Curso de Tornearia - Gratuito - Cap. 3 aula 1

Aulas ministradas por HORAMOLLO e CLAU_FRA, traduzidas por ADENILSON
Adenilson
Contato:

Curso de Tornearia - Gratuito - Cap. 3 aula 1

Mensagempor Adenilson » 09 Ago 2012 09:59

TERCEIRO CAPITULO – AULA 1
Neste capítulo faremos, passo a passo, uma obra parecida com a bomboniere que fiz já faz bastante tempo. Como podemos ver as imagens a seguir:
Anexos:
Imagem

Imagem

Imagem

Vamos simplificá-la um pouco, pois o corpo da obra tem um trabalho de marchetaria inclinado com múltiplos segmentos de cedro da vizinha republica paraguaia, alternado com o mesmo número de segmentos de cipreste. Creio que é melhor deixar para mais tarde as incrustações mais complexas, por isso também não faremos neste trabalho as incrustações de PAI (poliestireno de alto impacto) preto da tampa e da mesma forma o arremate (também na tampa) que é de mármore ônix, o qual será substituído por um segmento de madeira dura, por exemplo aroeira ou angico. As incrustações mais complexas como PAI e mármore irão ver de forma progressiva nos próximos capítulos.
PLANTA PARA 12 SEGMENTOS
Realizaremos a obra com anéis de 12 segmentos, como lhes mostro na imagem abaixo. Feito os cálculos de trigonometria chegamos a uma base da planta de 15 cm e a altura de 28 cm. Ao desenharmos este triangulo se formará dois ângulos de 75 graus da base e o ângulo de 30 graus correspondente ao vértice.

Anexo:
Imagem

Fixar com pouca cola (melhor usar cola de bastão) um papel quadriculado ou milimetrado sobre um papelão ou cartolina (uso papel cartão de 1,2 mm de espessura), traçar o triângulo de 15 cm de base por 28 cm de altura e recortá-lo com estilete e régua. Finalmente nas próximas imagens mostro o esboço e o diagrama em tamanho real (o papel quadriculado é de 0,5x0,5 cm)

Imagem

Imagem

Como veremos a frente durante a construção para esta obra é necessário três flanges (pratos) de torno, por isso lhes mostro na imagem das simples flanges que uso nos meus trabalhos.

Imagem

Aos elementos necessários para este projeto, em comparação com o anterior, só agregaremos um pedaço de papel cartão grosso (utilizo de 1,2 mm de espessura, com bons resultados) e as 3 flanges simples de torno.
E par ao trabalho manual necessita-se:
• Serrote de costas
• Esquadro
• Régua
• Martelo pequeno
• Sargento pequeno
• Caixa de alfinetes
• Câmara de ar de carro ou moto
• Peça de MDF de 40x40 cm (para ter uma superfície plana sobre a qual serão montados os anéis).
• Pedaço de EVA
• Uma sacola de polietileno grossa (sacola de supermercado ou loja em geral) para cobrir a peça de MDF, ele não adere à cola PVA usada na colagem dos segmentos
• Papel cartão de 1 mm de espessura aproximadamente
• 3 flanges (pratos) de torno

Se o trabalho for feito na maquina é importante que o sarrafo se onde obterá os segmentos esteja bem preparado, uma face e o canto correspondente retificado e no esquadro com uma desempenadeira e posteriormente conseguir o paralelismo do canto e face com uma plaina. Aqueles que têm estas duas máquinas certamente terão também uma serra de fita. Uma oficina bem equipada para trabalhar com maquinas deveria também contar com uma serra meia esquadria, uma tico tico de bancada e furadeira de bancada. É possível trabalhar com qualquer torno. Porém, o Prof. Claudio já antecipou que é perfeitamente possível trabalhar de forma manual e que é inclusive mais prazeroso.
A planta de 12 segmentos que preparei para este tema, fiz exclusivamente para aqueles que não têm máquinas, já que as serras de meia esquadria contam com os pontos de ângulos predeterminados e todas podem ser reguladas facilmente a 15 graus para cortar com exatidão os ângulos de 75 grau que são necessários. De acordo com a planta pode fazer os cortes na caixa de esquadria a 75 graus para os anéis de 12 segmentos.
Quero também dizer que agora somos três os coautores deste curso.
Cláudio Fraga que está responsável pela parte prática.
Adenilson Salmo da Silva que esta diagramando os livros virtuais e traduzindo ao português.
Dr. Hector Oscar Bocconi, que lhes fala, responsável pela parte técnica.
Esperamos que outros se juntem a este projeto. Também quero lembrar-lhes que todos podem divulgar livremente o curso parcial ou total em qualquer idioma e por qualquer meio, sempre que isso seja feito de forma GRATUITA.
Editado pela última vez por Adenilson em 18 Set 2012 08:48, em um total de 1 vez.
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br
Lauro

Re: Curso de Tornearia - Gratuito - Cap. 3 aula 1

Mensagempor Lauro » 09 Ago 2012 11:08

Essa peça é muito bonita! Vamos ver se aprendo a fazer e sai alguma coisa. Abraços!
Lauro.
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 09 Ago 2012 13:44

Lauro tô vendo vc muito devagar, ficou travado depois da queda? Vamos botar esse torno pra rufar aí e mostra as peças pra gente babar.
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
schneider

Mensagempor schneider » 10 Ago 2012 11:25

Bom eu to remontando minha oficina hoje de tarde. Por enquanto to só acompanhando as aulas.
Torno a agradecer ao amigo pelo compartilhamento do conhecimento
Ademir
Lauro

Mensagempor Lauro » 10 Ago 2012 11:49

Guido, estou bem devagar mesmo. Para falar a verdade, não tenho nem entrado na oficina ultimamente. Mês de julho, com os filhos de férias na escola, a atenção ficou toda para eles, além de outros fatos que também tomaram muito meu tempo. Vamos ver se consigo voltar à ativa breve. Meu torno já está chorando de saudades :grin: . Abraços!
Lauro.
horamollo

Mensagempor horamollo » 10 Ago 2012 14:13

Hola Hermanos Brasileños:
Estoy muy gratamente sorprendido por el interés de ustedes y espero que pronto presenten las experiencias que vayan logrando.
Un fuerte abrazo
Lauro

Mensagempor Lauro » 11 Ago 2012 00:16

Horamollo, espero em breve poder aplicar o conhecimento que estou adquirindo neste curso. Para mim está sendo de grande valia. Obrigado e abraços!
Lauro.
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 16 Ago 2012 15:45

Ue?

Sumiram os links desta aula?
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 16 Ago 2012 16:36

ai, ai ai...
eu mudei meu album do picassa deve ser isso, mas dizia que não afetava as postagens.....

vou ver o que faço... me desculpem.
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br

Voltar para “Curso de Tornearia Gratuito - Segmentados”