Como o pessoal anda devagar com seus feitos, vou eu mesmo mostrar uma peça que fiz recentemente e que, de certa forma, me deixou feliz pelo resultado.
Peguei essa madeira na rua, não sei ao certo qual é. O colega Devanil sugeriu em outro tópico que pudesse ser Sibipiruna. Os desenhos são parecidos, mas essa madeira é bem fraquinha, a madeira se esfarela com certa facilidade. Sei lá.
A bolacha (depois de ser devidamente atacada pelo facão, pois a serra de fita não pegava a altura original)
O buraco onde morava uma mamangava (e que me deu um puta susto).
Começando a dar forma (e tirando o buraco da mamangava)
Fruteira, ex-casa da mamangava
Re: Fruteira, ex-casa da mamangava
Fazendo o fundo (desgraça de madeira lasquenta).
Fruteira pronta (e já aplicada cera de abelha). Não ficou muito liso, pois não tive paciência de tirar tudo na lixa, mas até gostei.
Fruteira pronta (e já aplicada cera de abelha). Não ficou muito liso, pois não tive paciência de tirar tudo na lixa, mas até gostei.
- Pedro Fritsch
Ficou bacana, apesar da madeira não colaborar.
Quando pegar madeira assim, antes de lixar, passe
seladora pura ou pouco diluída, com pincel e sem
economia, vai ajudar a segurar as fibras pra lixar.
Quando pegar madeira assim, antes de lixar, passe
seladora pura ou pouco diluída, com pincel e sem
economia, vai ajudar a segurar as fibras pra lixar.
Obrigado pela dica, Pedro. Vou tentar lembrar no futuro. Mas nesse caso (fruteira), nem pensei em outro acabamento que não fosse natural, em virtude do contato com as frutas.
O melhor quando a madeira é fraca, é dar uma camada de cianoacrilato, que é absorvido facilmente pelos poros da madeira.
Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.
Feliz 2017!!
Feliz 2017!!