Faca de Acampamento

Para postagens relativas a metalurgia, fundicao, cutelaria, serralharia, tudo afeito `a lide com metais, relacionada ou nao com madeiras...
paulobro
Contato:

Re: Faca de Acampamento

Mensagempor paulobro » 08 Jan 2015 20:48

Tenho a impressao que vai ser dificil cruzar com o Robson, Jao. Mas nunca se sabe...

O que me chamou a atencao quando dava uma olhada na presenca online do geografo/cuteleiro foi a cutelaria em pindorama, profissional e amadora, ter forte presenca na Rede e fora dela. Fabricas, forjas, lojas, associacoes, confrarias, foruns, blogs, o escambal.

Nao imaginava houvesse tanta gente gostando tanto assim de fazer e curtir facas.
Rey Stan

Mensagempor Rey Stan » 08 Jan 2015 22:47

Caracas Darta .... não sabia que tu eras tão bom assim com os metais.
Quando me aventurar por esse campo já sei a quem consultar.
Tenho um serviço grande pendente com as minhas facas.
Já vou treinando desde já.
Grato por postar!
Renato.
" O bom senso é a benção melhor distribuída no mundo já que todos pensam possuí-la em tal abundância que até os mais difíceis de contentarem-se com as outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que já têm."

René Descartes
Dartadf
Contato:

Mensagempor Dartadf » 09 Jan 2015 00:42

Jão, no que eu puder contaminar o Samuka para gostar das encrencas vou fazer.hehehe.

Paulo, se for ver direito a cutelaria aqui em Pindoram, teve um virada muito interessante, por natureza a cutelaria no Brasil e também no mundo sempre foi recheada de superstições, cada cuteleiro queria fazer crer possuíam segredos de têmpera passados de tataravô em diante, e não ensinavam a sua arte para niguem.
Consequência disto que chegamos a dez anos atrás com apenas 6 cuteleiros que sabiam realmente como forjar e temperar uma faca.
Em vista disto um pequeno grupo de amigos hobistas como nós resolveram trocar conhecimentos fazendo work shows e feiras e trouxeram o cuteleiro americano Jerry fish para dar um pequeno curso, entre conversas este sujeriu que fundassem uma associação e procurarem ensinar o máximo de pessoas possível e sem mistificação, só assim a arte não se extinguiria e ganharia força e mecado.
Assim nasceu a SBC Sociedade Brasileira de Cutelaria, e logo em seguida conseguiram um espaço para oferecer um curso de extenção na Universidade de Brasília, do qual fiz parte da quinta turma de alunos.
Claro que esta história tem muitos mais capítulos, mas hoje são milhares de cuteleiros no Brasil, muitos e muitos reconhecidicimos, os canivetes GTC que são feitos um a um sem que exista desenho repetido, são ridiculamente pirateados por indústrias chinesa, os bons cuteleiros postam suas facas em sites extrageiros e as vende imediatamente em Euros.
Assim como na cutelaria, percebemos que a ampla democratização do conhecimento da marcenaria nos fóruns hoje faz que tenhamos oferta de ferramentas e maquinarios que até a pouco tempo nem sonhávamos e os bons profissionais estão podendo cobrar preços cada vez mais dignos, não atribuo esta mudança apenas a uma mudança na economia muito mas muito mesmo disto é devido a dissiminação despretensiosa dos fóruns.

Renato, no final o que nos atraí é arte, vamos tocando que esta bom pra caramba.hehehe
Abraços Darta.

É fazendo Mer... Que se aduba a vida!
http://dartadf.blogspot.com.br/
Rey Stan

Mensagempor Rey Stan » 09 Jan 2015 11:21

Com certeza, Darta .... o que nos atrai é a Arte!

Essa situação que V. descreve com respeito à Cutelaria no Brasil é a mesmíssima da Arquearia no Brasil.
Prefiro não fazer nenhum comentário sobre o assunto .... contento-me com festejar a feliz situação atual, todos os dias!
Alguém já profetizou lá trás ... " e nada ficará no escondido .... "
Vamos tocando em frente ... ohohohohohohohoh

Forte Abraço;
Renato.
" O bom senso é a benção melhor distribuída no mundo já que todos pensam possuí-la em tal abundância que até os mais difíceis de contentarem-se com as outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que já têm."

René Descartes
Rey Stan

Mensagempor Rey Stan » 01 Fev 2015 15:38

Olá Amigos:

Adorei teu material, Darta ...

Para os amadores aqui vai um poup pourri simplificado para qualquer um chegar a um fio decente ...
Gosto do material e estilo didático dele:

https://www.youtube.com/watch?v=0RcN818 ... A&index=25

Abraços;
R.

René Descartes
Marcos Leitão
Contato:

Mensagempor Marcos Leitão » 04 Fev 2015 22:24

O mestre Darta deu as dicas...

eu já tenho o meu passo-a-passo para a forja... agora é só esperar a oficina ficar habitável..hehhe
Marcos Leitão
Niterói/Rio de Janeiro
www.tapelink.com.br
Dartadf
Contato:

Mensagempor Dartadf » 04 Fev 2015 23:15

Leitão, vou te contar um segredo, você sabe porque tenho mexido mais com marcenaria do que com cutelaria...., acontece que minha oficina fica no segundo andar, do mesmo modo que esta fazendo a tua.
Imagina um cepo de Madeira com uma bigorna em cima e vc descendo a marreta, estando no segundo andar vc treme a casa toda, foi aí que levei, forja, cepo, bigorna e os martelos mais nervosos para a chacara e dês de então estou dividido hora faço a mudança para casa hora para a chacara.
Já comecei a construir o que vai ser um galpão lá na chacara para me mudar e mudar a oficina definitivamente para um lugar só.
Mas como comentei uma vez no tópico da tua oficina lá no GDM nem gosto de comentar, nas prioridades da vida meu galpão ta mais lento que a tua oficina.
Cutelaria é minha paixão mas lugar de bater em bigorna é no chão firme mesmo.hehehe
Uma hora da certo, e confidenciando mais uma, o meu projeto de futuro e dar curso de cutelaria lá na chacara com lugar inclusive para hospedar os alunos durante o curso.
Devagar a gente chega lá.
Abraços Darta.

É fazendo Mer... Que se aduba a vida!
http://dartadf.blogspot.com.br/
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 05 Fev 2015 09:32

nossa, eu me empolguei um tempo com a cutelaria comprei o material para a forja, mas me enrolei todo com tempo e mudanças de oficina (duas vezes) tenho um monte de talas cortadas para enviar a uns amigos, só falta pro nos correios e nem isso estou tnedo tempo... quero aposentar logo viu.... kkkkk
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br
gilson
Contato:

Mensagempor gilson » 05 Fev 2015 15:20

Adenilson

Quiuando for postar as talas num esquece de mim, kkkkkk
Gilson
MEU ALBUM DE FOTOS:https://picasaweb.google.com/home
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 05 Fev 2015 16:53

Gilson, ja estou até copm vergona, nem entromais no forum de cutelaria....
cara... Olha aqui:

Imagem

Imagem

tudo prontinho cara... e nao consigo parar para embalar e por no correio...
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br

Voltar para “Trabalho com metais”