Curso de Tornearia - Gratuito - Cap. 3 aula 4

Aulas ministradas por HORAMOLLO e CLAU_FRA, traduzidas por ADENILSON
Adenilson
Contato:

Curso de Tornearia - Gratuito - Cap. 3 aula 4

Mensagempor Adenilson » 22 Ago 2012 15:34

CURSO DE TORNEARIA DE SEGMENTADO GRATUITO –CAPITULO 3 AULA 4
AULA MINISTRADA PELO PROFESSOR CLAUDIO

Continuando com o primeiro anel do corpo da bombonier.
Uma vez colados os dois semi-aneis retifiquei os extremos e colei ambos. Uma vez agregado à peça e torneada vai ficando assim:
Anexo:
Imagem

Segundo Anel:
A minha Caixa de esquadria ja tem três cortes que correspondem aos ângulos para formar anéis de 6, 8 e 12 segmentos. Neste trabalho, todos os anéis são de 12 segmentos, por isso os segmentos que vemos cortados têm o mesmo ângulo que os do anel anterior.
Imagem

Adiantando-me aos futuros exemplos, e para quem necessite deste material, este seria o esboço para 6 segmentos, feito pelo Professor Dr. Hector.
Imagem

Aqui estão os 12 segmentos deste segundo anel, colados em semi anéis de 3 segmentos e prensados com borracha de câmara de ar.
Se observarem bem verão que os segmentos 1 e 2 se moveram um pouco, quase certo que moveram-se quando os prensei e eu não percebi na hora. Mas fazer o que né? Este é um trabalho real e estas coisas podem acontecer, ainda que saibam que o melhor é tentar evita-las. Por isso é importante manter uma pequena quantidade de madeira em estoque. O meu anel é um pouco superior às medidas do esboço, tanto no diâmetro externo como no interno, por isso este detalhe não terá nenhuma influencia no final da peça.
Anexo.
Imagem
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br
fguido
Contato:

Re: Curso de Tornearia - Gratuito - Cap. 3 aula 4

Mensagempor fguido » 22 Ago 2012 20:03

Essa opção de numerar as peças é uma ótima idéia, eu fiz isso no meu porque algumas acabaram ficando um pouquinho diferente, então eu trocava de posição e dava certo.
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
Lauro

Mensagempor Lauro » 23 Ago 2012 14:52

Interessante mesmo. Dá para fazer uma montagem "a seco" antes, verificar o melhor encaixe e numerar as peças. Depois, partir para a cola. Abraços!
Lauro.
horamollo

Mensagempor horamollo » 24 Ago 2012 09:54

Hermanos fguido y Lauro:
Los acertados comentarios de ustedes aclaran lo que nosotros intentamos transmitir y enriquecen el libro.
Muchas gracias Amigos.
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 13 Set 2012 09:42

Curso de Gratuito de Tornearia Segmentada
Capítulo III – Aula 4B
Aula Ministrada pelo Professor Cláudio Fraga
Terminei de montar o segundo anel, da formação que já estamos vendo, Colado na peça e torneado vai ficando assim:
Adjunto:
Imagem

Terceiro Anel Retificado:
Adjunto:
Imagem

Nesta foto podemos ver como está ficando a nossa bombonier, com o primeiro e segundo anel praticamente terminados de tornear. Ainda falta afinar um pouco a base, mas eu prefiro deixar uma grande superfície de contato com o disco de sacrifício.
Ao lado o terceiro anel já colado e secando. Com estes segmentos aconteceu de não conseguir transpassa-los com os alfinetes como os segmentos de menor espessura, suponho que a madeira que é um pouco mais dura fez com que os alfinetes se dobrassem. Por isso improvisei uma braçadeira com um cordão e nó de laçada, tanto para armar os semi-anéis como os anéis completos. É uma saída de emergência, mas aos poucos vou me provendo de braçadeiras mais apropriadas.
Adjunto:
Imagem
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br

Voltar para “Curso de Tornearia Gratuito - Segmentados”