Muiracatiara, Maracacatiara, Maracataia...

Essa pasta é para postagens referentes a dados técnicos da imensa gama de tipos de madeiras, fotos e assuntos afins.
Renie
Contato:

Muiracatiara, Maracacatiara, Maracataia...

Mensagempor Renie » 11 Jan 2012 00:51

Olá Amigos!

Tentarei descrever e mostrar aqui uma madeira que gostei muito, como nem na serraria onde foi comprada há mais de um ano, puderam confirmar com total certeza qual seria o tipo desta madeira, nas minhas pobres pesquisas creio seja esta; se algum amigo
mais experiente identificar que não seja este nome, este tipo, se manifeste para que seja corrigido, ok?

Dados técnicos podem ser vistos no fórum amigo GDM http://www.guiadomarceneiro.com/madeira ... iracatiara e pesquisados
na imensidão da net, como o objetivo inicial deste fórum é tentar ajudar aos amigos identificarem alguma madeira que tenha em
mãos, de preferência com fotos a luz natural (flash muda muito!), então seguem minhas fotos e experiências...

foto do primeiro contato, madeira guardada em alta humidade

Imagem

depois de 24 horas tentando esperar secar um pouco e passadas na plaina desengrossadeira

Imagem

Estas tábuas depois de desengrossadas tinham 0,30 x 1,00 mts e 15 mm de expessura, super fortes, apoiadas em aproximadamente
de 6 a 8 cm pelas pontas, aguentaram 90 Kg sem esboçar moldar (deformar, abaular)

Aparentemente, difícil identificar o cerne do alburno mas, creio que existam ambos nas fotos que estou mostrando( umas 2 ou 3
que não foram utilizadas logo após o desengrosso empenaram - um mês +/-!)

As obras que fiz com as mesmas, as cadeirinhas de balanço infantil, a 1a teve o arremate de cêra de abelha, parafina, e uma
mistura de tingidor Cedro e Imbuia, a segunda, como o MANO GUIDO preferiu em coloção clara, só cêra de abelha e parafina

Imagem

Imagem

E continuando a idéia que gerou este sub-fórum, que outros participantes possam mostrar suas experiências, fotos, outros tipos
de arremates, relacionados a este tipo de madeira (correções também serão de grande valia), mesmo que o informação pareça
pequena para o participante, pode ser MUITO útil para outros, principalmente os novatos como eu! ;)
Renie
Contato:

Re: Muiracatiara, Maracacatiara, Maracataia...

Mensagempor Renie » 16 Jan 2012 22:44

Olá pessoALL,

para tentar ajudar mais um pouco, segue outra foto de retalhos, a peça do centro tem +/- 12cm de largura (nela se identifica
um pouco de alburno), todas cruas, só passadas na desengrossadeira.

Imagem

Ps: é uma madeira boa para trabalhar com pirografia, pelos veios constantes e dureza, não abre fogo fácil! ;)

Voltar para “Tipos de Madeira”