Curso de Tornearia - Gratuito - Introdução II

Aulas ministradas por HORAMOLLO e CLAU_FRA, traduzidas por ADENILSON
Adenilson
Contato:

Curso de Tornearia - Gratuito - Introdução II

Mensagempor Adenilson » 26 Jul 2012 09:06

Ao colar cada anel para incorporá-lo em nosso projeto, devemos aplicar uma pressão de forma moderada e progressiva, cuidando manualmente de corrigir os deslocamentos laterais. O tempo de colagem deve ser suficiente para garantir que foi fixado na posição que queremos e não se descolem.

Se exageramos na quantidade de cola o deslocamento das peças será irritante e o tempo necessário para secagem será um pouco mais, a nossa experiência nos indicará a quantidade adequada de cola, a principio é preferível não errar por menos, o tempo de prensa é necessariamente de 24 horas.
Geralmente começa um trabalho de torneamento fixando, por meio de parafusos, uma peça de madeira macia, como pinus, por exemplo, que é o disco intermediário ou peça de sacrifício, e depois de cilindrá-lo e aplainá-lo podemos colar nele a peça que será a base da nossa obra. Em outras palavras, a base que será o ponto de partida, será um único segmento sólido, sobre ele pode ser colado o primeiro anel.

Os segmentos que formam os anéis terão sempre a mesma forma, serão prismas cujas faces laterais são retângulos enquanto que tanto a base inferior como a superior serão triângulos isósceles truncados (o que são os mesmos trapézios isósceles), e todos os segmentos, naturalmente, serão iguais.
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSfur7dIcIFPBgWPo5C169umoQ2nt1m-yZDBrkA2jd1NN5SBRjr7sWWA9aGpA

A altura do prisma regular é igual à altura que necessitamos para o anel. A base maior do trapézio isósceles (ou base do triângulo isósceles truncado é a base do prisma), temos para calcular de acordo com o diâmetro do anel que necessitamos. Finalmente, os ângulos do trapézio isósceles (ou triângulo isósceles truncado) será de diferentes graus em conformidade com o número de segmentos que deseja ter o anel. Por favor, não se assustem que não é nada complexo, quando passarmos do teórico para o prático vai perceber que tudo é muito simples.

Respondendo a uma pergunta sobre como calcular os segmentos, decidi recentemente fazer uma tabela de coeficientes, que não é encontrada em literaturas do ramo porque é de minha autoria. Por exemplo, se precisamos construir um anel de 8 segmentos com 20 cm de diâmetro consultamos a tabela que se refere a 8 segmentos. Veremos que o coeficiente é 0,41421 multiplicamos por 20 cm e saberemos que o segmento deve ser 8,28 cm ou o mesmo que 83 milímetros. Parametrizamos esta medida na serra e obtemos os 8 segmentos que precisamos, todos iguais; vais perceber que é muito simples e fácil. Eu tenho uma cópia da tabela na oficina e ela é muito útil; neste momento eu estou fazendo um jogo de anéis com de 24 segmentos, o coeficiente para este número de segmentos é 0,13165 para fazer um anel com o mesmo diâmetro basta multiplicar 0, 13165 x 20 cm = 2.633 cm que é igual a 26 mm. Eu regulei a maquina para esta medida e cortei os 24 segmentos iguais para o meu anel de 20 cm de diâmetro. Para aqueles que querem saber como consigo as medidas é muito simples, basta dividir os 360 graus do círculo por duas vezes o número de segmentos e descobrirás tangente do ângulo que é coeficiente que buscamos.
Para cortar os segmentos necessitamos de um serrote de costas e fazermos uma caixa de esquadria de acordo com o modelo que mostrarei como fazer. Será necessário efuturar tão somente um corte que sirva de guia na caixa de esquadria, as caixas de esqueadria normalmente têm dois cortes com 45 graus por que não é possível virar as molduras. Ao contrário para cortarmos os segmentos vamos virando os sarrafos em um movimento de zig zag que nos permite economizarmos madeira. A condição indispensável é que as faces do sarrafo sejam aplainadas, isto é possível por que os ângulos alternados, internos e externos são iguai. Você verá que é mais fácil do que parece.

Finalmente, eu antecipo que explicarei claramente como cortar os segmentos usando uma caixa de esquadria , uma serra esquadrejadeira ou uma serra de meia esquadria.
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br
horamollo

Re: Curso de Tornearia - Gratuito - Introdução II

Mensagempor horamollo » 26 Jul 2012 10:41

¡¡Espectacular Adenilson!!:
Me queda una duda ¿ como vas a lograr incorporar mis imágenes a tus escritos ? Si necesitas mi colaboración decime que tengo que hacer.

Un abrazo de tu Amigo Oscar.
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 26 Jul 2012 10:58

Ola hermano.. (de donde sos vós?? curiosidad nada mas.. rs)

Bueno, estoy pensando en tener un albun en um local de hospedaje de imagenes, tal como el picassa, de donde puedo pegar las imagenes, bien como dejar em abierto para los participantes tener accesso para salvar o consultar a las mismas...

estou salvando tus clases en español em um documento com las imagenes las cueles voy a salvar em my HD y despues hacer lo que dije acima.

sy tuvieres alguna idea mejor basta decirmelo que estoy a disposicion.

gracias por suas clases...
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br
horamollo

Mensagempor horamollo » 26 Jul 2012 11:57

Hola Amigo Adenilson:
Estás haciendo un trabajo muy bueno, se me ocurre que podría enviarte las imágenes nuevas por mi correo electrónico o por mensaje privado.
Te envié un mensaje privado para materializar ésta forma de comunicación.
Gracias por tu trabajo.
Lauro

Mensagempor Lauro » 29 Jul 2012 23:22

Está ficando espetacular este curso! Uma excelente colaboração dos amigos ao nosso forum. Obrigado e abraços!
Lauro.

Voltar para “Curso de Tornearia Gratuito - Segmentados”