Curso de Tornearia Gratuito- Ferramentas: Caixa de esquadria

Aulas ministradas por HORAMOLLO e CLAU_FRA, traduzidas por ADENILSON
Avatar do usuário
Adenilson
Mensagens: 1594
Registrado em: 27 Mai 2012 17:26
Localização: Tanabi - SP
Contato:

Curso de Tornearia Gratuito- Ferramentas: Caixa de esquadria

Mensagempor Adenilson » 31 Jul 2012 17:03

Esta postagem corresponde ao CURSO DE TORNEARIA DE SEGMENTADOS que é ministrado pelo Dr. Hector (Horamollo).
Acho que é melhor separar o tema das ferramentas para não sobrecarregar o material do curso, que por si mesmo requer uma grande quantidade de fotos.
A caixa de esquadria foi construída especificamente para cortar os segmentos utilizados na formação dos anéis que compõem a obra que esta sendo produzida. Foi feita de acordo com as instruções dadas pelo Professor Horamollo. É muito simples de fazer e funciona perfeitamente. Os cortes são feitos rapidamente e sem maiores esforços. Os segmentos ficam muito bem cortados. Ainda mais, lhes recomendo que mesmo tendo a serra de meia esquadria ou outra maquina que permita o corte dos segmentos, quando possam faça uma destas caixas, já que lhes permite usar pequenos pedaços de madeira que achamos jogados na nossa oficina.
Imagem

Esta foi construída com 3 tábuas de pinus descartados, com quase 2,5 cm de espessura, coladas e parafusadas. Mede 48 cm de comprimento e o espaço interior é de 5 cm de largura e 6 cm de altura. As laterais tem que ter a mesma altura, serem paralelos entre si e estar no esquadro em relação a base.
A largura da caixa poderia ser maior, mas temos que levar em consideração que podemos usar com comodidade o serrote de costas que tivermos, de acordo com o comprimento da lamina do mesmo.
O sarrafo de madeira de onde será cortado os segmentos será introduzido pela direita da caixa (a que esta na frente da foto) e no outro extremo temos um pedaço de madeira, que pode ser movimentado e regulado por meio de um parafuso e porca borboleta inferior, que serve de tope para que todos os segmentos saiam do mesmo tamanho.
Por enquanto a caixa de esquadria tem somente um corte na sua lateral, que é o corte correspondente para os anéis de 8 segmentos, ou seja, um corte com 67,5 graus. Para que este corte saia o mais exato possível, o melhor é fazer a planta que o Professor Horamollo explicou no capitulo 1 na primeira aula, colocar a planta de cartolina sobre a caixa de esquadria e marcar com um lápis o lugar onde os cortes sobre as duas laterais.
Este corte nas duas laterais deve estar em esquadro com a base. Eu o fiz com o serrote de costas, com a ajuda de dois sarrafos finos de madeira com os quais afirmei verticalmente nas paredes da caixa, perfeitamente esquadrejados e serviram de guia para o movimento do serrote.
Seja usando caixa de esquadria, serra de meia esquadria, ou esquadrejadeira, quanto mais bem feitos e precisos ficarem os cortes melhor será a qualidade dos segmentos, o que nos faz ganhar muito tempo na retificação dos mesmos depois, por isso vale a pena dedicar o máximo possível ao trabalho de montar os cortes dos segmentos.
A forma de uso é o mais simples possível. Introduz-se o sarrafo, afirma com um pequeno sargento e faz o primeiro corte com o serrote de costas.

Imagem
Em seguida vira-se o sarrafo apoia contra o topo, firma novamente, corta e temos o primeiro segmento.

Imagem

Para os seguintes segmentos é só ir girando o serrafo, apoiando contra o topo e cortando.
Obviamente é a mesma coisa se invertermos a posição da caixa de esquadria para serrarmos. Ou se o corte na caixa fosse o contrário. Tudo depende se somos direitos ou esquerdos para trabalhar ou ainda da disponibilidade de espaço de onde esta sendo feito os cortes.
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br
Avatar do usuário
Lauro
Mensagens: 3410
Registrado em: 22 Jun 2011 19:19
Localização: São Paulo-SP

Re: Curso de Tornearia Gratuito- Ferramentas: Caixa de esqua

Mensagempor Lauro » 01 Ago 2012 22:15

Já tinha ouvido falar que a caixa de esquadria era melhor para os segmentados do que a meia esquadria elétrica. Ótima postagem. Abraços!
Lauro.

Voltar para “Curso de Tornearia Gratuito - Segmentados”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante