vai bem. E olha que fiquei na terceira demão e ainda sem cera.

Por aqui é gozado porque é difícil não usar Tungue. Usei verniz no deck e sinceramente... estou lá arrependido. Mas não sei. Vou fazer um teste quando possível em uma ripa do deck e avaliar isso.

clongatojr escreveu:Sem querer ser chato com o seu amigo, nem a linhaça nem o tungue tem ação cupinicida. O que existe é óleo de linhaça misturado com outros produtos (secantes, solventes etc) que são tóxicos para os insetos.

Obrigado Claudio pela informação. Inclusive chegou em minha casa na sexta passada 2L de tungue bruto da GIF. Até então eu vinha utilizando um Tungue da Campestre(se não me falha a memória, pois foram litros gentilmente providenciados pelo Pedro Netuno).
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 18 Jan 2018 07:16

cosme escreveu:(...)Por aqui é gozado porque é difícil não usar Tungue. Usei verniz no deck e sinceramente... estou lá arrependido. Mas não sei. Vou fazer um teste quando possível em uma ripa do deck e avaliar isso.

Não gostou do verniz ? No meio do ano passado, enjoado de reaplicar stain a cada semestre em algumas estruturas que ficam ao relento, pesquisei alternativas, a partir daí, um amigo que atua na área de tintas e vernizes indicou-me um produto de uma empresa concorrente, Cetol Deck da Sparlack.

Comprado o verniz, coloquei as lixadeiras para trabalhar até que anos de aplicações e reaplicações de stain fossem removidas completamente :confusion-seeingstars: , após lixar e dar um capricho, apliquei o tal verniz. Passados mais de 6 meses, constatei que realmente não será necessário dar manutenção em prazos tão diminutos quanto o produto anterior. :bow-blue:

Pontos a considerar:

- não acredito que o verniz citado entregará os 6 anos de durabilidade prometidos;

- não sei se futuramente será necessário remover o "filme" do verniz por conta daquele efeito escamado tão comum neste tipo de solução, principalmente quando submetidos às diferenças climáticas radicais (durante o mesmo dia) que temos aqui no sul;

- como só encontrei semi-brilho, qualquer pó fica em destaque, neste sentido, o stain é perfeito, passados alguns dias após a aplicação, resta apenas a aparência de madeira molhada.

- esse post ficaria melhor no tópico do deck em cumaru :lol:

Quanto ao tungue, há alguns meses fiz algumas estruturas para abrigar vasos no jardim, na verdade potes de sorvete com temperos, notei que em apenas dois meses o sol já mostrou seus efeitos, contudo, como são pequenas fica fácil administrar. 8-)
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 18 Jan 2018 23:26

jedi.wood escreveu:Não gostou do verniz ? No meio do ano passado, enjoado de reaplicar stain a cada semestre em algumas estruturas que ficam ao relento, pesquisei alternativas, a partir daí, um amigo que atua na área de tintas e vernizes indicou-me um produto de uma empresa concorrente, Cetol Deck da Sparlack.

Usei Cetol e até agora não estou curtindo muito não.
Sem contar que não está nada fácil remover a sujeira(terra), mas creio que isso deve ser pela brilhante ideia de usar a versão antiderrapante.
(Nem me pergunte se tive o trabalho de dar acabamento com lixa fina, Cumaru é tão ruim de trabalhar que isso seria um castigo)

jedi.wood escreveu:Comprado o verniz, coloquei as lixadeiras para trabalhar até que anos de aplicações e reaplicações de stain fossem removidas completamente :confusion-seeingstars: , após lixar e dar um capricho, apliquei o tal verniz. Passados mais de 6 meses, constatei que realmente não será necessário dar manutenção em prazos tão diminutos quanto o produto anterior. :bow-blue:

:think:

jedi.wood escreveu:- não acredito que o verniz citado entregará os 6 anos de durabilidade prometidos;

Eu também não. Debaixo de sol, chuva, sol, chuva ...

jedi.wood escreveu:- não sei se futuramente será necessário remover o "filme" do verniz por conta daquele efeito escamado tão comum neste tipo de solução, principalmente quando submetidos às diferenças climáticas radicais (durante o mesmo dia) que temos aqui no sul;

Não tenho a menor dúvida que será :lol:
Ainda mais considerando o feedback do pessoal da pintura aqui que vira e mexe vai dar manutenção em deck pós 3 anos.

jedi.wood escreveu:- como só encontrei semi-brilho, qualquer pó fica em destaque, neste sentido, o stain é perfeito, passados alguns dias após a aplicação, resta apenas a aparência de madeira molhada.

Tá uma desgraça a manutenção para manter limpo.

jedi.wood escreveu:- esse post ficaria melhor no tópico do deck em cumaru :lol:

Cumaru é o :twisted:
Como me arrependi da escada em Cumaru... Podia seguir a P. Mica e teria menos um trabalho.

jedi.wood escreveu:Quanto ao tungue, há alguns meses fiz algumas estruturas para abrigar vasos no jardim, na verdade potes de sorvete com temperos, notei que em apenas dois meses o sol já mostrou seus efeitos, contudo, como são pequenas fica fácil administrar. 8-)

Sim, um amigo me disse que não há proteção contra raios UV no tungue. Faz sentido isso.
Como passar Tungue é terapia por aqui... Sei não... acho que eu, com minha loucura de ser, iria melhor de Tungue.
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz

Voltar para “Acabamentos”