Nova Bancada do Valete

Para mostrar, discutir, imaginar, tudo sobre bancadas de trabalho em marcenaria
Valete
Contato:

Nova Bancada do Valete

Mensagempor Valete » 12 Mai 2018 20:13

Quando comecei no hobby da marcenaria a uns 3 anos atrás a primeira coisa que qualquer aprendiz de marceneiro e curioso é partir para construção de uma bancada. Comigo não foi diferente, mas como tinha pouco conhecimento e quase nenhuma ferramenta juntei uns pedaços de paleta de pinos, comprei um chapa de compensado de 20mm e um 2 finais de semanas lá estava me divertindo com a nova bancada. Já tinha onde entulhar coisas, e algo para apoiar em cima quando precisa lixar um peça.

Essa bancadinha me serviu até hoje, foi com ela que construi todos os projetos, mas infelizmente ela tinha um defeito. Falta uma morsa.

Imagem

Quando precisava prender alguma peca, enjambrava com uns sargentos neste taco ai do meio e dava um jeito. No começo do ano sobrou um tempo e deu vontade de começar a construção de um nova bancada.

Comecei a pesquisar sobre um modelo de bancada que me atenderia até conhecer Andre Jacob Roubo. Esse Sr. francês ai criou no século XVIII um modelo de bancada que nos século XXI ainda é referencia pra marcenaria do mundo todo.

Imagem

Comprei o livro do Christopher Schwarz para entender onde estava me metendo e pra aprender o que uma boa bancada realmente precisa ter e principalmente o que não precisa.

Entre outras coisas, consegui compreender que basicamente uma boa bancada deve permitir segurar firmemente qualquer peça tanto na face, quanto nos lados como nos topos.
Apesar de parecer algo simples, muitos dos modelos tradicionais de bancadas que se vê por ai falham em pelo menos 2 ou 3 destes quesitos básicos.

Peguei umas madeiras de uma velha casa de madeira que foi demolida e comecei a saga. Entre arrancar pregos enferrujados e matar cupins, a nova bancada ia tomando forma a cada final de semana. Precisava arranjar um jeito de fazer a morsa, e como aqui no Brasil é impossível ter aqueles kits de parafuso e porca da Benchcraft que reluzem ouro, o jeito foi improvisar. Comprei um parafuso maciço no mercado livre com rosca quadrada, destes utilizados para nivelar andaimes de construção civil e voila. Ficou melhor que a encomenda. O restante é o trabalho que todo marceneiro já conhece, muitas furas e espigas de grosso calibre. Corta, serra coloca, e a coisa vai tomando forma. A dificuldade está no peso e tamanho das peças, tudo numa bancada precisa ser pesado e firme, e a madeira pesa cada vez mais conforme você vai juntando as partes do quebra cabeça.

Depois de alguns finais de semana de diversão, no início do outono a bancada ficou pronta. Esse é o resultado e algumas fotos do processo de construção. Deu trabalho, e agora pena de usar ela pois vai arranhar :lol: :lol: :lol: Em 2 semanas ela já está toda surrada, mas afinal é pra isso que ela serve, não é um móvel pra se colocar na sala de estar.

As medidas dela são basicamente pro espaço que eu tinha para acomoda-la, gostaria de te-la feito maior, mas não tenho espaço.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

ALGUMAS FOTOS E DETALHES DA CONSTRUÇÃO:

O parafuso de andaime, colado na madeira e com contrapino atravessando para não ter como soltar:
Imagem

Ainda sem a morsa:
Imagem

As espigas:
Imagem

O processo de furação das furas:
Imagem

Os encaixes:
Imagem

Detalhe do corte das pernas que encaixam no tampo da bancada:
Imagem

A porca do parafuso do andaime encaixado por trás da perna da bancada:
Imagem
:chores-chopwood: Acompanhe meus projetos no Instagram: @Joel.Woodshop
Roger Luiz

Re: Nova Bancada do Valete

Mensagempor Roger Luiz » 12 Mai 2018 21:52

Parabéns!!! O trabalho ficou muito bom!!! A madeira é muito bonita!!! Perfeita!!!
"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
ESSANCHES

Mensagempor ESSANCHES » 12 Mai 2018 22:04

Linda bancada valete..... Linda mesmo, que madeira usou?
Emerson

"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
Milton Martins

Mensagempor Milton Martins » 14 Mai 2018 06:32

Um espetáculo!

Parabéns
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 14 Mai 2018 07:24

Uma obra de invejável robustez, precisão, beleza e esmero, parabéns. Espero que daí saiam muitos projetos de igual teor.
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente - Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 14 Mai 2018 10:01

Nota 10, Valete. Gostei demais, principalmente do macete de usar o parafuso para andaime para fazer a morsa.
Fiquei curioso para saber se o tampo foi só colado ou se tem alguma coisa (alma ou cavilha) prendendo.
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 15 Mai 2018 10:39

A bancada resultou de excelente qualidade, Valete. Parabens! :clap:

Imagino possas apreciar bem o mais recente livro de Mr. Christopher Schwarz:
Ingenious Mechanicks, U$19.50 o download do PDF em https://lostartpress.com/collections/bo ... mechanicks.
Pedro Fritsch

Mensagempor Pedro Fritsch » 15 Mai 2018 11:34

Belo trabalho, vai durar uma eternidade.
Vale colocar um mdf 6mm em cima, bom
pra trabalhar e vai prolongar muito o bom
estado da mesa.
Valete
Contato:

Mensagempor Valete » 15 Mai 2018 16:54

ESSANCHES escreveu:Linda bancada valete..... Linda mesmo, que madeira usou?

Ola Emerson. Amigo, é uma misturada de madeira. A estrutura é de uma espécie de madeira que desconheço, ela é dura e pesada, mas não sei dizer qual exatamente. O tampo e a morsa são de Jacatirão. Os detalhes escuros são de canela preta, e os claros em peroba.
Valete
Contato:

Mensagempor Valete » 15 Mai 2018 16:55

ELCIO escreveu:Fiquei curioso para saber se o tampo foi só colado ou se tem alguma coisa (alma ou cavilha) prendendo.

Elcio. O tampo é preso basicamente pelo encaixe e cola. Depois de colado fiz um contrapino de madeira atravessando o encaixe para não soltar nunca mais. :)

Voltar para “Bancadas”