Madeiras diversas

Essa pasta é para postagens referentes a dados técnicos da imensa gama de tipos de madeiras, fotos e assuntos afins.
schneider

Madeiras diversas

Mensagempor schneider » 07 Fev 2012 21:32

Pessoal hoje deixei a preguiça de lado e fui fazer uma faxina na xiloficina e aproveitei pra tirar umas fotos das madeiras que estou usando no torneamento.
Vejam o estado que tava o torno
faxima.jpg
faxima.jpg (45.38 KiB) Exibido 2964 vezes

Vamos as madeiras. Este é um toco de uva japonesa. Já está pasmada ou ardida que nada mais é o ataque de fungos em função da umidade excessiva. Essa madeira se deixada no mato ou em lugar molhado logo fica assim e se deixar apodrece. É bem dura para tornear e meio rebelde no lixamento.
Uvajaponesaardida.jpg
Uvajaponesaardida.jpg (49.74 KiB) Exibido 2964 vezes

Canela. Este toco é de uma árvore de sombra que meu pai podou. É aquela usada na culinária, o pó é extraido da casca seca. Ela é macia para tornear e lixa fácil. Dá ótimas cuias.
canela.jpg
canela.jpg (47.04 KiB) Exibido 2964 vezes
schneider

Re: Madeiras diversas

Mensagempor schneider » 07 Fev 2012 21:43

Canela ardida. A mesma da anterior, porém guardada inadequadamente também sofre o ataque dos fungos. Mas rende belos trabalhos.
canela_ardida.jpg
canela_ardida.jpg (49.41 KiB) Exibido 2963 vezes

Amoreira. A madeira é muito dura e resitente ao tempo. Apenas o brancal apodrece, porém essa camada geramente é bem fina. Apesar de dura, é boa de lixamento dando um ótimo acabamento. Boa para cuias.
amora.jpg
amora.jpg (47.32 KiB) Exibido 2963 vezes

A da esquerda é de uma espécie de canela silvestre, mas não a fedorenta. É bastante suscetivel ao ataque das brocas o que tenho usado para dar um enfeite nos trabalhos. A outra não sabemos a espécie. Em dureza é semelhante ou mais dura que a amora. Porém tem os veios mais finos e juntos. Essa mancha no meio deve-se a uma fissura que havia na árvore(provável razão de sua morte) o que manchou todo o centro da mesma. Deu um efeito bem legal. Meu pai acha que poderia ser guajuvira(vai sabê...)
canela_outra.jpg
canela_outra.jpg (46.76 KiB) Exibido 2963 vezes

Essas madeiras se não são de podas de pátio, são de árvores mortas que tiramos do mato. É incrível o que tá morrendo de árvores por aqui. Angico, amora, cinamomo então não existe mais... E depois dizem que o veneno das plantações não atinge a mata... Mas isto é outra discussão.

Ademir
Renie
Contato:

Mensagempor Renie » 08 Fev 2012 01:07

Olá Ademir!

Obrigado por suas informações! Principalmente da "pasmada" e/ou "ardida", para novatos como eu, nem tinha idéia desta
qualificação! ;)

Agora, responda algumas dúvidas de um leigo aqui tá? ;)

Essa madeira uva-japonesa é uma videira? (muitas madeiras tem nomes diferentes por região!) Se for, diz o diâmetro
aproximado, videiras por aqui (na verdade só ví umas 3) o maior diâmetro foi uns 12 cms (isso porque eu passava uns
dias de férias escolares - põe tempo nisso- em um sítio as vezes! ;)

Ah, demais esta foto da canela, e , confirme aí, essa também foi muito "descascada" também né? ;)

Valeu, continue contribuíndo aqui, pode parecer banal para alguns que tem acesso fácil a vários tipos de madeiras mas,
com certeza não é a realidade de MUITOS, toda informação é muito útil! ;) :dance: :dance:
schneider

Mensagempor schneider » 08 Fev 2012 09:08

Renie essa uva japonesa é uma árvore de sombra. Tenho pedaços de até 30 cm de diâmetro(poda radical).
Ela perde todas as folhas no inverno e dá uma frutinha pequeninha... É muito comum aqui no sul.
A canela perdeu a casca várias vezes. O vô materno ensinou a técnica. Secava as cascas e depois ralava bem fininho e acrescentava nas receitas de doces, no mate...

Ademir
Renie
Contato:

Mensagempor Renie » 09 Fev 2012 00:37

Olá Ademir,

Quanto a uva-japonesa...

"árvore de sombra" não me ajuda muita coisa, ela dá a fruta uva? aquela de cachos? que tem um monte de tipos, Itália, rosada,
rubi etc.?
schneider

Mensagempor schneider » 09 Fev 2012 08:29

Não Renie, não dá uva não. São árvores de 5 a 6 mt de altura. Ela dá uma frutinha bem pequena e amarga. Sei lá de onde tiraram esse nome. Alguns conhecem por pareirinha mas também não tem nada a ver com a árvore. Quando for no meu pai de novo tiro uma foto da árvore para veres.

Abraço
Ademir
Renie
Contato:

Mensagempor Renie » 10 Fev 2012 01:20

Olá Ademir,

Muito obrigado pela informação, agora completa e totalmente explícita! ;)

Desculpe pela incistência nas dúvidas, mas em uma parecida quanto a amoreira, não tive tão
boa vontade e respeito a minha ignorãncia!

Valeu Amigo, e espero as novas fotos para matar a curiosidade aqui! ;)

Voltar para “Tipos de Madeira”