Óleo de Tungue em assoalho

Para discussào de temas relacionados a técnicas e produtos para acabamento de madeiras
cosme
Contato:

Óleo de Tungue em assoalho

Mensagempor cosme » 05 Dez 2017 22:20

E lá vamos novamente com fotografias de celular: pobre Peroba Mica, merecia um registro mais digno mas... é o que temos para hoje.

Depois de cair para trás com o orçamento de calafate/sinteko, resolvi como quem não quer nada experimentar uma lixadeira de cinta no piso relativamente maltratado pela obra :whistle:

Para a minha surpresa, a Makita 9404 equipada com uma lixa 40 (edito amanhã com a marca da lixa), dando sequência a uma grana 80 e um tanto de paciência, entrega-me no final do dia um quarto de 12m2 lixado por completo.
Imagem
Imagem

Na verdade, os cantos foram feitos com uma Bosh GEX125 usando lixa Klingspor 40.

A ideia amanhã é fazer retoques com lixa 80, uma passada final com 120 e uma demão de Tungue. Tô numa curiosidade...
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
fguido
Contato:

Re: Óleo de Tungue em assoalho

Mensagempor fguido » 05 Dez 2017 23:22

Cacilda, deves ter um estoque bom de tungue, boa sorte na empreitada e não deixe de postar o resultado
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 05 Dez 2017 23:38

fguido escreveu:Cacilda, deves ter um estoque bom de tungue, boa sorte na empreitada e não deixe de postar o resultado

Nada, vou começar com 700ml que é o que me resta, se gostar a idéia é encomendar 5L da GIF. Meu Tungue ainda é aquele da divisão dos 20L do Pedro.

Sim, sorte é algo que vou precisar aqui :lol:

-- Frank Klausz
ESSANCHES

Mensagempor ESSANCHES » 06 Dez 2017 10:25

Bem, sou fã do tungue, mas recentemente, utilizei óleo de linha cru (o cozido, um amigo diz que, é roubada) e gostei muito do resultado, muito mesmo, e por uma fração do preço do tungue (1 litro paguei R$10,00).
Outra propriedade do óleo de linhaça (esse amigo que disse tb) é que ele tem ação cupinicida, dispensa pentox e outros afins.
De repente vale a pena um teste :roll:
Emerson

"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
Devanil

Mensagempor Devanil » 06 Dez 2017 13:39

Tungue:"Nunca vi nem comi,eu só ouço falar..."
Parece ser muitíssimo bom.
Tenho usado óleo de linhaça. Usei em uma escrivaninha que ainda conserva a qualidade após um ano e agora por último em um pequeninissimo deck. Duas demãos em intervalos de um dia e depois cera de carnaúba para ficar sedoso, não liso. Bom, o deck, claro é externo,veremos com o tempo...
Admin

Mensagempor Admin » 06 Dez 2017 21:00

Nao unico, mas maior diferencial e' o oleo de linhaca, conforme a essencia e a incidencia de ultravioletas, tender a escurecer, muito ou pouco, enquanto o tungue e' bem mais estavel na coloracao.
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 07 Dez 2017 02:19

ESSANCHES escreveu:De repente vale a pena um teste :roll:

Vale sim por experimentar o óleo de linhaça, mas no assoalho não estou lá disposto em testar algo que nunca usei. A curiosidade que tenho não é em saber "como fica" porque a combinação Peroba Mica e Tungue já é conhecida, mas sim em como isso vai se comportar no piso com o uso e tempo :think:

Devanil escreveu:Tungue:"Nunca vi nem comi,eu só ouço falar..."

Digo o mesmo com relação a linhaça.

Admin escreveu:(...) tender a escurecer, muito ou pouco, enquanto o tungue e' bem mais estavel na coloracao.

É um ponto negativo que sempre escutei do linhaça. Se de fato isso for significativo eu não vou gostar porque tipicamente não curto alteração na coloração. Pra mim o Tungue já altera até demais.

Primeira demão
Imagem

Antes de aplicar fiz retoques com a cinta usando 80 e passei por final uma cinta usando 120.

-- Frank Klausz
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 08 Dez 2017 10:19

Perguntando e palpitando:
Fazia tempo que não via um assoalho feito de ripas/tábuas tão longas. Fiquei curioso para saber se foi você que fez, ou se comprou (e quanto custou). É unido com sistema macho/fêmea ou somente deitado e fixado sobre ripas transversais?

Quanto ao óleo de linhaça: pelo que sei ele protege contra cupins. Há muitos anos, apliquei ele em algumas partes internas de uma cômoda que eu tinha em casa. Não deu brilho (não sei se polindo, ou dando outras demãos, melhoria o aspecto). Durante alguns dias, solta um pouco de oleosidade na mão.
Milton Martins

Mensagempor Milton Martins » 08 Dez 2017 12:38

Apliquei óleo de linhaça sem miséria em duas portas-balcão de imbuia em 1994 e nesse período sofreram de tudo em questão de intempéries. Retirei recentemente e serrei tudo em sarrafos que terão outra utilidade. Tudo em perfeito estado, só a alergia que me deu que não deu certo.
Eita madeira cheirosa.
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 08 Dez 2017 21:07

ELCIO escreveu:Fiquei curioso para saber se foi você que fez, ou se comprou (e quanto custou). É unido com sistema macho/fêmea ou somente deitado e fixado sobre ripas transversais?

Compradas. São peças de assoalho mesmo, com macho e fêmea, frisadas embaixo e fixadas em granzepes que estão fixos no contrapiso.
ELCIO escreveu:Quanto ao óleo de linhaça: pelo que sei ele protege contra cupins.

:think:

ELCIO escreveu:Há muitos anos, apliquei ele em algumas partes internas de uma cômoda que eu tinha em casa. Não deu brilho (não sei se polindo, ou dando outras demãos, melhoria o aspecto).

Abaixo comentários de quem usa Tungue mas não sabe se o mesmo se aplica a Linhaça.

Lixa fina - tipicamente uso 220, após as demãos aplicando-se óleo com pano e esticando bem, obtenho um semi-brilho. Uso de cera posteriormente aumenta o brilho.

Independente do acabamento o brilho segue uma essência que vêm da física ótica: quanto mais regular a superfície, mais brilhosa será.

ELCIO escreveu: Durante alguns dias, solta um pouco de oleosidade na mão.

Por aqui soltar óleo após 48h é sinal de aplicação em excesso, o normal é estar seco em 24h. Camadas finas, nada em excesso. Óleo é na repetição, cinco demãos é número mágico por aqui.

Milton escreveu:Apliquei óleo de linhaça sem miséria em duas portas-balcão de imbuia em 1994 e nesse período sofreram de tudo em questão de intempéries. Retirei recentemente e serrei tudo em sarrafos que terão outra utilidade. Tudo em perfeito estado, só a alergia que me deu que não deu certo.

:shock: Relato empolgante :grin: Estou otimista com o assoalho!

Milton escreveu:Eita madeira cheirosa.

:lol:

-- Frank Klausz

Voltar para “Acabamentos”