Assoalho?

Para averiguar da conveniencia de criar-se um novo subforum sobre carpintaria...
cosme
Contato:

Assoalho?

Mensagempor cosme » 09 Ago 2016 17:26

Começaram os tropeços na avaliação do uso de um assoalho para o meu casebre...
Como devem imaginar, está difícil de deixar de lado o assoalho :think:
Questão é que é muita madeira e as cifras aumentam com uma velocidade preocupante :?

Andei animado com o preço e claridade do Tauri, porém me pergunto: é uma boa escolha?

Pitacos? Experiências?
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
paulobro
Contato:

Re: Assoalho?

Mensagempor paulobro » 09 Ago 2016 17:37

Nao conhecendo as disponibilidades nem precos do mercado dai, muito menos os gostos envolvidos, ficam prejudicados pitacos e experiencias.

De qualquer modo, na minha limitada experiencia quando se considera longos prazos nao ha melhor custo/investimento para assoalho do que ipe. E' colocar e, se bem executado, nunca mais ter de se preocupar com piso. Inegavelmente, ceramicas e porcelanatos em certas areas ajudam a equilibrar o orcamento e podem ser salientes temperos visuais.

E tenho dito.
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 09 Ago 2016 17:54

Meu pitaco, piso em madeira no pavimento térreo somente SE o referido piso fica mais alto do que o restante do terreno à sua volta E for providenciada boa impermeabilização E a madeira estiver seca, muito seca, extremamente seca.

Mexer em piso depois de estar morando na residência é uma das coisas mais chatas que tem pra se fazer.
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
msmith1701
Contato:

Mensagempor msmith1701 » 09 Ago 2016 18:26

cosme escreveu:Andei animado com o preço e claridade do Tauri, porém me pergunto: é uma boa escolha?
Pitacos? Experiências?

Seco e bem aplicado, pode mandar ver.

Vou ver se acho um armário que fiz num apto que era taco de Tauari, voltei lá cinco anos depois, estava bom para os cinco anos passados, mas soube que quem tinha feito a colocação era uma empresa séria.
"Quando ficar ofendido dá poder às pessoas, elas ficam ofendidas mais facilmente." - John Stossel
Remember, just because you're offended, doesn't mean you're right. -Ricky Gervais
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 09 Ago 2016 18:30

:think:
Não mencionei preços porque tenho poucos dados, mas segue o que há até o momento em valores aproximados:
Tauari R$ 100/m2
Peroba Mica R$ 160/m2
Ipê R$ 200/m2

Nas bandas distantes ocorre:
Ipê comercial (presença de brancal e tals)
Garapa 10cm
Maracatiara 10cm
R$ 105/m2
(não tenho idéia sobre a possibilidade e custo de um frete)

Quanto a umidade, como marinheiro de primeira viagem pouco me arrisco em afirmações, então vamos colocar alguns pontos. A fundação tem uma laje com uns 20cm(!?) do terreno sendo que há placas de isopor de 5cm. Nas vigas há aplicação de impermebializante. O autor da obra, com os seus cabelos brancos e os 30 de profissão nem deu bola para a possibilidade de se usar laminado tendo-se em vista a preocupação com umidade. De modo que o homi tá tranquilo mas eu um tanto preocupado :shock:

Minha ridícula experiência somada ao dedo ao ar eu diria com certa timidez: garantir que tanta madeira está muito seca em um contexto de fornecimento *normal* não é dentro da realidade :(
Venho aprendendo em obra que quem muito exige, muito se depara com o segmento do mercado voltado para o público em que dinheiro não é problema. Mas vai ver ainda tenho que percorrer muita estrada, num sei :grin:

Editado:
Opa Maurício, não havia visto a sua resposta a tempo. Sim! Se puder retornar eu lhe agradeço.

-- Frank Klausz
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 09 Ago 2016 19:36

Cosme quando construí minha ultima casa eu optei por assoalho de madeira, e concordando com o Paulo Ypê é para uma vida toda e mais um pouco, acontece que o Ypê com brancal é bem mais em conta que o comum, dizem não ter bom valor comercial o que para mim foi excelente pois independente do preço eu queria o com brancal mesmo por achar mais bonito (veja a foto), na época paguei aqui em torno de 90.00 o m2, então eu no seu caso procuraria uma madeireira e procuraria pelo preço do Ypê comum, aí depois veria com o vendedor se não tem um mais em conta, "aqueles feiôes, com brancal..."
Anexos
SAM_6448.JPG
SAM_6448.JPG (131.91 KiB) Exibido 1315 vezes
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
Pedro Fritsch

Mensagempor Pedro Fritsch » 09 Ago 2016 21:01

Eu cresci em uma casa grande, feita 100% de araucária.
Meu pai derrubou os pinheiros, serrou, escolheu a madeira, construiu a casa,
sempre achei o assoalho de pinheiro muito bonito(era envernizado).
Quando foi vendida tinha 40 anos, o assoalho estava em ótimas condições.
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 09 Ago 2016 21:08

fguido escreveu:Cosme quando construí minha ultima casa eu optei por assoalho de madeira, e concordando com o Paulo Ypê é para uma vida toda e mais um pouco, acontece que o Ypê com brancal é bem mais em conta que o comum, dizem não ter bom valor comercial o que para mim foi excelente pois independente do preço eu queria o com brancal mesmo por achar mais bonito (veja a foto), na época paguei aqui em torno de 90.00 o m2, então eu no seu caso procuraria uma madeireira e procuraria pelo preço do Ypê comum, aí depois veria com o vendedor se não tem um mais em conta, "aqueles feiôes, com brancal..."

Grato pelo relato Guido, são padrões. De modo algum consigo categorizar a aplicação com brancal como uso anormal, tirando a ideia funcional que tenho sobre o brancal, que até onde entendi é um ponto _fraco_ da peça, suscetível ao ataque de xilófagos, por exemplo, estamos falando de estética. A fotografia é uma boa reflexão, vamos ver.

Fritsch escreveu:Meu pai derrubou os pinheiros, serrou, escolheu a madeira, construiu a casa,
sempre achei o assoalho de pinheiro muito bonito(era envernizado).
Quando foi vendida tinha 40 anos, o assoalho estava em ótimas condições.

Deve ter orgulho mesmo, baita estória.
40 anos depois para uma madeira de densidade média (!?)
Até que ponto o cuidado com o piso é determinante? Talvez seja uma boa pensar por ai ao invés de tentar me armar até os dentes.

-- Frank Klausz
amaschio

Mensagempor amaschio » 09 Ago 2016 23:46

olá, Cosme

Não tenho experiência em instalação, somente posso relatar dois eventos:

Caso 1) Em minha casa, construída em 1996, usei assoalho de Ipê. Foram compradas tábuas de 20cm de largura, 2cm espessura, secas em estufa.
Acho belíssimo, nunca mudou de tamanho ou empenou desde então.
São 4 cômodos com o assoalho, dois em pavimento superior e dois no solo. O tratamento contra umidade foi "ruim/inexistente" na construção, por falta de experiência, e o assoalho recebeu aplicação de resina (venderam-me como Bona, mas não me certifiquei do que foi efetivamente aplicado).
Em 2010, tive que fazer uma intervenção de urgência nos pisos inferiores, por um problema de umidade extremamente grave, água brotando pelas paredes e estourando o reboco, e precisei retirar o assoalho.
Dizer que estava "úmido" seria exagero até para eufemismos: estava encharcado que parecia uma lagoa. O assoalho, contudo, estava praticamente intacto, uma fina camada "melada" que cedia em contato com a unha na porção em contato com o contrapiso, mas bastou raspar as tábuas e estavam novas (conforme orientações que obtive em fóruns na época da obra).
Os "barrotes" usados para a sua fixação no contra-piso, de cumaru, estavam destruídos, o assoalho estava praticamente solto sobre o piso.
Fiquei impressionado !! Um comentário do finado e saudoso Strada na época, ao ver as fotos, merece ser repetido aqui (citação livre de memória): ainda bem que era Ipê, qualquer outra madeira em condições semelhantes teria simplesmente desaparecido.

Repito que não tenho vivência ou conhecimentos de outras madeira para estabelecer comparações, mas creio que o Ipê vale cada centavo que custa a mais que as concorrentes.

Ainda para reforçar este relato: nesta mesma obra citada, revolvendo o terreno para aumentar uma calçada, encontrei enterrada próxima ao portão uma tábua de aproximadamente 40cm deste mesmo assoalho, que foi soterrada na época da obra. Estava suja de barro vermelho, mas lavei-a com uma esponja e, para minha completa e total surpresa, a tábua estava zerada, como se estivesse acabado de chegar da madeireira: enterrada em 1996, resgatada do solo em 2011, e novíssima. Chega a ser inacreditável.

Caso 2) na casa de meus pais, construída no fim da década de 1960 (toda em peroba, como era o padrão da região na época), o assoalho foi feito de pinho (araucária). Esta casa (padrão na região) e construída sobre altos alicerces de tijolos, o ponto mais próximo do solo em altura de 30cm, sem qualquer contato com o terreno. É uma casa grande, e o pinho foi usado em todos os cômodos exceto cozinha.
No final da década de 70 uma pequena porção (menos que 1,5 m2) foi trocada por conta de ataque de cupins. Exceto isso, está bonito até hoje.
Esta casa não tem qualquer tratamento no assoalho (Bona, sinteko, etc...), porém minha mãe sempre aplicou cera e "escovão".

Este segundo comentário meio que rechaça a conclusão do primeiro, de que o Ipê vale cada centavo contra o concorrente, mas a comparação é injusta: o pinho ficou seco e a salvo, o Ipê ficou mergulhado.
Meta: Serrar, com serrote, em linha reta
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 10 Ago 2016 05:32

Talvez equivocadamente, como costumo, tche Cosme, fica-me a impressao de o que mais desejas e' endosso a uma opcao pelo tauari. Sem alterar uma virgula quanto `a minha preferencia por ipe, pude verificar ha sim farta quantidade de recomendacoes e de usuarios satisfeitos no que tange a assoalhos em tauari, Rede afora.

Dai, penso gostarias :romance-hearteyes: de espiar https://goo.gl/AfJb7f

AINDA em tempo: duro e' ver os chineses vendendo tauari brasileiro para o mundo por precos inferiores ao que, a julgar pelas informacoes do Cosme, nos cobram nossas madeireiras nativas.

Voltar para “Carpintaria”