Parafusos e porcas de madeira

Para postar suas mensagens sobre giros.
paulobro
Contato:

Parafusos e porcas de madeira

Mensagempor paulobro » 16 Mar 2014 14:40

O assunto nao e' exatamente tornearia, mas como torno e' parte praticamente indispensavel do processo, pensei o local seria adequado para a postagem...

De qualquer maneira, eu encontrei ha algum tempo um blog no Lumberjocks onde um rapaz relata sua confeccao de uma bancada e, no processo, acabou publicando uma serie de videos no YouTube sobre como construir porcas e parafusos de madeira com qualquer diametro e com qualquer passo. Teoricamente, que fatores mecanicos e disponibilidade de fresas no mercado sao limitantes de diametro e passo... mas sao detalhes. Essencialmente ele mostra como construiu porca e parafuso com diametro de 2½" e passo de 2tpi, e depois ensina como construir um macho para fazer porcas de 1" com passo de 4tpi e entao como fazer o parafuso para a porca. E, claro, com a aplicacao de um pouquinho de aritmetica, como fazer para aplicar o processo para outros diametros e outros passos de rosca.

Infelizmente, como sempre os videos sao em ingles.
Mas imagino mesmo sem entender a lingua seja possivel apreciar e mesmo aplicar o metodo so assistindo aos videos.

Para ver os filmes, digitar no browser a linha "www.youtube.com/watch?v=" e, imediatamente apos o sinal de igual, os codigos listados abaixo:

cztX3GSPBYM — fazendo porcas de madeira
4ZmnGLpqAGI — fazendo parafusos de madeira

5C4p8aT7CDs — projetando passos e diametros
hdcIE67MzmU — iniciando o macho
ADvKnzM3lII — continuando
a0nl0h_tS2I — montando o macho
rZtNtBrL7Gw — detalhes do padrao do passo no tarugo
P7PVph1t944 — finalizando o macho
LPwUgWJhWjM — detalhando dimensoes da lamina

De tal forma que, por exemplo, o link para o primeiro video fique assim:
http://www.youtube.com/watch?v=cztX3GSPBYM

Meus votos facam bom proveito.
Ate porque parafusos e porcas de madeira sao raros, muito raros de encontrar e, encontrados, custam fortunas.
fguido
Contato:

Re: Parafusos e porcas de madeira

Mensagempor fguido » 16 Mar 2014 17:27

Para falar a verdade eu até já conhecia os videos, e tentei fazer algo parecido, mas a falta de paciência minha companheira de todas as horas nunca me deixou concluir nenhum deles, depois disso eu comprei o macho e a fêmea para fazer parafusos e porcas, mas também nunca saiu coisa que prestasse o suficiente para postar aqui, com você relembrando esses tópicos me encorajei para tentar novamente, quem sabe dessa vez dá certo....

Obrigado por compartilhar.
Olho por olho e o mundo acabará cego - Mahatma Gandhi
Lauro

Mensagempor Lauro » 17 Mar 2014 17:02

Muito legal Paulo! Já favoritei aqui para ver os vídeos com calma. Obrigado e abraços!
Lauro.
Luiz Dubal
Contato:

Mensagempor Luiz Dubal » 21 Mar 2014 16:31

Paulo e Xilo-Amigos- Já estou equipado com uma tralha para fazer -tentar- roscas em madeira "bemdizendo" pois em metal já me aventurei com relativo sucesso. Falta na verdade começar mesmo-Por via das duvidas comprei tres peças maravilhosas de um artesão de Curitiba via ML -as pequenas pretendo fazer uma plaina moldureira tipo das antigas-filister plane- e a rosca mais robusta em alguma bancada ainda não planejada.....
Anexos
foto (55).JPG
foto (55).JPG (124.34 KiB) Exibido 1210 vezes
foto (54).JPG
foto (54).JPG (127.4 KiB) Exibido 1210 vezes
foto (53).JPG
foto (53).JPG (115.44 KiB) Exibido 1210 vezes
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 21 Mar 2014 18:25

Que achado, será que o cara não tem mais congêneres para vender ainda?
Olho por olho e o mundo acabará cego - Mahatma Gandhi

Voltar para “Tornearia”