Dúvida quanto a madeira

Para mostrar, discutir, imaginar, tudo sobre bancadas de trabalho em marcenaria
alnarciso
Contato:

Dúvida quanto a madeira

Mensagempor alnarciso » 26 Set 2016 07:43

Bom dia,

Sou novato na marcenaria. Estou aprendendo e trabalhando para uso hobby, nada de profissional.

Pois bem, estou projetando minha bancada de marceneiro. Estou tentando fazer uma conforme manda o figurino. 2 morsas, rebaixo para ferramentas e tudo mais.

Meu problema, por conta da falta de experiência é qual madeira usar. Aqui onde moro (Gravatai/ RS), a madeira mais barata e acessível é o eucalipto branco, mas não sei se seria apropriado. Já li muitas coisas em relação ao eucalipto empenar.

O que vocês me dizem? Qual madeira procuro?

Não queria nada muito caro, pois como estou ainda aprendendo, sei que algumas peças vou ter que refazer por conta de possíveis erros.

Seria isso pessoal, agradeço muito a atenção de vocês!

Um forte abraço

André Narciso
fguido
Contato:

Re: Dúvida quanto a madeira

Mensagempor fguido » 26 Set 2016 08:03

amigão vc pode usar a madeira que quiser, quanto a empenar vai depender tanto da espessura que irá usar como de estar seca o suciente.

eu fiz uma de pinnus e está resistente até hoje e nunca empenou ja fazem uns 4 anos.

um excelente tutorial que irás encontrar aqui para bancada é do Leitão que mostrou um passo-a-passo muito bom
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
Neptuno

Mensagempor Neptuno » 26 Set 2016 08:16

André

Eucalipto branco não seria aconselhável, não tem estabilidade dimensional suficiente para uma bancada, e é muito mole. Exceto talvez para os pés. Se não quer gastar muito, para o tampo procure vigas de demolição, que se encontra em Peroba com alguma facilidade. Minha primeira bancadinha, fiz com essas vigas de Peroba, la pelos idos dos anos 70, na época tinha para comprar em qualquer esquina. Veja a foto, tenho a dita até hoje e note que eu só utilizei juntas "de cama", pois eu não tinha como fazer furas, nem sabia o que era isso, provavelmente.

IMG_1380.jpg
IMG_1380.jpg (83.07 KiB) Exibido 636 vezes

Para um principiante, eu recomendaria uma bancada de compensado como esta descrita aqui em baixo. É fácil de fazer, robusta, e não requer muitas ferramentas.

http://www.startwoodworking.com/plans/r ... wood-bench
Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.

Feliz 2017!!
Pedro Fritsch

Mensagempor Pedro Fritsch » 26 Set 2016 08:36

Sou suspeito pra falar, a minha é de Angico, tem mais de
60 anos.
Se estiver disposto a gastar um pouco mais em madeira,
procure madeira dura do sul ou "do norte", se for bem
feita, seus bisnetos vão usar.
alnarciso
Contato:

Mensagempor alnarciso » 26 Set 2016 08:43

Muito obrigado pela ajuda pessoal. Vou continuar estudando e assim que tiver algo, posto aqui para vocês verem!

Um forte abraço!
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 26 Set 2016 09:22

Narciso: O Eucalipto branco que você fala, deve ser da espécie "Grandis", que realmente não é duro o suficiente e tem características de empenar. Porém, os tipos de de eucalipto mais escuros (vermelho/marrom), Citriodora, Saligna e Urophilla, são mais densos e duros. Também são muito plantados no Brasil para carvão e uso da madeira. E o preço deve ser bem parecido com esse que você chama de branco.

Voltar para “Bancadas”