So falta isso pra terminar o meu torninho jajajjajaja

Para postar suas mensagens sobre giros.
paulobro
Contato:

Re: So falta isso pra terminar o meu torninho jajajjajaja

Mensagempor paulobro » 23 Fev 2014 07:54

Provavel que enviar umas fotos ajude a entender qual exatamente seja sua duvida, Suriani...
Luiz Dubal
Contato:

Mensagempor Luiz Dubal » 23 Fev 2014 12:39

Para trocar a velocidade --uma das polias tem que ser ajustavel ( é comum o motor ficar numa base com dobradiça que permite levantar e trocar a correia de posição e soltar com o proprio peso do motor sendo o sistema de tensionamento da correia) --quando esticada ela transmite a força do motor de acordo com o diametro das polias onde esta rolando a correia.. com o motor parado--voce solta o sistema que usou para fixar o motor/polia e troca de posição a correia. Uma boa visão disto é nas furadeiras de bancada abrindo aquela tampa acima do motor de do mandril voce vera as polias e o sistema de troca de velocidade...) --em tempo.. sou só um marceneiro de 63 anos dando pitaco para voce Suriani!!
Luiz Dubal
Contato:

Mensagempor Luiz Dubal » 23 Fev 2014 12:53

Agora já raciocinando conforme as imagens que voce disse serem semelhantes ao teu torninho --e parece que está aproveitando o motor de uma serra eletrica -- então poderia abrir "rasgos" no tampo onde voce esticaria a correia movimentando o "cabeçote"( tambem conhecido como torre fixa--ponto fixo ) Porem a alteração de velocidade somente se dara com a troca da correia/polia. Se voce tiver algum eletrecista por perto tenta algum tipo de variador de velocidade eletronico que hoje estão ficando cada vez mais comum-- aposentando-- a troca de polias

Voltar para “Tornearia”