Revestimento de bancada

Para mostrar, discutir, imaginar, tudo sobre bancadas de trabalho em marcenaria
matape

Revestimento de bancada

Mensagempor matape » 13 Jan 2018 06:37

Prezados: ganhei uma bancada que deve ter uns 60 para 70 anos, em peroba rosa, bem suja, duas morsas de madeira. O tampo com 5 cm de espessura é bem forte, mas está abaulado (uns 5 mm fora da horizontal) no centro, na parte da frente: ela possui mais de dois metros e o excesso de uso fez esta deformação. Coloquei um pilarzinho no centro e ficou bem melhor, mas agora estou pensando em passar uma plaina manual para acertar ondulações, etc, e usar algum tipo de revestimento. Não posto foto porque acho que ainda não tenho esta permissão.

Estou limpando com raspilhas (scrapers), que nunca tinha usado, e apanhando muito para acertar o ângulo correto, mas estou conseguindo aos poucos. A dúvida agora é que tipo de revestimento aplicar: seladora, verniz, cera, óleo, verniz naval?

Consultei o Cláudio da general iron fittings informalmente, que sugeriu aplicar verniz naval. Depois fiquei pensando que nas partes todas exceto no tempo é boa sugestão, mas fico com receio de que no tampo poderia ficar meio escorregadio. Alguém teria alguma sugestão?

Em tempo: marcenaria é só um hobby que comecei há uns 3 anos. Neste período só fiz duas estantes e uma bancada de marceneiro em cabreúva (que não tenho coragem de usar: coloquei na sala porque a madeira é muito bonita. Fiz numa escola de marcenaria aqui em São Paulo). Não tenho intenção de usar máquinas e possuo várias plainas, formões, serrotes e ferramentas manuais deste tipo.

Grato por qualquer sugestão. Marcos
Pedro Fritsch

Re: Revestimento de bancada

Mensagempor Pedro Fritsch » 13 Jan 2018 06:59

Minha bancada também beira os 70 anos, é de angico,
feita por meu pai.
Devido a muitas marcas de uso, pintei.
Uso chapa de mdf 6mm no tampo, facilita a limpeza
e não estraga a madeira.
Na sua sua pode usar tinta, stain, verniz, o que achar melhor.
Se pegar sol, selador e verniz comum descasca.
Poste fotos.
Anexos
DSCF4270.JPG
DSCF4270.JPG (19.7 KiB) Exibido 141 vezes
matape

Mensagempor matape » 13 Jan 2018 10:50

Prezado Pedro:

Boa sugestão essa: se eu não conseguir nivelar o tampo com as plainas, vou cobrir com chapa de compensado.

Marcos
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 13 Jan 2018 13:35

matape escreveu:(...) estou pensando em passar uma plaina manual para acertar ondulações (...)

Uma plaina manual de tamanho > #5 cai muito bem porque você consegue operar independente do tamanho do seu tampo e não precisa removê-lo para eventualmente passar em um desengrosso.

Particularmente acho este tipo de empeno mais fácil ainda de remover: plainar em 45graus em ambos os sentidos até a lâmina conseguir retirar do centro. Como o movimento é mais curto que na longitudinal do tampo, consome menos energia também.

matape escreveu:Estou limpando com raspilhas (scrapers) (..)

Voto por usar a plaina mesmo. Se tiver mais de uma(lâmina ou plaina) reserve uma para remover a "sujeira" e outra para o desempeno.

matape escreveu:A dúvida agora é que tipo de revestimento aplicar: seladora, verniz, cera, óleo, verniz naval?

Que tal nada? :grin:
Sim, é uma boa opção por experiência própria. Se você trabalha com madeira bruta e principalmente usa alguma ferramenta manual, tampos lisinhos é como goteira lenta na cabeça sentado em uma cadeira de interrogatório, hehe. "Um-pé-no-saco". As peças se movem toda hora, não ficam fixas com facilidade na bancada. Bueno, ao menos essa é a realidade para o uso de "dogs" e barriletes.

matape escreveu:(...) mas fico com receio de que no tampo poderia ficar meio escorregadio.

Pois é

matape escreveu:Não tenho intenção de usar máquinas e possuo várias plainas, formões, serrotes e ferramentas manuais deste tipo.

Bacana, marcenaria desplugada vai bem demais quando o volume de produção é baixo ou as peças não são grandes. Seja bem-vindo Marcos!
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
matape

Mensagempor matape » 14 Jan 2018 08:03

Grato Cosme. Estou gostando de usar raspilha, dá um acabamento excelente, mas o problema é arrumar o ângulo certo na afiação para conseguir fitas de serragem ao invés de pó. Tem alguns veios estranhos na peroba e aí as plainas dão um pouco mais de trabalho.
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 14 Jan 2018 22:03

Certa feita, disse-me um veterano:

para ferramenta, melhor verniz é a mão !

Pra mim, bancada é ferramenta mas ... passei vários demãos de tungue "bem ralo" na titular - reforço uma vez por ano.

Ferramenta bonita dá mais vontade de usar. :lol:
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
Pedro Fritsch

Mensagempor Pedro Fritsch » 15 Jan 2018 15:01

Como o Cosme falou "que tal nada?".
Também não vejo porque a bancada ser retinha,
mas se for o caso, eu passaria numa lixadeira de rolo,
serviço melhor e bem mais garantido.
ESSANCHES

Mensagempor ESSANCHES » 15 Jan 2018 21:08

Pedro Fritsch escreveu:Também não vejo porque a bancada ser retinha.....

Poxa Pedro, vou ter que discordar de você :shifty: :shifty:.
Acho que fazer uma montagem podendo confiar na planicidade do tampo da bancada não tem preço, mas cada um tem sua realidade.......
Emerson

"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 16 Jan 2018 09:49

ESSANCHES escreveu:
Pedro Fritsch escreveu:Também não vejo porque a bancada ser retinha.....

Poxa Pedro, vou ter que discordar de você :shifty: :shifty:.
Acho que fazer uma montagem podendo confiar na planicidade do tampo da bancada não tem preço, mas cada um tem sua realidade.......

Também acho que ser retinha ajuda. Se eu conseguisse fazer um tampo retinho..... :angry-banghead:
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 16 Jan 2018 15:55

Nas minha o máximo que dei foi uma lixada para tirar um pouco das colas, vernizes, marcas de queimado, marcas de prego de serrote..... para mim bancada bonita é bem judiada o que mostra muito serviço feito em cima dela e de preferencia bastante serragem em baixo, mas........
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella

Voltar para “Bancadas”