Mangueira

Essa pasta é para postagens referentes a dados técnicos da imensa gama de tipos de madeiras, fotos e assuntos afins.
Renie
Contato:

Mangueira

Mensagempor Renie » 26 Jan 2012 01:41

Olá PessoALL!

Uma curiosidade sobre esta árvore que hoje em dia existe em ambundância por aqui, ela não é natural de terras
brasilis! :o Pelas, infelizmente, poucas pesquisas que conseguí fazer e apurar, esta árvore é de origem asiática! :shock:

Se os amigos puderem ajudar nas pesquisas e informações, este é o local! ;) ;)

A seguir alguns links que achei interessante sobre esta madeira:

http://adoteumaarvore.blogspot.com/2008/01/mangueira-rvore.html

http://www.cpatsa.embrapa.br:8080/sistema_producao/spmanga/poda.htm

http://www.maniadeamazonia.com.br/catalogo_ficha.asp?ArvoreID=211

http://www2.camara.gov.br/responsabilidade-social/ecocamara/noticias/arvore-do-mes-2013-mangueira

Voltando ao assunto que os xilófagos aqui estão mais interessados... fotos e impressôes....

Tinha um galho de Mangueira oriundo de uma poda na minha rua, ficou ao relento e umidade por um mês ou mais, e
muita chuva!...

Eu queria experimentar a motoserra que meu pai tinha comprado (agora elétrica, e eu que comprei para ele! :) )

Pelo final do ano passado, pedí ajuda a um pedreiro que estava trabalhando na casa da minha irmã ( lá na outra esquina :lol: )
e troucemos o bitelo para a garagem, ele tinha +/- 3 mts de comprimento e 18 a 20 cm de diâmetro (pesado pacas, ainda mais
por estar encharcado), comecei a picotar o bitelo em rodelas de +/- 6 a 8 cm de largura, ainda tenho uns 3 tocos de uns 40 cm
+/- !

Agora o que mais interessa...

A variação entre cerne e alburno é muito grande em poucos cms ( neste diâmetro de +/- 18 a 20) mas, para lixar de topo
como foram cortados os anéis ( transversal), a madeira apresenta uma alta resistência, dura até no alburno! :shock:

Como o alburno é mais " volátil, frágil", pelo tempo que este troco ficou exposto a umidade tanto das chuvas quanto
do solo, boa parte do alburno ficou atingida por fungos ou peste parecida!

as fotos (A patroa queria uns discos de troncos há algum tempo,)

no dia do corte

Imagem

2 semanas depois e algumas já lixadas

Imagem

Imagem

Agora, minhas pobres e poucas impressões, muito dura mesmo o alburno, lixar deu um bom trampo mesmo
com uma baita máquina e lixa 60!!!
gilson
Contato:

Re: Mangueira

Mensagempor gilson » 26 Jan 2012 08:23

Renie

Essas bolachas torneadas em forma de pratos ou tigelas vão ficar muito lindas, se eu estivesse ai perto com certesa passaria por ai pra chorar uma dessas pra mim, kkkk

Abraços
Gilson
MEU ALBUM DE FOTOS:https://picasaweb.google.com/home
Renie
Contato:

Mensagempor Renie » 08 Fev 2012 00:35

Olá pessoALL,

Gil, pede ao Guido para nessas idas e vindas de sampa, quando estiver de carro dar uma passadinha aqui que mando algumas
para você! ;)

No sábado passado, enquanto ainda estava em home, fazendo muito barulho (estou tentando fazer outro banco/mesa ;) )
ouví uma motoserra bem perto... parei... ví que o barulho vinha de uma poda de uma mangueira na outra rua...

Não resití, parei e fui até lá perguntar o destino dos galhos, já que iam jogar fora, voltei e providenciei o transporte...

Nesta foto, +/- metade da carga, eu já tinha descarregado uma boa parte antes da foto! :)

Imagem

Ainda bem que meu pai está lá pelas bandas do Guido, entupí a vaga do carro dele! :lol: Tô ferrado para me acertar por
aqui quando ele voltar!

Ah, também achei na esquina alguns pedaços de troncos de mangueira no meio de entulhos de obra, de maior diâmetro
de outra poda que nem tinha visto, arrastei alguns também! hehehehhehe

Bem, cortei mais algumas bolachas, desta vez com 1,5 cm +/- , até tentei lixar uma delas mas, como ainda está "verde",
empregnou o disco flap demais e parei, deixei na minha "estufa" ( no meu terraço e o calor do kct que está fazendo
aqui no RJ! :lol: ).

Imagem

Hoje mais uma vez chegando tarde em home, fui dar uma olhada nas bolachas e percebí que como estavam no chão, a
própria umidade delas estavam começando a escurecer as bolachas na parte de baixo, então, resolví pegar o que tinha
por aqui para "montar um arejador" que talvez não influencie na secagem...

Imagem

A seguir, a bolacha que eu tinha dado a 1a lixada, agora vamos esperar e ver depois de uma semana ! :grin:

Imagem

Ah, eles também botaram ao chão uma árvore morta que não sei o tipo e se vale a pena catar os troncos,
eu tinha que sair e a disgrama tinha uma baita colméia de abelha-cachorro, apesar de elas não terem
ferrões que possam incomodar, um monte embolando nos poucos fiapos de cabelos que tenho e adentrando
a camiseta, incomodam sim! hehehhehehhehe, desistí, espero conseguir ver melhor depois se tiver tempo
antes que a descartem! :?
schneider

Mensagempor schneider » 08 Fev 2012 09:11

Mais uma boa colheira Renie.

Tchê arvore morta a gente ajunta e vê depois pra que serve. Na pior da pior das hipóteses servirá para lenha.

Abraço
Ademir
Renie
Contato:

Mensagempor Renie » 09 Fev 2012 00:28

Olá Ademir,

também acho que a colheiTa foi boa, espero dar destino melhor que lenha para elas! :lol:

O problema é a oportunidade e como aproveitá-la :? , meu normal é estar sobre 2 rodas, e aí,só tesão e
frustação!
dantesoares

Mensagempor dantesoares » 09 Fev 2012 08:52

Renie, tu ta virando um bom caçambeiro, dar destino nobre a uma coisa que foi descartada, as pessoas tem que aprender que madeira não e lixo e sim materia prima.

Forte abraço pra ti.

Dante Soares

Voltar para “Tipos de Madeira”