Cola no tampo

Para mostrar, discutir, imaginar, tudo sobre bancadas de trabalho em marcenaria
paulobro
Contato:

Cola no tampo

Mensagempor paulobro » 22 Fev 2015 20:37

Passeando por um forum do mundo desenvolvido encontrei um topico que me chamou a atencao: "Como voce faz para evitar cola no topo da bancada quando faz colagens?"

Lendo uma serie de respostas abrangendo desde recobrir a area em trabalho com sacos plasticos de supermercados, passando por rigoroso, meticuloso cuidado para garantir que cola seja colocada apenas e tao somente na area a ser colada (respingo e' coisa do dimonio), rolos de papel manteiga para recobrir a preciosa superficie, ate a construcao de uma mesa especial com tampo de formica dedicada para colagens, estava comecando a achar que eu — que nunca me preocupo se cola cai ou deixa de cair no tampo ou onde seja — era de todo relapso e um mau, pessimo exemplo provavelmente merecedor de espancamento cruel em praca publica :oops: . Felizmente, lendo mais encontrei outros com a minha mesma visao da coisa: bancada e' para levar ferro mesmo, e quando por qualquer motivo precisa ser ajeitada (como por exemplo raspar fora a cola seca desde antisdonti) a gente da jeito, e boa.

Mas sim, cada um, cada qual, e jeito certo e' o jeito que a gente faz e se sente bem fazendo.

Mas convenhamos, ha certos exageros:

Imagem Imagem
fguido
Contato:

Re: Cola no tampo

Mensagempor fguido » 23 Fev 2015 11:23

kkkkkkk orra meu, comecei a ler teu tópico e tomei até um susto, pois pensei ".... bancada sem respingo de cola, marca de formão, de broca, etc... etc..." não tem graça, vejo pelos foruns aí, algumas que se parecem verdadeiros espelhos, e com certeza não são usadas para o fim a que se propoem. A(s) minhas bancadas se vc procurar até dinheiro acha (só não no meu bolso hehe), alguma moeda caída em alguma fresta, poeira e cola já devem estar passando da décima geração, mas aí é que está a graça de tudo.

Imagines um cara se dizer marceneiro e não ter nenhum calinho na mão.... lembro da minha adolescencia que tinha um cara que apelidamos de "Zé aluguel", o cara tinha um carrão último modelo, só roupa de marca, nos domingos botava uma prancha em baixo do braço(a mais cara que tivesse) e ficava passeando na praia pra cima e pra baixo, mas ......não pegava ninguém.....hehehe, ou seja um verdadeiro zé aluguel.

Porque estou falando isso? Me perdoem, não estou querendo ofender ninguém, mas já repararam, quanto "Zé aluguel" temos pelas garagens aqui e de outras terras?

Já vi garagens que o valor do material ali depositado somam verdadeiras fortunas, mas nenhuma poeirinha, nenhuma bancada cheia de respingos..... Não estou defendendo nenhuma bagunça não, se bem que uma baguncinha de leve até que passa.....

É tchê, vamos ficar com nossas desleixadas mas bem utilizadas bancadas mesmo. :obscene-drinkingcheers:

Abraços.
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente - Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 23 Fev 2015 14:57

he he he; me lembrou uma poesia sobre nossas amadas....

Dando um trato nela

Anos e mais anos de uso e abuso
Servindo calada. Carinhos? Nenhum!
Tão cheia de marcas, cortes e pancadas.
Cuidados? Não tive em momento algum!

Desde seu início
Só ganha porrada,
Ficou até mesmo
De costa arqueada.

Nunca tive pena
De usar e abusar.
A surra foi tanta,
Deixou a coitada
'Té de perna bamba!

Resquício passados
De uso intenso,
Viscoso, melado,
Leitoso e grudento.
Tal qual uma amante,
Por sobre seu dorso
Tem até meu sangue.

Mas chegou o dia
De lhe dar um trato!
Pegar com jeitinho,
Cuidar de você,
Só nós dois, sozinhos!

Com muita vontade
A pego de jeito,
Desmonto seu corpo,
A viro do avesso.

Sem folga nenhuma
Trabalho na frente,
Ajusto, alinho
Seu novo mordente.

Depois de um tempo
Abro suas pernas,
Encunho as furas,
Encaixo a travessa.

Depois de dois dias
De intenso trabalho
A vejo de novo
Firme e no esquadro.

Ao vê-la de novo
Firme e retinha,
Não tem outro jeito,
Garlopo em cima!

Depois a aliso,
Esfrego, esfolio,
Dou banho de óleo.
Enfim eu sorrio!

Agora está pronta,
P'ra mais alguns anos
De muito serviço.

Mais forte e mais reta,
Bonita e tratada.
Essa é a sina
Da minha bancada.
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br
Lauro

Mensagempor Lauro » 23 Fev 2015 16:20

:lol: :lol: Boa Adenilson :chores-chopwood: . Abraços!
Lauro.
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 23 Fev 2015 16:36

Eu me sinto bem ao trabalhar nos meus poucos e incompletos móveis para lidar com a madeira quando estes estão bem cuidados e até mesmo bem acabados, agora, poxa, é para usar né gente! Se acontecer algum acidente... Paciência. Ou melhor, se há a preocupação, que se tome as devidas providências para proteger. Tampo por aqui só na saliva babada mesmo... Estou é sonhando com o mesmo, mas, creio que usarei alguma proteção prática para efetuar as colagens, um tecido, não sei. Para furar algum pedaço de compensado e por ai vai... Riscou? Tirou um pedaço? Bom, tenta resolver na próxima leva de aplainar o tampo, um pouco de água para tentar "inchar" a madeira, em último caso, que entre para a lista de estórias do móvel :lol:

Após o segundo mês de uso da base da minha bancada percebo que: algum cuidado na operação já resolve boa parte dos possíveis danos :chores-chopwood:

[]s
Cosme
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
fernandorosa

Mensagempor fernandorosa » 23 Fev 2015 18:54

ESte forum sempre apresenta surpresas.... Agora desponta um poeta Bravo Adenilson a vida com poesia fica mais leve
Ignácio/rj

Mensagempor Ignácio/rj » 23 Fev 2015 21:20

Creio em que devemos tratar a bancada nossa de cada dia com o maior cuidado possível, porém, não há como se evitar os contratempos cousados pelo uso, marcas, pingos de cola etc. Tenho um manto de borracha preta que utilizo sempre que vou colar, pregar e furar na bancada. Essa borracha tem em torno de 4mm de espessura e tem a função tanto de proteger a bancada quanto o material a ser construído.
Miro
Contato:

Mensagempor Miro » 23 Fev 2015 22:01

Assunto bom demais.
Valeu Poeta Adenilson.

http://lumberjocks.com/miroamancio
marciocrm

Mensagempor marciocrm » 12 Abr 2015 21:54

Depois do Adenilson, pouco posso falar, apenas que hoje deixei algumas marcas a mais de estilete na sujeita!
Surrada impõe mais respeito.
Aliás, Miro, posta uma foto do tampo da sua pra turma ver bancada de marceneiro de verdade!

E também me recuso a ter um sistema de aspiração muito eficiente.
Tem que ter pó e cavaco pra ninguém que não é do ramo sair falando mal quando conhece nosso muquifo.
Seria pra quando me aposentasse, mas posso ñ parar de trabalhar
Pra quando ficar velho, mas pode ñ acontecer
Envelhecendo, posso ñ ter saúde
Tendo saúde, posso ñ gostar mais
Vamos tocando pau do jeito que der, desde agora, pelo tempo vier, der ou convier
Neptuno

Mensagempor Neptuno » 14 Abr 2015 11:37

Quando tenho uma colagem complicada com epoxi ou ureia-formol, eu forro o tampo com papel craft. No dia-a-dia a cola nunca gruda porque passo sempre cera, é só raspar com uma espátula.

Discordo com veemência de que uma bancada deve receber abuso. Não há porque destruir um trabalho que requereu tanto tempo e dedicação.

Pedro
Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.

Feliz 2017!!

Voltar para “Bancadas”