FORP

Para mostrar, discutir, imaginar, tudo sobre bancadas de trabalho em marcenaria
paulobro
Contato:

FORP

Mensagempor paulobro » 17 Jul 2013 05:07

Voces sabiam que FORP em portugues e' PRCF?...
Pior que e'.

Mas afinal, cabe a pergunta, o que diabos e' FORP?

Trata-se de um projeto epico em curso nA Matriz onde uma dezena de enlouquecidos juntaram-se para construir, durante esta semana em curso, megabancadas seguindo design e padroes do sec. XVIII. Mais especificamente, cada participante reproduzira uma bancada baseada naquela ilustrada na famosa Prancha 11 do mais afamado livro de marcenaria ja escrito, L'Art du Menuisier, por Andre Jacob Roubo. E utilizando a madeira recomendada pelo autor: enormes pranchas de carvalho vermelho frances. Donde o nome French Oak Roubo Project, ou FORP.

Imagem
A Prancha 11

Entre os participantes que pagaram a bagatela de U$4.500 para participar do Projeto (fora custos de estadia, alimentacao e transporte, inclusive para a enorme bancada quando pronta) estao obviamente alguns dos mais salientes defensores da supremacia da marcenaria do seculo dezoito e das insuperaveis vantagens do uso de ferramentas manuais. Ironicamente, o processo construtivo esta sendo realizado nas instalacoes de uma vasta e moderna serraria na Georgia, utilizando algumas das mais pesadas maquinas de marcenaria produzidas no seculo vinte. (Inevitavel — ou ao inves de uma semana o Projeto duraria meses. Ou anos...)

Para quem tiver interesse em acompanhar o desenvolvimento da engronha, googlar por French Oak Roubo Project apontara varios links, incluindo relatos (em ingles, claro) atualizados diariamente em blogs de varios dos participantes.

Pessoalmente, estou achando tao interessante que vim aqui contar para voces.
fguido
Contato:

Re: FORP

Mensagempor fguido » 17 Jul 2013 07:52

é acho que vou me inscrever na próxima turma....
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
Gasparotto

Mensagempor Gasparotto » 17 Jul 2013 11:13

Pois eu passei lá no fim de abril e já estava lotado. :-P
Então tá, vamos fazer a inscrição para o ano que vem :laughing-rolling: :laughing-rolling:

[]
vangodias

Mensagempor vangodias » 18 Jul 2013 10:34

Oba, então vamos formar uma turma brazuca. :dance: :dance: :lol: :lol: :lol:
Brincadeiras a parte, deve ser muito bom participar de um evento desse tipo.
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 18 Jul 2013 12:03

Imagino que deva ser, sim, vangodias. :drool:

Mas infelizmente nao e' para o nosso bico que por aqui e' dificil juntar a turma ate para comer churrasco gratis. Imagina para trabalhar e ainda pagando caro. :naughty:

Alias, o pessoal do GDM esta propondo um Encontro Pratico, ano que vem. Estou curioso para ver como vai evoluir...
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 18 Jul 2013 23:22

Eu conheço um evento parecido no norte do Espirito Santo, só que no final vc sai com uma viola caipira, e os preços são bem razoáveis.
Editado pela última vez por fguido em 19 Jul 2013 18:18, em um total de 1 vez.
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
vangodias

Mensagempor vangodias » 19 Jul 2013 09:15

Taí, Paulo e Guido, essa é uma ideia que pode ser desenvolvida, alguém precisa tomar a iniciativa pra realizar algo parecido, não do tamanho desse FORP, mas algo menor, como a viola, é algo possível de ser feito, com o patrocínio de uma grandes empresas do segmento, uma fornece o espaço, outra material consumível (verniz/seladora/cera/etc), outra algumas pequenas ferramentas manuais, pode ser um diferencial pras empresas solidificarem suas marcas.
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 19 Jul 2013 18:20

Sabes que idéias boas é o que não faltam, mas quando envolve money todo mundo sai de baixo, mas estou pensando em algo aqui na redondeza juntamente com aquele meu amigo que comprou a Lujinha.
Martin Luther King Jr
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 20 Jul 2013 08:58

Pensei vale o registro...

Depois dos cinco dias programados, pelo menos uma das 16 bancadas cuja construcao iniciou-se no FORP teve sua montagem basica concluida. Nao por acaso contou com a participacao coletiva de todos os participantes e e' a do proprietario da serraria onde alojou-se o projeto.

Clipboard01.jpg
Clipboard01.jpg (229.95 KiB) Exibido 1701 vezes

Realmente excepcional, unica, toda construida em carvalho macico, pesando ao redor de 550 kg, seu tampo e' formado por uma prancha inteirica de 15 cm de espessura medindo quase 5 metros de comprimento por quase 70 cm de largura.
Lauro

Mensagempor Lauro » 20 Jul 2013 18:51

Espetacular! Deve ser muito legal participar mesmo. Abraços!
Lauro.

Voltar para “Bancadas”