Faca de Acampamento

Para postagens relativas a metalurgia, fundicao, cutelaria, serralharia, tudo afeito `a lide com metais, relacionada ou nao com madeiras...
gilson
Contato:

Re: Faca de Acampamento

Mensagempor gilson » 09 Fev 2015 15:50

Adenilson
faz isso naum, todos sabemos que a cutelaria é hobby, entonces a demora é compreensivel, kkkk

Abraços
Gilson
MEU ALBUM DE FOTOS:https://picasaweb.google.com/home
Marcos Leitão
Contato:

Mensagempor Marcos Leitão » 09 Fev 2015 19:18

Dartadf escreveu:..., acontece que minha oficina fica no segundo andar, do mesmo modo que esta fazendo a tua.
Imagina um cepo de Madeira com uma bigorna em cima e vc descendo a marreta, estando no segundo andar vc treme a casa toda,

Darta, tu sabe que isso também me preocupa? e não é só pelos moradores da minha casa, mas... os vizinhos?

Estava até pensando em além da parede de tijolos, fazer uma forração com Dry Wall e manta mineral, para ver se absorve mais os ruídos.

Boa sorte em seu curso, tenho certeza que terá a casa cheia.
Marcos Leitão
Niterói/Rio de Janeiro
www.tapelink.com.br
Dartadf
Contato:

Mensagempor Dartadf » 09 Fev 2015 22:39

Leitão, fica tranquilo que quanto as máquinas de marcenaria os barulhos de motores não são tanto de passar através de alvenaria, seria dinheiro jogado fora o revestimento de Dry walk com manta, o grande vilão do isolamento acústico em um segundo andar esta mesmo é no piso, mesmo assim as máquinas de marcenaria estando elevadas em seus suporetes e mesas não conseguem transmitir muita vibração pelo piso.
No caso da cutelaria aí sim é brabo, pois uma bigorna encima de um cepo levando porrada é pedir muito.
Outro aspecto muito interessante de oficina é que quanto mais painéis de ferramentas estiverem revestindo as paredes melhor teu isolamento, a idéia do princípio do isolamento acústico é que se o som bate em uma superfície plana parte dele é absolvido pela superfície e parte é refletido de volta.
Bom dependendo do densidade do material da parede ele pode conduzir frequências altas ou baixas melhor ou pior, no caso de tijolos e cimento transmitiriam bem baixas frequências tipo 80 a 100 hz para baixo, no caso de uma lixadeira orbital encostada na parede da para enlouquecer o vizinho.
Já frequências altas são muito bem isoladas.
O painel de ferramentas sendo uma superfície bastante irregular acaba tendo muita dificuldade de absolver as vibrações além de refletirem de forma bastante desorganizada o som de volta atenuando bastante o ruído no próprio ambiente da oficina.
Basta tomar cuidado de evitar vibrações diretas no chão.
Abraços Darta.

É fazendo Mer... Que se aduba a vida!
http://dartadf.blogspot.com.br/
Marcos Leitão
Contato:

Mensagempor Marcos Leitão » 11 Fev 2015 19:47

Darta...

Quanto às máquinas, tudo bem.

Estou falando mesmo é da bigorna...hehehehehhe

Esqueceu que você me deu um excelente passo-a-passo para fazer uma forja? Eu não esquecí e ela está em meus planos.

Bração!
Marcos Leitão
Niterói/Rio de Janeiro
www.tapelink.com.br
Dartadf
Contato:

Mensagempor Dartadf » 11 Fev 2015 20:07

É aí não tem jeito mesmo, mas pelo que vi no teu vídeo do oratório que vc esta trabalhando na garagem, da para vc colocar forja e bigorna lá embaixo e na oficina vc faz a parte de desbaste e acabamento.
Assim que estou me virando, forja, bigorna e temper na chácara e desbaste e acabamento em casa.
Abraços Darta.

Marcos Leitão
Contato:

Mensagempor Marcos Leitão » 12 Fev 2015 21:02

Darta, eu tenho um amigo que é baterista de uma banda, e ele ensaia em seu apartamento.

Ele além de forrar as paredes acusticamente, colocou um compensado sobre diversos pneus onde está montada a bateria, para absorver as vibrações da bateria.

Segundo ele, nenhum vizinho escuta nada quando ele está ensaiando.

Acho que dá para fazer uma plataforma sobre pneus e travar com pinos bailarinas para não balançar muito e sentar o ferro na bigorna...heheheh

Difícil mesmo está para achar uma bigorna. Uma de 50Kg que é a que eu acho que será a ideal, está muito cara. Na verdade, cara demais!
Marcos Leitão
Niterói/Rio de Janeiro
www.tapelink.com.br
Dartadf
Contato:

Mensagempor Dartadf » 12 Fev 2015 22:36

A idéia dos pneus é bem interessante para absorver o barulho, pode dar certo.
Agora bigorna é um tópico a parte, eu por exemplo tenho duas uma de 20Kg, e outra de 30Kg, pelo tamanho até a de 20 me atende no limite mas atenderia bem, porém o aço dela não esta bem tratado na mesa e deforma um pouco, já a de 30 é uma suíça e o aço da mesa é bem temperado além de que o tamanho da mais segurança para trabalhar.
Com isto diria que o ideal estaria entre 30 ou 50Kg, mas o mais importante é mesmo o tratamento da mesa, pricipalmente ter cantos vivos com quinas bem definidas, que são importantes para modelar detalhes.
Acaba que bigorna é meio como furadeiras de bancada as nacionais novas não são grande coisa vale a pena procurar as antigas importadas.
Abraços Darta.

paulobro
Contato:

Uma 'faca' bem diferente

Mensagempor paulobro » 20 Abr 2015 10:49

Para os apreciadores de cutelaria e lides com madeira, um negocio que achei interessante...

https://www.youtube.com/watch?v=LEOt925Iip4
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 20 Abr 2015 15:09

gostei da idéia para ser aproveitada no feitio de alguma caneta.
Editado pela última vez por fguido em 20 Abr 2015 16:37, em um total de 1 vez.
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
Rey Stan

Mensagempor Rey Stan » 20 Abr 2015 16:11

Ok, Amigos, então agora vamos homenagear ao Dr. Cassio ...

https://www.youtube.com/watch?v=BkqSE_U3GWk

Abraços;
R.
" O bom senso é a benção melhor distribuída no mundo já que todos pensam possuí-la em tal abundância que até os mais difíceis de contentarem-se com as outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que já têm."

René Descartes

Voltar para “Trabalho com metais”