Malho do paulobro

A construcao de um 'malho misterioso'.
paulobro
Contato:

Re: Novo Desafio

Mensagempor paulobro » 03 Jun 2013 17:33

Cair em tentacao, alguem ja disse que e' uma das coisas mais agradaveis da vida.

E eu concordo, dai que aproveitando o sol com que o velho Pedro nos presenteou esqueci as etapas de aprendizado e parti direto para a peca. :grin:

Cortei e aparelhei cabeca e cabo, respectivamente em pinus e eucalipto, cuidando para que ambas as pecas tivessem a mesma exata espessura (facil, usando o desengrosso). Ahi, cortei os encaixes da cabeca:
Imagem
Imagem
Imagem

A seguir torneei o cabo
(em um formato maldosamente projetado para lembrar meu amigo Lauro de uma divida que ele nao nega, mas nao paga... :twisted: ):

Imagem
Imagem

O mais, quando rolar...
Lauro

Mensagempor Lauro » 03 Jun 2013 19:01

Caramba, o Paulo já está acabando o dele e eu nem estudei ainda como começar :doh: . Paulo, promessa é dívida! Um dia eu pago :whistle: :grin: . Seu valete ficou sensacional :clap: :clap: . Parabéns e abraços!
Lauro.
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 03 Jun 2013 22:20

Ops, eu aqui babando e sem poder iniciar pois estou fazendo trabalho em Vitória e fico de castigo até umas 21:00 todo o dia, mas para compensar vou conseguir sair de férias na semana que vem, daí quem sabe eu consigo começar o meu também.

Paulo diga-se de passagem, esse seu início já me deu uma lambuja de conseguir tirar algumas dúvidas, obrigado por divulgar hehe, mas a idéia aqui é essa mesmo, quem gosta de segredo é cadeado de combinação, obrigado por compartilhar, e podes ter certeza que esse desafio está sendo feito em pouquíssimos Forum do Globo, esqueçendo a modéstia de lado, mas o nosso Forum ainda vai dar o que falar, aqui e alhures, podem escrever isso.

Vamos lá pessoal, com essa aula do Paulo, meio caminho já está andado.
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 04 Jun 2013 15:42

Imagem

Pois e'. Apesar de suficientes defeitos e problemas para justificar fazer tudo de novo, conclui minha primeira versao do malho misterioso.

O primeiro problema surgiu de um fenomenal erro de avaliacao: pensei a cabeca era o mais critico, e o cabo secundario. Serio engano. O cabo tira as medidas dos cortes da cabeca, certo, mas o diabo esta nos detalhes. E isso so se ve na hora de montar...

Mas, seguindo a receita do Jack, o Estripador, vamos por partes... :)

Imagem
Medidas transferidas com graminho dos cortes na cabeca
Imagem
Marca-se a lapis uma curva homogenea para facilitar a flexao das caudas-de-andorinha na
hora da montagem. Cortei depois com a serra fita, estreita

Imagem
transferindo a posicao das caudas-de-andorinha a partir dos cortes na cabeca;
reparem como o lapis produz um erro consideravel na posicao

Imagem
Imagem
cortando os cantos
Imagem
depois dos cantos cortados, as pontas sao afiladas para facilitar
a introducao na cabeca, no inicio da montagem

Depois de aplicada pressao com um grampo C para aproximar as caudas do cabo e introduzi-las na cabeca, a primeira coisa que se constata na montagem e' : tem que dar porrada! Tao fortes que olhem so o que aconteceu com o cabo que, para provocar o Lauro, eu tinha deixado inclinado:

Imagem
Comprovando que, embora tenham um certo problema com escadas, os extra-
terrestres protetores do Lauro sao extremamente vingativos...

Tive de remover o cabo da cabeca por duas vezes, para corrigir erros que impediam a montagem. A rampa na cabeca tinha de ser muito mais ingreme, e o espaco entre as caudas e a espiga no cabo ficou demasiado fechado na introducao. A boa noticia e' que o eucalipto tolerou muito, muito bem a flexao, melhor ate do que eu esperava, sem precisar amolecer com agua nem nada. Eventualmente, na porrada!, o cabo acabou entrando...

Imagem
TA-DAAH!

Ahi estava na hora de cortar as sobras da ponta.

Imagem

E, claro, constatar os varios problemas: uma das caudas rachou na ponta por ter sido excessivamente espremida na passagem, ficou espaco entre as caudas e a cabeca devido ao erro de medidas pelo lapis (tem de usar faca para marcar os cortes, e nao tem apelacao), definitivamente pinus nao se presta a emendas justas, e etc. e tal. Certamente, ate porque um malho de pinus nao serve para nada, o projeto vai ter de ser revisitado. Hora dessas, que a pressa ja passou, hehe. Mas tudo somado ate que fiquei bem satisfeito com essa primeira tentativa...

Imagem
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 04 Jun 2013 17:25

Cacilda :clap: :clap:

Pessoal, com esse passo-a-passo do Paulo só nao começa quem nao quiser, obrigado pela contribuiçao Paulo, e como eu já disse antes, nosso Forum está inédito nesse tutorial, eu diria que nem meia dúzia de sites no globo ensinam essa técnica, já procurei até em Russo e Chines e olha que tem pouquíssima coisa.

Agora fiquei animado, e por falar em animaçao, o torno chegou hoje, pena que só chegarei em casa na próxima sexta.
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
Luciano Comin
Contato:

Malho do paulobro

Mensagempor Luciano Comin » 04 Jun 2013 19:06

Tchê Bro como sempre uma aula, tanto na prática com na teórica o Roy que se cuide viu Paulo.

Forte abraço
Luciano Comin
Bagé RS
primo

Mensagempor primo » 04 Jun 2013 23:38

mas então são apensa 2 peças??? minha mente até doeu tentando descobrir como fazer...hahaha
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 05 Jun 2013 16:15

Duas coisas:

A primeira e' que fiquei com pena de mandar o meu primeiro malho misterioso para a lareira, embora consciente de que ele nao serve para nada. Bom, para nada nao: serve para olhar. Bueno, mas entao se nao e' para usar e sim so para olhar, melhor tomar providencias para deixa-lo melhor de olhar e talvez desincentivar que tentem usa-lo e nisso o esbagaceiem. Assim, dei uma boa tapeada nos defeitos (sem procurar esconder que e' tapeacao) e apliquei um acabamento que nunca ninguem aplicaria em uma ferramenta: goma-laca descerada e cera para deixa-lo com a cor original da madeira crua, mas com brilho acetinado e lisim, lisim.

Com o que, para encerrar essa primeira coisa, e esse capitulo da construcao do malho, eis como ficou:

Imagem

A segunda coisa e' que fiquei pensando por que cargas d'agua depois de tanta gente mostrar interesse no malho, ultimamente so tem dado silencio? Lembrando que logo que tomei conhecimento do quebra-cabeca meu separador de orelhas antimatematico teve serios problemas em entender a geometria da coisa (ate porque a tendencia normal do cerebro humano e' sempre 'pensar' imagens em angulos retos, nunca em inclinacoes), imaginei e' bem possivel quem esta vendo a coisa pela primeira vez simplesmente nao esteja entendendo nada dos comos nem dos por ques do que eu fiz, nem de qualquer outra das imagens disponibilizadas.

Se for esse o seu caso, nao esquenta. Para entender a geometria desses encaixes o melhor jeito e' mesmo fazendo. E' so seguir a sugestao do Guido, ir dar uma olhada em http://www.popularwoodworking.com/article/the-impossitails-zone, ir ate a parte que fala em The Rising Dovetail e construir o encaixe. E' bem simples, e e' exatamente o encaixe de cado lado do malho. Fazendo, fica claro o como e o porque das rampas, quais os angulos, por que precisa espremer o cabo para montar, e tudo, e tal. E, muito evidentemente, se restar alguma, qualquer duvida, pergunte — lembrando ja se disse que pergunta idiota e' a que nao foi feita, hehe.
Lauro

Re: Malho do paulobro

Mensagempor Lauro » 10 Jun 2013 20:54

Que belo tutorial Paulo, e o malho-experiência ficou muito bonito :clap: :clap: . Eu falei para os ET's não judiarem muito de você, mas eles são super-protetores :lol: :lol: . Estou aqui acumulando dicas. Obrigado e abraços!
Lauro.
Geferson

Re: Malho do paulobro

Mensagempor Geferson » 10 Jun 2013 22:16

Mestre paulobro não dorme em serviço não! Mas trocando o assunto com essa qualidade de suas fotos fica difícil ganhar do paulo, a iluminação é um espetáculo a parte! :grin:

Voltar para “Malho Misterioso”