Curso de Tornearia - Gratuito - Cap. 3 aula 3

Aulas ministradas por HORAMOLLO e CLAU_FRA, traduzidas por ADENILSON
Adenilson
Contato:

Curso de Tornearia - Gratuito - Cap. 3 aula 3

Mensagempor Adenilson » 15 Ago 2012 14:59

CURSO DE TORNEARIA DE SEGMENTADO GRATUITO –CAPITULO 3 AULA 3
AULA MINISTRADA PELO PROFESSOR CLAUDIO

Esta postagem corresponde ao curso que esta sendo ministrado pelo companheiro Horamollho (Dr. Hector) e por mim, especificamente a realização da bomboniere, cujas indicações necessárias estão descritas nas aulas 1 e 2 do terceiro capítulo.
Neste passo a passo irei mostrar quase em tempo real meus avanços com a obra e vamso ver o que vais sair.
Circulo de Base ou Taco de Sacrificio
Parafusei na frange um disco intermediário (de sacrifício) e faceei perfeitamente no torno, verificando sempre este faceamento com uma régua.
Primeiro Segmento
Sobre ele colei o primeiro segmento de pinho que será a base da bomboniere. Esta base segundo o esquema é de 12x3 cm (é bom sempre ter por perto o esquema em tamanho real, para irmos conferindo as medidas eliminando assim erros), eu fiz com 1 cm a mais de diâmetro e espessura para poder trabalhar com mais tranquilidade.
Anexo:
Imagem
Comecei a lhe dar uma forma preliminar, tanto no contorno como no interior e faceei para poder colar o primeiro anel.
Imagem

Primeiro anel
O primeiro anel é de cedro, com 12 segmentos. Multipliquei o diâmetro necessário (12,5 cm) pelo coeficiente para 12 segmentos (0.26795) o que me da um resultado de 3,35 cm para cada segmento. Cortei-os em minha caixa de esquadria made in home, dando-lhes 1,5 mm a mais cada um, para poder retificar a cada um com o disco de lixa. Montei os semi anéis, fixando os segmentos com alfinetes cortados. Estes primeiros passos são iguais aos da construção da tigela, tratado no capítulo 2.
Anexo:
Imagem
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br

Voltar para “Curso de Tornearia Gratuito - Segmentados”