Curso de Tornearia - Gratuito - Cap. 3 aula 7

Aulas ministradas por HORAMOLLO e CLAU_FRA, traduzidas por ADENILSON
Adenilson
Contato:

Curso de Tornearia - Gratuito - Cap. 3 aula 7

Mensagempor Adenilson » 17 Set 2012 15:07

Curso Gratuito de Tornearia de Segmentado
Capítulo III aula 7

Aula ministrada pelo Professor Cláudio Fraga

Para finalizar com a etapa do corpo da bombonier dei duas demãos de seladora, lixa 400, uma terceira demão de seladora e lustrei com cera de abelhas.
Imagem

Tampa
A armação é similar ao do corpo com anéis de 12 segmentos. Na foto vemos o emparelhado da base do terceiro e último anel, colado e prensado na peça.
É necessário observar que a tampa foi sendo feita juntamente com o corpo da bombonier, mas vou mostrar estes passos na continuação para evitar confusões e seja mais claro.

Imagem

Imagem

Torneado da tampa e torneado da borda de inserção. É importante que esta borda fique enquadrada e obviamente deve coincidir com a boca do corpo. É necessário observar corretamente as medidas para não errar. Deve-se ir parando o torno várias vezes para ir provando se encaixa perfeitamente.

Imagem

Imagem

Torneado do disto intermediário ou de sacrifício (álamo no meu caso) com um pequeno rebaixo onde ficará calçado a tampa para tornear a parte superior e o acabamento. Também será necessário medir perfeitamente e parar o torno várias vezes para ir provando se a tampa se encaixa de forma justa, porém não demasiadamente (si for necessário forçar demais a inserção poderia quebrar a borda da tampa ou o rebaixo do disco intermediário).

Imagem

Em seguida colei um papel grosso na depressão do disto intermediário e sobre ele colei a tampa (já separada da flange) pela borda, que entrou bem ajustada dentro da depressão. Uma vez seca esta união levei para o torno e aplainei a face da parte superior, aonde é agregado o arremate.
Na última foto da tampa podemos ver o toco de madeira que constituirá o arremate ou puxador, já colado e prensado ao conjunto.

Imagem

Levei a peça ao tono e dei forma à parte superior da caixa e seu arremate.

Imagem

O acabamento é o mesmo do corpo. Observamos que a parte interna foi feita antes destes passos.

Imagem

Com cuidado, fui devastando toda a borda do disco intermediário, até chegar à tampa propriamente dita. A tampa fica sujeita ao disco intermediário separada pelo papel grosso.

Imagem

A separação da tampa é feita com facilidade com uma pequena espátula ou um formão bem afiado, já que o cartão se quebra. Mas é necessário ter certo cuidado para não danificar a peça. Depois é só tirar os restos que ficam colados na madeira.
Imagem

Final
Base Lixada, assinatura pirografada e duas demãos de seladora.
Imagem

Eu queria que esta peça tivesse um pouco mais de brilho, por isso deixei passar uns 4 ou 5 dias para que secasse bem a cera e apliquei uma ou duas demãos com mais lustre.
Ficou assim.

Imagem

Imagem

Imagem

As madeiras empregadas são: Pinho do Paraná, paraíso, cedro e cacharana (o arremate roxo). Esta é a minha terceira peça totalmente segmentada.
Espero que lhes sirva o passo a passo para terem ideias e que tenham gostado da peça terminada.

Saudações a todos.
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br
Lauro

Re: Curso de Tornearia - Gratuito - Cap. 3 aula 7

Mensagempor Lauro » 17 Set 2012 19:08

Ficou espetacular essa peça! Uma obra de arte. Essa aula é muito inspiradora. Abraços!
Lauro.
schneider

Mensagempor schneider » 17 Out 2012 08:37

Mais uma bela aula resultando em obra de arte.

Abraço
Ademir
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 17 Out 2012 10:57

Claudio, poderia mostrar para nós o esquema do seu pirógrafo?
Pretendo fazer um igual pois o meu é muito fraco.
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
Alemão
Localização: Florianópolis SC ( sul da ilha, Tapera, proximo ao portão sul da base aérea ).
Contato:

Mensagempor Alemão » 28 Out 2013 01:50

Adenilson, me perdoe se estiver enganado ou desatento, mas estive procurando em todos os tópicos a tabela de coeficientes que é citado estar na figura 37, porém não a encontrei, no entanto vi em uma das fotos que ela existe impressa em uma folha azul junto a algumas peças e ferramentas, poderia o amigo me fornecê-la se não for incomodo?
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 29 Out 2013 08:03

Alemão, se for a que estou pensando ai vai...

Imagem
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br
Alemão
Localização: Florianópolis SC ( sul da ilha, Tapera, proximo ao portão sul da base aérea ).
Contato:

Mensagempor Alemão » 30 Out 2013 00:03

Creio ser isso sim, bom se é que eu entendi direito, o cálculo é feito da seguinte forma
num caso de um anel de 12 segmentos o coeficiente seria 0,26795 com a seguinte formula:
0,26795 . (PI.r2)= comprimento da base do trapézio correto?

Voltar para “Curso de Tornearia Gratuito - Segmentados”