Madeira lascando

Para postar suas mensagens sobre giros.
hudsoncr

Madeira lascando

Mensagempor hudsoncr » 19 Mai 2018 09:21

Bom dia,
Espero que as fotos estejam boas o suficiente para conseguir mostrar o que está acontecendo.
Recentemente fiz um torno caseiro, e ainda estou brincando com as peças, pegando experiência vendo alguns vídeos e testando na prática (resumindo ainda bem leigo).
Em vários pontos, a madeira apresenta um aspecto lascado. O que poderia estar ocasionando isso?
Falta de prática, vibração, corte de ferramenta, motor fraco (3/4cv), velocidade em torno de 1200rpm (no momento sem regulagem), madeira ruim (nessa usei um pedaço de cedro)?
Imagem Imagem Imagem
Hudson
Os Arteiros :character-jason:
paulobro
Contato:

Re: Madeira lascando

Mensagempor paulobro » 19 Mai 2018 10:20

O cedro tem gra revessa, Hudson; esses arrancamentos ocorrem onde os veios viram de topo. Ha varias tecnicas para evitar o problema que se resumem essencialmente em cortar de fio ao inves de cortar raspando — empregando sempre ferros muitissimo bem afiados.

Na minha (limitadissima) experiencia, a melhor, mais consistente abordagem para evitar o problema e' utilizando formao inclinado (skew chisel). Ha uma curva de aprendizado meio ingrime para dominar esse ferro, e' verdade, mas e' treino que vale o esforco, penso eu...

E' o que me ocorre.

skew.jpg
skew.jpg (93.29 KiB) Exibido 274 vezes
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 19 Mai 2018 16:34

Já passei por isso com o cedro, dei a volta, usando para desbaste final só lixa, e, se persistem os aranhões, CA glue e lixa
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 19 Mai 2018 19:46

Hudson: nunca torneei cedro. Mas quase todas as vezes em que ocorrem esses problemas comigo, é questão de falta de afiação. A velocidade de giro ajuda, mas a afiação é ainda mais importante.
Posso estar enganado, mas parece que essas peças suas estão lascando mais perto do centro, certo? Qual é o comprimento dessas peças?.
Se for uma peça comprida, acima de 60 cm, quase certeza que parte desses lascados são devidos à vibração da madeira (ai entra a necessidade da luneta).
Madeiras fracas/baixa densidade (como é o caso do cedro), tendem a vibrar com mais facilidade.
A dica do Guido (uso da lixa para correção), também ajuda bastante.
gauderio

Mensagempor gauderio » 20 Mai 2018 09:19

Me parece Vibração. :dance:
Mas onde? :mrgreen:
Confira teu suporte de ferramenta. :angry-tappingfoot:

Abraços. :bbr: :bbr:
O importante não é ver o que ninguém nunca viu,
mas sim,
pensar o que ninguém nunca pensou sobre algo que todo mundo vê.

Schopenhauer
hudsoncr

Mensagempor hudsoncr » 24 Mai 2018 09:13

Muito obrigado pelas dicas. Vou verificar tudo conforme mencionaram.
Hudson
Os Arteiros :character-jason:

Voltar para “Tornearia”